Calorias escondidas: sua salada não é sempre tão saudável

· 22 de outubro de 2018
Você pode estar consumindo calorias escondidas que sabotam seus esforços, por isso diremos em quais alimentos você deve ficar de olho para prevenir esse problema e não desesperar.

Quão saudável você acha que é a sua dieta? A maioria das pessoas pode pensar que adicionar saladas à dieta é suficiente para ter uma vida mais saudável. No entanto, você pode estar consumindo calorias escondidas que estão sabotando seus esforços para perder peso.

Pense nisso: quais molhos você adiciona à sua salada? Eles são frescos? Eles contêm carboidratos ou gorduras trans?

Se você nunca pensou sobre isso, continue lendo que nós lhe diremos o que é melhor evitar para se certificar de que a sua salada realmente está te ajudando a emagrecer.

1. Os molhos cremosos têm calorias escondidas

O que você gosta de adicionar à sua salada? Os molhos do tipo ranch, à base de queijo azul, parmesão, chipotle ou tipo caesar são alguns exemplos de opções que adicionam calorias escondidas.

Calorias escondidas na salada: molho

A alternativa, caso queira aquele toque cremoso, são os óleos vegetais. Neste sentido, você tem várias opções que pode adaptar de acordo com os sabores que você deseja:

  • Abacate
  • Gergelim
  • Chile
  • Ervas

Outra opção são os vinagretes preparados em casa. Para isso, você pode combinar um pouco de vinagre balsâmico com azeite de oliva virgem ou extravirgem. Como um toque extra, você pode adicionar um pouco de suco ou polpa da fruta.

Recomendamos que você também leia: Benefícios do azeite de oliva: conheça 10 deles

2. Bacon

É inegável que uma salada pode ficar sem graça se não adicionarmos algum sabor que a melhore. Um dos elementos que podemos adicionar, mas que fornece calorias escondidas, é o bacon.

À primeira vista, pode parecer que você está acrescentando um pouco de carne. No entanto, apenas um pedaço médio de bacon proporciona 400 calorias e 30 gramas de gordura.

O problema com esta carne é que este é um corte muito gorduroso da carne de porco. Portanto, para prepará-lo, você não precisa mais de nenhum tipo de gordura e, uma vez cozido, deve eliminar o excesso da mesma.

Caso queira carnes frias, você pode usar presunto. Se o que você quiser for a textura crocante do bacon, escolha o bacon de peru. Esta é uma opção mais magra e que não lhe proporcionará gordura extra.

Ao preparar o bacon de peru, evite adicionar gordura. Em vez disso, grelhe ou prepare em uma panela antiaderente.

3. Sementes processadas

Uma boa salada deve incluir uma ou duas porções de sementes para fornecer gorduras saudáveis. No entanto, você deve garantir que elas estejam livres de açúcares, sal e outros elementos para evitar calorias escondidas. Entre as coisas que você deve evitar são:

  • Pralinê ou sementes caramelizadas.
  • Aromatizantes.
  • Coberturas comerciais.
;Calorias escondidas nas saladas: Queijos

A alternativa é que você mesmo prepare suas sementes, evitando tanto quanto possível adicionar açúcar e sal refinado. Algumas opções são:

  • Adicione às sementes um pedaço de alho ou algumas ervas aromáticas.
  • Passe os amendoins, sementes de girassol e abóbora em pimenta tepin com um toque de sal marinho.

A melhor opção é usar as sementes naturais e complementar o sabor com especiarias ou ervas picadas.

Confira essas 5 sementes benéficas que não podem faltar na sua dieta

4. Croutons, pães e similares

Outro ingrediente que pode fornecer calorias escondidas são os alimentos preparados à base de farinhas. Aqui podemos citar:

  • Croutons
  • Torradas
  • Tortilhas
  • Nachos

O problema com esses elementos é que eles são ricos em calorias e a maioria passou por algum processo de fritura. O resultado é que, em porções muito pequenas, você obtém grandes quantidades de gordura saturada que afetam a saúde do seu coração e farinhas processadas que alteram seus níveis de glicose.

calorias escondidas nas saladas: croutons

Caso você não queira ficar sem esses alimentos, verifique os rótulos e respeite as porções. Normalmente, uma ou duas porções serão suficientes para melhorar a sua salada, por isso não exagere. Uma alternativa mais saudável é adicionar apenas uma porção de oleaginosas.

5. Queijos

O queijo é outro ingrediente que fornece calorias escondidas se você não for cuidadoso. Os queijos que podem ser adicionados sem problema são aqueles com baixo teor de gordura e orgânicos. Tente evitar aqueles que forem gordurosos e ricos em sal, como:

Com isso em mente, você acha que está adicionando calorias escondidas à sua salada? Como você está tentando evitar isso?