7 especiarias que aceleram o metabolismo

Consumir especiarias é uma maneira prática e simples de acelerar nosso metabolismo e favorecer a queima de gordura. Devemos complementar seu consumo com uma dieta equilibrada e exercícios físicos.
7 especiarias que aceleram o metabolismo

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Para ter uma vida saudável, é importante ter um peso balanceado. No entanto, alcançar um peso adequado não é tão fácil com os hábitos que temos hoje em dia.

Felizmente, existem algumas especiarias que aceleram o metabolismo e que você pode incorporar à sua dieta facilmente.

Assim, para chegar ao peso ideal, é importante focar três objetivos:

  • Acelerar o metabolismo
  • Diminuir o tecido adiposo
  • Reduzir o apetite

Além disso, as especiarias que recomendamos são ricas em nutrientes que melhoram sua qualidade de vida e previnem doenças como:

  • Hipertensão arterial
  • Diabetes tipo 2
  • Infarto do miocárdio

Especiarias que ajudam a melhorar o ritmo do metabolismo

1. Mostarda

A mostarda pertence à família das crucíferas como, por exemplo, o repolho, couve-de-bruxelas e brócolis.

Além disso, as sementes de mostarda fazem parte das especiarias que aceleram o metabolismo, pois aumentam a temperatura corporal e ajudam o corpo a queimar calorias de maneira mais eficaz.

Como consumir?

  • Você pode consumir 3 colheres de chá de sementes de mostarda antes de fazer exercícios para ajudar a queimar algumas calorias extras durante a atividade física.
  • A melhor opção para obter esses benefícios é consumir a semente. Isso porque a mostarda vendida no supermercado geralmente possui conservantes e sal, que provocam um efeito contrário ao desejado.

2. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria de cor laranja muito utilizada na culinária.

Segundo diferentes pesquisas, ela conta com a capacidade de diminuir a formação de tecido adiposo.

Assim, isso significa que, ao consumi-la, reduz-se a gordura corporal e evita-se o aumento de peso.

Além disso, é útil para o tratamento da diabetes, pois melhora a resistência à insulina e regula e hiperglicemia.

3. Gengibre

Gengibre para acelerar o metabolismo

Quer ajudar seu corpo a queimar gordura e os exercícios não são suficientes? Sabemos que um problema muito comum tem a ver com a quantidade de exercício necessária para chegar ao peso desejado.

Felizmente, o gengibre faz o corpo usar a gordura acumulada como combustível extra.

Além disso, o gengibre é capaz de acalmar e relaxar o trato gastrointestinal graças a suas propriedades anti-inflamatórias.

Assim, para obter esses benefícios, você tem diversas opções. A mais fácil é consumir uma xícara de chá de gengibre por dia. Você pode fazer isso como parte de seu café da manhã ou como base para seus sucos verdes.

4. Cardamomo

O cardamomo é uma especiaria aromática muito utilizada no Antigo Oriente como remédio medicinal contra problemas digestivos.

Assim, é importante considerar seu peculiar sabor picante e doce. Isso pode fazer com que algumas pessoas não gostem na primeira vez que o consomem.

Entretanto, é ideal para aumentar a capacidade do corpo de queimar a gordura acumulada.

5. Canela

A canela provém de alguns arbustos que, depois de secos e sem a casca externa, formam tubinhos aromáticos que já conhecemos.

Conta com vários benefícios, como:

  • Diminui a acidez
  • Regula o ritmo intestinal
  • Combate a gripe
  • Diminui os níveis de açúcar no sangue
  • Regula os níveis de triglicérides e colesterol ruim (LDL)

Por isso, para aproveitar todos esses benefícios, basta acrescentar um pouco de canela em pó em suas sobremesas.

Outra alternativa é o chá de canela, que pode ser consumido diariamente, mas não por mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar, pois é abortivo.

Entretanto, se beber o chá de canela diariamente ficar enjoativo, você pode acrescentar um pouco de leite ou usar o chá como base para outras bebidas.

6. Cominho

Cominho para acelerar o metabolismo

O cominho é uma especiaria que, além de acelerar o metabolismo, deixa os alimentos com um sabor e aroma únicos.

Conta com várias propriedades para nos ajudar a perder peso:

  • Melhora a digestão, pois otimiza o metabolismo dos nutrientes.
  • Conta com propriedades anti-inflamatórias, muito úteis para combater os problemas estomacais que causam inchaço.
  • Diminui a produção de gases.
  • É um antioxidante natural que estimula o gasto metabólico que destrói o tecido adiposo, convertendo-o em energia.

7. Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino proporciona um toque picante aos alimentos, ao mesmo tempo em que:

  • Inibe a formação de novas células de gordura.
  • Estimula a secreção de suco gástrico, o que acelera o processo digestivo e previne a prisão de ventre.
  • Diminui a formação de gases intestinais que impedem as funções depurativas.
  • Funciona como diurético natural.
  • Regula a pressão arterial e previne a hipertensão.

Além disso, o melhor é que a pimenta-do-reino é muito fácil de encontrar, e provavelmente você já a utiliza para temperar seus pratos.

Em suma, para perder peso em um curto período de tempo, devemos complementar o consumo dessas especiarias com uma rotina diária de exercícios e uma dieta balanceada.

Pode interessar a você...
Dieta do metabolismo acelerado, como funciona?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dieta do metabolismo acelerado, como funciona?

A dieta do metabolismo acelerado, criada pela nutricionista norte americana Haylie Pomroy te oferece obter melhores resultados comendo mais e melho...



  • Di Pierro F, Bressan A, Ranaldi D, Rapacioli G, Giacomelli L, Bertuccioli A. Potential role of bioavailable curcumin in weight loss and omental adipose tissue decrease: preliminary data of a randomized, controlled trial in overweight people with metabolic syndrome. Preliminary study. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2015 Nov;19(21):4195-202. PMID: 26592847.
  • Maharlouei N, Tabrizi R, Lankarani KB, Rezaianzadeh A, Akbari M, Kolahdooz F, Rahimi M, Keneshlou F, Asemi Z. The effects of ginger intake on weight loss and metabolic profiles among overweight and obese subjects: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Crit Rev Food Sci Nutr. 2019;59(11):1753-1766. doi: 10.1080/10408398.2018.1427044. Epub 2018 Feb 2. PMID: 29393665.
  • Costello RB, Dwyer JT, Saldanha L, Bailey RL, Merkel J, Wambogo E. Do Cinnamon Supplements Have a Role in Glycemic Control in Type 2 Diabetes? A Narrative Review. J Acad Nutr Diet. 2016 Nov;116(11):1794-1802. doi: 10.1016/j.jand.2016.07.015. Epub 2016 Sep 8. PMID: 27618575; PMCID: PMC5085873.