Surpreendentes benefícios do azeite de oliva

· 7 de junho de 2015
O azeite de oliva é muito utilizado na gastronomia por seu sabor leve e também para a saúde. Saiba mais sobre suas propriedades neste artigo.

O azeite de oliva extra virgem é um produto muito utilizado na gastronomia por seu suave sabor e pelas múltiplas propriedades que ele tem para a saúde. Esse produto foi fonte de investigação durante muitos anos e, atualmente, são atribuídos muitos benefícios do azeite de oliva, não só para a saúde como também para a beleza.

Esse tipo de azeite contém quantidades importantes de gorduras monoinsaturadas e ácido oleico, os que se relacionam com uma redução do risco de doença coronariana. Além disso, ele contém antioxidantes e outros nutrientes anti-inflamatórios; podendo reduzir os níveis de colesterol ruim, combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.

Ainda não incluiu azeite de oliva na sua dieta? Contamos aqui 10 importantes benefícios do azeite de oliva extra virgem para que você comece a consumi-lo com mais frequência.

Um dos benefícios do azeite de oliva é ajudar a perder peso

O azeite de oliva extra virgem pode ser de grande ajuda para as pessoas que desejam perder de peso. Isso porque ele contribui com uma sensação de saciedade e contém gorduras saudáveis que podem estimular a perda de peso. Dessa forma, é recomendado o consumo com moderação, já que pode ter um efeito laxante no organismo.

Saiba mais: 3 fatores importantes para perder peso.

Alivia os dores

Principalmente pelo seu conteúdo de oleocanthal, o azeite de oliva tem uma ação anti-inflamatória que pode ajudar a reduzir dores associadas com as articulações e os músculos.

Além disso, várias pesquisas concluíram que quem o consome regularmente adoece menos do que quem que não o consome.

Pode prevenir a deterioração mental

Por seus altos conteúdos de gorduras saudáveis monoinsaturadas, o azeite de oliva pode atrasar ou impedir a deterioração mental; o que está vinculado com doenças  mentais, como o Alzheimer, por exemplo.

Tem propriedades anticancerígenas

Um recente estudo determinou que as pessoas que o consomem frequentemente em sua dieta têm menos incidência de sofrer câncer.

Dessa maneira, esse efeito poderia estar relacionado ao alto conteúdo de ácido oleico, que é seu ácido gorduroso predominante.

Além disso, o azeite de oliva contém antioxidantes, flavonoides, polifenóis e esqualeno, que também seriam responsáveis por este benefício.

Aliado contra a diabetes

Benefícios do azeite de oliva para a diabetes

Em um estudo publicado pela revista científica Diabetes Care, foi revelado que qualquer dieta mediterrânea à base de azeite de oliva é capaz de reduzir os casos de diabete tipo II em até 50%. Ou seja, contém gorduras saudáveis que ajudariam a regular os níveis de açúcar no sangue e a produção de insulina.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é muito importante para a saúde, já que é o responsável por atuar contra os vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem provocar doenças comuns e crônicas.

Sendo assim, o azeite de oliva é rico em antioxidantes e outros nutrientes essenciais que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e oferecer proteção contra doenças.

Diminui a pressão arterial

Só para ilustrar, três colheradas diárias de azeite de oliva podem ajudar a diminuir os níveis altos de pressão arterial. De acordo com vários estudos, as gorduras saudáveis deste azeite poderiam ajudar a reduzir a pressão arterial diastólica e sistólica.

Controla o colesterol

Os benefícios do azeite de oliva para o colesterol

O azeite de oliva também é um bom aliado para regular o colesterol e eliminar os excessos de colesterol ruim no organismo. Isto é, as gorduras monoinsaturadas aumentam os níveis do bom colesterol e estimulam a eliminação do mau colesterol, prevenindo ao mesmo tempo problemas cardiovasculares.

Leia também: Colesterol alto: por que é um perigo para a saúde.

Diminui o frizz do cabelo

As gorduras saudáveis e nutrientes do azeite de oliva também podem ser aproveitados para beneficiar a beleza do cabelo. Desse modo, você pode utilizar azeite de oliva extra virgem para diminuir o frizz.

Sendo assim, esqueça os géis e outros produtos químicos nocivos; o azeite de oliva é uma opção saudável que vai ajudar a eliminar o frizz, regenerar o cabelo e conseguir um brilho único.

Umedece a pele naturalmente

Um dos melhores hidratantes naturais para a pele é o azeite de oliva. Embora no mercado existam muitos cremes hidratantes para usar todos os dias, os benefícios do azeite de oliva são muitos, sendo uma alternativa que permite a você umedecer profundamente a pele, suavizá-la, prevenir os sinais de envelhecimento precoce e protegê-la dos danos causados pelo sol.