O consumo de frutas e vegetais aumenta a expectativa de vida, segundo um estudo

Frutas e vegetais contêm uma alta concentração de antioxidantes capazes de neutralizar a formação dos radicais livres, o que reduz o risco de adoecer.
O consumo de frutas e vegetais aumenta a expectativa de vida, segundo um estudo

Última atualização: 07 Setembro, 2021

Não há dúvida de que o consumo de frutas e vegetais é positivo para a saúde. De acordo com um estudo recente, o consumo de 5 porções de frutas e vegetais por dia aumenta a expectativa de vida, reduzindo a incidência de doenças crônicas, como câncer ou doenças cardiovasculares.

No entanto, é preciso ter em mente que, para alcançar estes efeitos positivos, é importante garantir a ingestão de macronutrientes nas proporções ideais. Cobrir as necessidades de proteína e gordura também é essencial. Ambos os elementos são responsáveis ​​por participar de uma infinidade de processos fisiológicos.

2 porções de frutas e 3 de vegetais

Em primeiro lugar, é importante destacar que é fundamental priorizar o consumo de hortaliças em detrimento das frutas. Isso ocorre porque os vegetais costumam conter uma concentração maior de fitonutrientesEsses compostos são fundamentais para neutralizar a formação de radicais livres, que está associada à prevenção de patologias complexas.

Segundo pesquisas publicadas na revista Circulation, é importante garantir a presença de vegetais na dieta para melhorar a eficiência dos processos fisiológicos, mantendo os níveis inflamatórios sob controle. Deve-se levar em consideração que uma promoção excessiva da inflamação pode causar problemas no corpo.

Comer bem

Para alcançar a saúde ideal, é recomendado que os alimentos vegetais apareçam em todas as refeições principais. As frutas também podem ser incluídas nos lanches do meio da manhã ou da tarde para melhorar a ingestão geral de vitaminas e antioxidantes.

Algumas opções são melhores do que outras

Lembre-se de que nem todos os vegetais têm as mesmas propriedades. Frutas silvestres, por exemplo, apresentam uma maior concentração de fitonutrientes. Esses compostos têm se mostrado importantes na prevenção de problemas como o câncer, de acordo com um estudo publicado na Current Pharmaceutical Design.

Da mesma forma, vegetais com cores intensas ou crucíferos também são capazes de melhorar a saúde com mais eficiência do que outros. O brócolis é um bom exemplo disso, pois há evidências de que ele contém substâncias essenciais para ajudar a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.

Coma ainda mais frutas e vegetais

Embora haja um consenso de que a quantidade ideal de frutas e vegetais por dia é de 5 porções, isso não significa que você não possa aumentar a ingestão. Na verdade, um consumo maior pode até ser benéfico. Acima de tudo, é ótimo garantir uma boa variedade, combinando alimentos de diferentes cores para garantir um maior fornecimento de nutrientes.

Também é importante alternar o consumo de vegetais crus e cozidos. Processos físico-químicos podem alterar a biodisponibilidade de alguns dos seus nutrientes. Nesse sentido, é benéfico que boa parte dos vegetais ingeridos não tenha sido submetida a processos de cocção agressivos.

Aumente a ingestão de frutas e vegetais

Uma boa técnica para maximizar o uso de nutrientes é consumir também o caldo de cozimento dos vegetais. Uma grande quantidade de vitaminas solúveis em água permanece nele, por isso ele não deve ser desperdiçado.

Características do estudo

No estudo publicado na Circulation, a dieta de mais de 2 milhões de indivíduos foi analisada. O risco de morte foi reduzido significativamente, em 12%, naqueles indivíduos que consumiram 5 porções de frutas e vegetais por dia.

As patologias respiratórias foram 35% menos prevalentes nesses indivíduos. O mesmo aconteceu com vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

No entanto, não foi possível associar um maior consumo de vegetais a uma redução ainda maior do risco de morte. Além disso, os vegetais mais benéficos foram aqueles com folhas verdes ou cores brilhantes, que apresentam um alto teor de vitamina C e betacaroteno.

Aumente o consumo de frutas e vegetais para viver mais

Conforme discutido, o consumo de pelo menos 5 porções de frutas e vegetais ao longo do dia é eficaz na prevenção de problemas de saúde crônicos e complexos. Isso se deve ao seu teor de micronutrientes e fitonutrientes, que gera um poderoso efeito antioxidante capaz de neutralizar a formação de radicais livres.

Além disso, também é importante reduzir a presença de alimentos ultraprocessados ​​na dieta para complementar esse bom hábito. Isso também reduzirá a ingestão de gorduras trans e açúcares simples, que irão gerar uma maior eficiência no funcionamento do corpo humano.

Por fim, não se esqueça de que é fundamental complementar uma boa alimentação com exercícios físicos regulares. Também será necessário garantir uma boa noite de sono para favorecer a recuperação do organismo.

Pode interessar a você...
Vitaminas do complexo B: características, benefícios e funções
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Vitaminas do complexo B: características, benefícios e funções

São muitos os benefícios da vitamina B, já que ela é composta por um grupo de substâncias importantes, e não apenas por uma.



  • Wang DD, Li Y, Bhupathiraju SN, Rosner BA, Sun Q, Giovannucci EL, Rimm EB, Manson JE, Willett WC, Stampfer MJ, Hu FB. Fruit and Vegetable Intake and Mortality: Results From 2 Prospective Cohort Studies of US Men and Women and a Meta-Analysis of 26 Cohort Studies. Circulation. 2021 Mar 1. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.120.048996. Epub ahead of print. PMID: 33641343.
  • Poljsak B, Milisav I. The Role of Antioxidants in Cancer, Friends or Foes? Curr Pharm Des. 2018;24(44):5234-5244. doi: 10.2174/1381612825666190123112647. PMID: 30674247.
  • Vanduchova A, Anzenbacher P, Anzenbacherova E. Isothiocyanate from Broccoli, Sulforaphane, and Its Properties. J Med Food. 2019 Feb;22(2):121-126. doi: 10.1089/jmf.2018.0024. Epub 2018 Oct 27. PMID: 30372361.