Como controlar a gastrite: 3 hábitos que te ajudam

5 de abril de 2019
Manter uma dieta adequada é fundamental para controlar a gastrite. Ao invés de fazer refeições pesadas, divida as quantidades para fazer mais ingestas em menor tempo.

Controlar a gastrite pode não ser tão complicado quanto imaginamos, mas primeiro devemos conhecer as causas. Por exemplo, uma das causas mais comuns é tomar um medicamento em jejum, quando o médico indicou que deve ser acompanhado de algum alimento, pode irritar a mucosa do estômago.

Hoje veremos mais algumas causas e como evitá-las graças à adição de alguns hábitos simples a nossa rotina.

Como controlar a gastrite

Beber bastante água ajuda a controlar a gastrite

1. Beba água o suficiente

Para controlar a gastrite, a água tem que se transformar em sua bebida prioritária. A água ajudará seu corpo a se desintoxicar. Além disso, pode te ajudar a controlar as dores e a sensação de acidez ou de estômago pesado, ainda que o alívio seja momentâneo.

Porém, cuidado para não se exceder com o consumo de água, já que o nível de acidez em seu organismo pode se desequilibrar piorando assim a gastrite. Antes de beber dois litros de água ao dia, pergunte-se: qual é o meu nível de atividade física?

Se você tem um trabalho que requer que esteja em constante movimento ou pratica muito esporte, pode ser que inclusive mais do que dois litros de água te caiam muito bem. Porém, caso leve uma vida mais sedentária, esta quantidade de água poderia chegar a ser excessiva.

Tente escutar o eu corpo, saber quando deve dá-lo de beber, mesmo que ele não te peça.

Cada pessoa é diferente, por isso não há uma quantidade fixa de água que todos devem bebem para permanecerem saudáveis. Isso dependerá do que façamos e, inclusive, se nosso corpo demanda muita ou pouca água.

Você sabia? 5 efeitos de beber água para cérebro

2. Alimentação adequada

Alimentação adequada para controlar a gastrite

Se você quer controlar a gastrite, deve considerar que terá de fazer algumas mudanças na alimentação.

Em seguida, te daremos alguns conselhos para que possa começar a se alimentar de forma adequada hoje mesmo:

  • Evite alguns alimentos: o chocolate, os cítricos, o tomate ou as cebolas, podem piorar os sintomas da gastrite. Tente eliminá-los por completo de sua dieta ou consumi-los com uma moderação maior.
  • Não coma com pressa: se não mastigar bem os alimentos e consumir grandes quantidades de comida em pouco tempo, sua gastrite pode piorar.
  • Distribua as refeições: fazer só 2 ou 3 refeições por dia é um erro. Isso quer dizer que terá de comer muito mais, algo que pode te prejudicar. Tente fazer 4 ou 5 refeições por dia. Evitará a sensação de fome e permitirá que seu estômago faça uma digestão melhor, já que não o sobrecarregará de alimentos.
  • Alimentos proibidos: existem alguns alimentos que é conveniente evitar se sofre de gastrite. Por exemplo, os alimentos picantes, com muita gordura (gorduras saturadas) e os muito temperados.

Não deixe de ler: Truques caseiros para controlar a gastrite

Introduza uma quantidade maior de frutas e verduras em sua dieta enquanto faz algumas das mudanças mencionadas anteriormente. Você vai se dar conta de como controlar a gastrite não é tão difícil.

3. Para controlar a gastrite, mude os maus hábitos

Os maus hábitos vão te impedir de controlar a gastrite, por isso você deve eliminá-los o quanto antes.

Em seguida, descobrirá alguns que acreditava que não afetavam a sua mucosa gástrica, mas que afetam e, além disso, pioram os sintomas:

  • Cafeína: está presente no café, algumas bebidas com gás e nos chás. A cafeína irrita a mucosa gástrica. Ainda que seja difícil, elimine-a de sua dieta.
  • Bebidas alcoólicas: beber uma taça de vinho por dia pode ser bom, mas se exceder no consumo pode piorar a situação de sua gastrite. Tente beber com moderação e não todos os dias, ainda que seja vinho. O ideal é que tentasse passar um tempo sem consumir este tipo de bebidas.
  • Cigarro: ainda que pense que o cigarro só afeta aos seus pulmões, na realidade é um mau hábito que te impede de controlar a gastrite. Tente reduzir ou eliminar esse hábito.

Esperamos que os 3 hábitos que mencionamos te ajudem a melhorar os sintomas da gastrite.

Ainda que alguns possam ser difíceis de incluir, já que supõem eliminar outros menos saudáveis, será benéfico comprovar por si mesmo os resultados de realizá-los.

Que tal nunca mais sofrer de gastrite ou ter sintomas tão leves que seja possível controlá-los e eliminá-los com facilidade?