Alimentação saudável simples e rápida

5 de fevereiro de 2019
Uma alimentação saudável não precisa ser sinônimo de dietas rígidas ou planos que produzem sofrimento. Existem algumas medidas simples para desfrutar de uma boa dieta sem complicações.

Um dos grandes desafios para melhorar a figura e a qualidade de vida é modificar completamente os hábitos alimentares. Embora existam muitos outros hábitos que devem ser levados em conta, a alimentação saudável é essencial tanto para a saúde quanto para o peso.

Em primeiro lugar, o grande obstáculo que alguns colocam é relacionar a palavra “dieta” com os regimes que envolvem passar fome para alcançar resultados. Além disso, poucos levam em conta que a alimentação saudável não é uma questão de poucos dias, mas deve ser permanente.

Por esta razão, é conveniente conhecer algumas dicas que melhoram significativamente a dieta sem complicar demais. Pronto para começar? Em seguida, as 9 melhores dicas para uma alimentação saudável em detalhes.

1. Consuma canela em vez de açúcar

Você sabia que a canela é um potente ativador do metabolismo? Além de ter um sabor requintado, esta maravilhosa especiaria facilita o controle dos níveis de glicose no sangue. Graças a isso, o seu consumo habitual ajuda a manter um excelente nível de energia, e reduz a ansiedade por alimentos doces.

Em uma alimentação saudável consuma canela em vez de açúcar

  • Dica: polvilhe canela em iogurte, infusões ou leite.

2. Mude o café para o chá

Não é necessário desistir completamente de uma boa xícara de café. No entanto, considerando que o excesso de cafeína pode ser contraproducente, é melhor substituí-lo por um pouco de chá. Existem muitas ervas e infusões que melhoram o metabolismo e ajudam a perder peso.

  • Dica: comece o dia com um chá de gengibre com  limão ou chá vermelho.

3. Coma mais legumes

Definitivamente, todas as variedades de leguminosas podem ser incorporadas em um plano de alimentação saudável. Como são alimentos muito satisfatórios e nutritivos, são perfeitos para complementar a dieta. De fato, seu consumo 3 vezes por semana pode reduzir o risco de obesidade em até 22%.

  • Dica: Inclua leguminosas nas suas sopas ou saladas. Existem muitas variedades!

4. Aposte em gorduras boas

Não é necessário suprimir completamente as fontes de gordura para uma alimentação saudável. Para que uma alimentação saudável não seja complexa é melhor aprender a distinguir entre fontes de gorduras “boas”, e fontes de gorduras saturadas ou trans.

  • Dica: aumente o consumo de azeite, abacate e peixe. Evite gorduras nocivas, como óleos hidrogenados, manteigas, e cortes de carne gordurosa.

Leia também: Quais são as contribuições de uma dieta ácido-alcalina para a sua saúde?

5. Consuma um extra de vegetais para uma alimentação saudável

As verduras, em todas as suas variedades, contêm muito poucas calorias em troca de altas concentrações de nutrientes essenciais. Por esse motivo, não é estranho que seu consumo seja recomendado em todas as refeições principais.

Consuma um extra de vegetais para uma alimentação saudável

  • Dica: coma um “plus” de vegetais, por exemplo, em um batido, uma salada ou um sanduíche.

6. Tome um café da manhã diário

Acabou aquela crença de “poupar calorias” pulando o café da manhã. Embora muitos achem difícil acreditar nisso, essa primeira refeição do dia é uma das mais importantes. Uma vez que fornece fontes de energia e nutrientes, é fundamental para por o  metabolismo para trabalhar.

  • Dica: certifique-se de comer proteínas, antioxidantes e fibras no café da manhã. Tenha em mente que deve corresponder a 25% do total de calorias diárias.

7. Limite o consumo de sal

Certamente, um dos principais obstáculos para uma vida saudável através da dieta é o consumo excessivo de sal. Mesmo que este ingrediente aumente o sabor de quase todos os pratos, suas altas doses representam um perigo para a saúde do coração e dos rins.

  • Dica: incorpore sal com moderação nas refeições. Escolha temperar com especiarias saudáveis ou vinagres.

8. Consuma condimentos picantes

Sem dúvida alguma, adicionar especiarias picantes nas refeições pode ser muito benéfico para “aumentar” as funções do metabolismo. Seus ingredientes ativos têm um leve efeito termogênico, que aumenta a taxa do metabolismo basal para ajudar a processar gordura com mais eficiência.

Em uma alimentação saudável consuma condimentos picantes

  • Dica: adicione chili, pimenta, curry, e páprica aos seus pratos. Evite esses ingredientes se você tiver problemas digestivos, como gastrite.

Você estaria interessado em ler: 4 alimentos que você deve evitar em uma dieta para perder peso

9. Evite carboidratos no jantar

Em conclusão, se um dos objetivos da alimentação saudável é perder peso, é aconselhável minimizar o consumo de carboidratos no jantar. Embora esse macronutriente deva ser incluído na dieta diária, seu consumo nesta hora do dia pode afetar no excesso de peso.

Coma carboidratos no café da manhã ou no almoço. Tente fazer jantares leves, com base em vegetais e carnes magras.

Então, você se anima a seguir estas dicas para uma alimentação saudável? Como pode ver, estas são medidas simples que podem ser consideradas na dieta. Por isso você pode considerá-las todos os dias para se alimentar melhor.

 

  • Food and Nutrition Board (2002/2005). Dietary Reference Intakes for Energy, Carbohydrate, Fiber, Fat, Fatty Acids, Cholesterol, Protein, and Amino Acids . Washington, DC: The National Academies Press. Page 769. ISBN 0-309-08537-3
  • Joint WHO/FAO expert consultation (1998), Carbohydrates in human nutrition, chapter 1. ISBN 92-5-104114-8
  • Anderson, R. A., Qin, B., Canini, F., Poulet, L., & Roussel, A. M. (2013, December). Cinnamon counteracts the negative effects of a high fat/high fructose diet on behavior, brain insulin signaling and Alzheimer-associated changes. 8(12), e83243.