Receita de mousse de café e mascarpone, uma sobremesa rápida e fácil

Vamos ensinar a preparar uma sobremesa que se caracteriza pelo seu sabor delicioso e pela presença de flavonóides no seu interior: a mousse de café e mascarpone.
Receita de mousse de café e mascarpone, uma sobremesa rápida e fácil

Última atualização: 24 abril, 2022

A mousse de café e mascarpone é uma sobremesa que se prepara rapidamente e com poucos ingredientes. É uma opção que quase todo mundo vai gostar e que pode ser feita para qualquer situação especial ou comemoração. Além disso, concentra em seu interior uma boa quantidade de fitoquímicos com capacidade antioxidante, elementos essenciais para manter um bom estado de saúde.

Antes de começar, é necessário enfatizar que é possível incluir ocasionalmente na dieta sobremesas que não sejam iogurte ou frutas. Isso não afetará negativamente o estado de saúde, desde que sejam introduzidos no contexto de uma dieta equilibrada e variada. É essencial garantir que não haja déficit de nutrientes essenciais.

Ingredientes para a mousse de café e mascarpone

Para preparar uma mousse de café e mascarpone (6 unidades), você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 250 gramas de queijo mascarpone ( pode ser mascarpone feito com tofu também)
  • 3 gemas de ovo.
  • 2 claras de ovo.
  • 150 mililitros de creme de leite (pode ser vegetal) para bater.
  • 80 gramas de açúcar de confeiteiro.
  • 30 mililitros de água quente.
  • 2 colheres de café instantâneo.
  • Sal.
  • Cacau em pó.
A mousse de banana é deliciosa.
Mousses são sobremesas que toda a família costuma gostar. Experimente preparar sabores diferentes.

Passo a passo

  1. Como primeiro passo, bata as gemas com o açúcar até obter um resultado esbranquiçado.
  2. Neste ponto, adicione o mascarpone e continue mexendo.
  3. Dissolva o café em duas colheres de sopa de água quente e adicione à mistura. Integre todos os ingredientes.
  4. Bata o creme de leite e adicione-o, suavemente, a todos os itens acima, com movimentos envolventes.
  5. Por outro lado, bata as claras com uma pitada de sal até atingirem a textura de ponto de neve. Este momento é crítico, pois ao misturar as claras com a preparação anterior, será necessário garantir que se perca o mínimo de ar possível. Para fazer isso, é aconselhável usar uma espátula de cozinha e trabalhar com movimentos suaves.
  6. Para finalizar, divida a mousse em taças individuais e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
  7. Na hora de servir, decore com um pouco de cacau em pó por cima e pronto.

Benefícios da mousse de café e mascarpone

Apesar de conter açúcar simples em seu interior, a mousse de café e mascarpone pode proporcionar uma série de benefícios à saúde, desde que  seja inserida no contexto de uma alimentação saudável. Será decisivo conseguir um fornecimento ideal de nutrientes para evitar ineficiências no funcionamento dos processos fisiológicos do organismo.

Banheira e colher com mousse de chocolate caseira.
O conteúdo antioxidante do café e do cacau pode ser benéfico para a saúde.

Pode ajudar a prevenir certas patologias

Tanto o café quanto o cacau são fonte de substâncias com poder antioxidante, como os flavonóides. Esses compostos têm se mostrado decisivos na prevenção do desenvolvimento de patologias complexas, como doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Por esta razão, eles devem estar presentes na dieta regularmente.

Melhora a pressão arterial

Muitos dos fitoquímicos contidos no cacau são capazes de exercer um efeito positivo em certos parâmetros, como a pressão arterial. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas no The Cochrane Database of Systematic Reviews. É importante ter em mente que manter a pressão arterial em faixas ideais reduz a incidência de acidentes cardiovasculares.

Fornece energia, ideal para os esforços intensos

Não se deve esquecer que a mousse de café e mascarpone se destaca por fornecer uma boa quantidade de energia, além da cafeína. Esta substância exerce um efeito ergogênico dentro do corpo humano. De acordo com um estudo publicado na revista Sports Medicine , aumenta o desempenho. Além disso, é um alcalóide que gera uma certa tolerância se consumido repetidamente.

Da mesma forma, sua combinação com bebidas alcoólicas e sua ingestão durante períodos como gravidez, lactação ou mesmo na adolescência deve ser evitada. Nesse caso, pode ter mais efeitos negativos do que benefícios, por isso não será interessante incluí-la na dieta.

Prepare em casa mousse de café e mascarpone

Como você viu, preparar mousse de café e mascarpone em casa é muito simples e não leva muito tempo. Você só terá que seguir as etapas especificadas para obter um excelente resultado que agradará a quase todos. Claro, lembre-se que o tipo de café solúvel escolhido para o preparo pode fazer a diferença no sabor final.

Para finalizar, lembre-se de que se o objetivo é manter um bom estado de saúde, é conveniente iniciar uma série de hábitos. É preciso cuidar da alimentação e praticar atividade física regularmente. De fato, se você se exercita com frequência, os açúcares da dieta terão muito menos impacto no funcionamento do corpo a médio prazo.

This might interest you...
Mousse de chocolate branco e amêndoas: sem glúten!
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Mousse de chocolate branco e amêndoas: sem glúten!

Caso tenha intolerância ao glúten, esse mousse de chocolate branco e amêndoas será a receita perfeita para desfrutar de um capricho doce sem proble...



  • Ullah A, Munir S, Badshah SL, et al. Important Flavonoids and Their Role as a Therapeutic Agent. Molecules. 2020;25(22):5243. Published 2020 Nov 11. doi:10.3390/molecules25225243
  • Ried K, Fakler P, Stocks NP. Effect of cocoa on blood pressure. Cochrane Database Syst Rev. 2017;4(4):CD008893. Published 2017 Apr 25. doi:10.1002/14651858.CD008893.pub3
  • Grgic J, Mikulic P, Schoenfeld BJ, Bishop DJ, Pedisic Z. The Influence of Caffeine Supplementation on Resistance Exercise: A Review. Sports Med. 2019;49(1):17-30. doi:10.1007/s40279-018-0997-y