4 alimentos que você deve evitar em uma dieta para perder peso

Hoje você vai descobrir alguns alimentos que considerava "inofensivos", mas que muitas vezes podem impedir você de perder alguns quilos extras.
4 alimentos que você deve evitar em uma dieta para perder peso

Última atualização: 14 Janeiro, 2021

Quando se pensa em perder alguns quilos, é comum se concentrar apenas no que podemos comer. No entanto, é importante saber quais são os alimentos que você deve evitar para conseguir perder peso em uma dieta.

Saber tanto que você pode quanto o que você não pode comer facilitará as suas escolhas ao planejar seu cardápio semanal ou quando sair para comer. Você gostaria de conhecer algumas indicações? Continue a leitura!

A seguir, vamos deixar uma lista dos alimentos que é melhor deixar de lado por um tempo ou, para manter um consumo mínimo, para que não prejudiquem o seu plano de emagrecimento.

4 alimentos que você deve evitar em uma dieta para perder peso

Se a qualquer momento você sentir vontade de comer os alimentos que deve evitar em uma dieta para perder peso, pode comer uma pequena porção. Lembre-se de que a ideia de uma alimentação saudável não é “privar-se" para sempre de saboreá-los ocasionalmente, mas sempre ter moderação.

1. Batatas fritas

As batatas fritas são um dos alimentos que você deve evitar para perder peso em uma dieta, pois são ricas em gorduras saturadas e carboidratos. Para muitas pessoas, elas são tão viciantes que é difícil ter moderação, então é melhor evitar cozinhá-las com frequência.

No entanto, você deve evitar aquelas que passaram por um processo de fritura. Isso inclui:

  • Batatas fritas.
  • Batatas fritas com queijo.
  • Chips com muito sal ou outros condimentos.
As batatas não são inimigas

O problema com essas opções é que uma porção muito pequena é excessivamente rica em calorias. Além disso, as porções dessas apresentações são tão pequenas que você sempre acabará se excedendo.

Existem estudos que mostram que a ingestão desses alimentos pode afetar a sua saúde geral e aumentar seu peso em um tempo muito curto.

No entanto, você não precisa parar de comer batatas de outras maneiras. Na verdade, você pode comê-las cozidas, no vapor ou assadas ​​em quantidades moderadas, junto com frango, peixe e vegetais.

Lembre-se de que, como as batatas são ricas em carboidratos, elas fornecem energia. Portanto, aproveite-as durante o dia e, principalmente, antes de se exercitar.

Caso você esteja com desejo de comer batata chips, prepare em casa no forno. Para dar sabor a elas, adicione algumas especiarias e brinque com novos sabores. Se você preferir algo tradicional, basta adicionar sal e pimenta. Você terá o mesmo efeito sem todas as calorias e os riscos para a sua saúde.

2. Snacks ricos em carboidratos

Outro dos alimentos que você deve evitar para perder peso são os carboidratos. Isso inclui bolachas, arroz branco, cereais, barras de cereais, pão, etc.

Embora sejam opções muito fáceis e econômicas de adquirir, elas contêm açúcares simples que causam alterações na glicose. Um dos exemplos mais comuns são as bolachas Maria.

Elas são ricas em carboidratos e açúcares, portanto, se não forem consumidos com moderação, podem promover o ganho de peso.

Além disso, esse tipo de alimento deixa as pessoas saciadas apenas por um curto período de tempo. Isso significa que em pouco tempo você voltará a sentir fome e buscará qualquer coisa para comer, não exatamente opções adequadas (uma fruta, por exemplo).

O ideal é satisfazer os desejos ou a fome do meio da manhã e no meio da tarde com alimentos saudáveis. Eles devem conter uma porção de fibras, carboidratos e proteínas. Algumas boas opções são:

  • Queijo com baixo teor de gordura com uma fruta.
  • 1 maçã com manteiga de amendoim.
  • Iogurte com flocos de aveia e algumas amêndoas.

3. Flans, pudins e afins

Outros alimentos que você deve evitar para perder peso são os flans, os pudins e sobremesas similares. Principalmente as opções industriais, que mesmo quando têm light no rótulo, não são muito recomendáveis.

Flans, pudins e preparos semelhantes costumam ter um alto teor de açúcar. Portanto, não é conveniente consumi-los regularmente ou como parte de uma dieta para emagrecer, a menos que seja com moderação e com preparo caseiro e light.

4. Pão branco, biscoitos e similares

Os últimos alimentos que você deve evitar para perder peso são aqueles preparados com farinhas refinadas. O pão branco geralmente contém altos níveis de açúcar, o que altera a glicose no sangue.

Além disso, por ser preparado com farinhas muito refinadas, sua contribuição de fibras é mínima. Por essa razão, consumir 2 fatias de pão branco por dia pode aumentar o risco de obesidade.

Pão branco

Bolachas, bolos e outros produtos similares contêm gorduras trans pouco saudáveis. Portanto, embora possam ser deliciosos, é melhor evitá-los completamente.

Se você sentir muita vontade de comer uma fatia de bolo ou uma bolacha, experimente as versões integrais. Elas são menos comuns e seu paladar pode demorar um pouco mais para se adaptar, mas são mais saudáveis.

Idealmente, prepare suas próprias sobremesas em casa com farinhas integrais, sementes e chocolate amargo. Dessa forma, você pode satisfazer os desejos sem ganhar peso ou colocar sua saúde em risco.

Você também deve evitar as bebidas industriais

As bebidas industriais (refrigerantes, águas com sabor, chás, etc.) são outro item que você deve evitar consumir regularmente se quiser manter um peso saudável.

Além disso, evite cafés de máquina, sucos comerciais e qualquer outro líquido que possa conter uma grande quantidade de açúcares refinados.

Foi demonstrado que um consumo excessivo dessas bebidas acelera o ganho de peso. Por esse motivo, é importante que tanto crianças quanto adultos evitem bebidas açucaradas o máximo possível.

A melhor opção será sempre levar consigo uma garrafa de água fresca e sem sabor. Se preferir um toque de sabor, prepare infusões com algumas frutas e hortelã ou canela.

Para substituir o café da máquina, opte por levar um café preparado em casa. Dessa forma, você poderá controlar a quantidade de açúcar e certamente será um café de melhor qualidade.

Esperamos que, a partir de agora, você leve em consideração quais alimentos deve evitar para que sua dieta finalmente tenha sucesso.

Pode interessar a você...
15 dicas para perder peso além das dietas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
15 dicas para perder peso além das dietas

Conheça algumas dicas para perder peso além das dietas. Você não precisará seguir um determinado plano alimentar para eliminar os quilos.



  • Boticario Boticario, C. (2012). Nutrición y alimentación: mitos y realidades. Aldaba36, 79-88.
  • Gómez-Miranda, L. M., Jiménez-Cruz, A., & Bacardí-Gascón, M. (2013). Estudios aleatorizados sobre el efecto del consumo de bebidas azucaradas sobre la adiposidad en adolescentes y adultos: revisión sistemática. Nutrición Hospitalaria28(6), 1792-1796.
  • Rivera, J. R. E., Velásquez, F. M., Velásquez, M. D. R. M., & Velásquez, J. A. M. (2005). Efecto de la adición de proteína de soya en la textura de un pan blanco. Agrofaz: publicación semestral de investigación científica5(1), 775-782.