Calorias vazias: o que são e alimentos que as contêm

Já escutou falar sobre as calorias vazias? Sabe o que são e como sabotam seus esforços para chegar ao peso ideal?
Calorias vazias: o que são e alimentos que as contêm

Última atualização: 05 Fevereiro, 2019

Se você não tiver cuidado, poderá estar incluindo calorias vazias em sua dieta e limitando os resultados de seus esforços. Para ajudar a evitá-las, falaremos sobre elas e os alimentos nos quais se encontram.

O que são as calorias vazias?

As calorias vazias são aquelas que não trazem nutrientes e, portanto, tampouco são consideradas alimento. O que obterá delas é energia que se não for gasta, rapidamente se converte em gordura que se acumula e te faz ganhar peso.

Calorias vazias

Um dos principais problemas é que os alimentos altos em calorias vazias costumam conter açúcares, corantes, gorduras saturadas e gorduras trans em altas quantidades. Por este motivo, não só não fornecem nada, também geram problemas de saúde.

A esta classe de calorias costumamos chamar de “SoFAS” por seus termos em inglês “Solid Fats and Added Sugars”. Se você é alguém que se preocupa com a saúde, certamente já saberá que estes ingredientes estão na lista de proibidos em uma dieta saudável.

Então, devemos evitar estas calorias por completo?

Depois de ler sobre os riscos que as calorias vazias trazem, surge a dúvida de se devemos manter o consumo delas no mínimo. A realidade é que o corpo requer estes elementos para funcionar corretamente.

Pense nas calorias como gasolina que move um carro. Se não enchermos o tanque, não chegaremos a nenhum lado. No entanto, devemos ser cuidados ao escolher alimentos que tragam calorias com nutrientes.

De acordo com o padrão aceito pela U.D. Food and Drug Administration (USDA), devemos consumir entre 120 e 125 calorias vazias por dia se formos uma mulher adulta e de 160 a 330 calorias vazias por dia se formos um homem adulto.

Os alimentos que contêm calorias vazias

Entre os alimentos que contêm uma maior quantidade de calorias pouco úteis e que deve evitar estão:

Cereais comerciais com açúcar

Ainda que deva incluir cereais em sua dieta diária para obter carboidratos, é recomendado evitar os industriais. Estes incluem os flocos de milho, as aveias instantâneas e os derivados de trigo.

Corantes têm calorias vazias

Mesmo que possam parecer muito saudáveis, costumam conter altas quantidades de açúcares. Caso seu estilo de vida requeira opções rápidas e esta te pareça a melhor, observe o rótulo.

Evite aqueles que contêm altas quantidades de açúcares, sódio e corantes por porção. O melhor seria consumir os ricos em fibras, ainda que o sabor não seja tão agradável.

Refrigerantes e bebidas comerciais

Outro dos produtos que contém altas quantidades de calorias vazias são as bebidas comerciais. Aqui podemos contar as águas saborizadas, refrigerantes, cafés, chás e qualquer outra que esteja pronta para seu consumo.

Mesmo que os refrigerantes e bebidas que se anunciam como light contenham menos açúcar, seu nível de calorias segue sendo alto. Isso se deve ao fato de que para manter seu frescor, cor e sabor requerem adoçantes, sódio e outros químicos que não trazem benefício nenhum ao corpo.

Lanches fritos

Sabemos que ocasionalmente podemos ter o desejo de comer umas batatas fritas enquanto vemos uma série de televisão. Ou talvez, fomos ao cinema e não pudemos evitar as pipocas. No entanto, devemos saber que pela forma como estes alimentos são preparados trazem gorduras saturadas.

Pipoca tem calorias vazias

A melhor alternativa é preparar seus próprios lanches fritos em casa. Se você gosta de pipocas no cinema, procure com que seja a porção pequena e de forma ocasional. Para os chips em casa, melhor prepará-los frescos e assados. Desta forma controla o sal e evita as gorduras.

Pães

Tanto o pão doce como os pães de forma trazem uma grande quantidade calorias vazias que é melhor evitar. Sabemos que isso não é fácil, pois nem todos tem a chance de preparar seus próprios pães.

No entanto, recomendamos evitar os que são muito comerciais e tenham sido preparados com farinhas refinadas. Sempre que puder, escolha as opções integrais.

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