Melhor Com Saúde
 

Benefícios da tangerina no combate às gorduras

As tangerinas são doces o suficiente para substituir os açúcares, o que as torna ideais para aquelas pessoas que querem perder peso.

Benefícios da tangerina no combate às gorduras

Última atualização: 19 Março, 2019

Quando se quer perder peso, uma estratégia fundamental é evitar o açúcar a qualquer custo. Logo, o que melhor para apaziguar os desejos por doce que um substituto natural? Os diversos benefícios da tangerina para a saúde a tornam perfeita no combate de gorduras.

Além disso, é suficientemente doce como aperitivo ou sobremesa, sendo uma ótima substituta para doces com alto teor calórico.

A seguir, conheceremos melhor os benefícios desta fruta.

Benefícios da tangerina para a saúde

A tangerina, junto com a laranja, é muito famosa por seu teor de vitamina C (27 mg a cada 100 g). Isso é particularmente importante para os fumantes. Já que seu organismo pode requerer o dobro de vitamina C para evitar o surgimento do câncer de pulmão.

Outro benefício da tangerina, para as mulheres em idade reprodutiva, é que ela ainda funciona como uma fonte de ácido fólico, famoso por ajudar, em caso de gravidez, a prevenir defeitos de nascença no tubo neural do bebê.

Além disso, essa fruta contém mais de 150 fitoquímicos diferentes e mais de 60 deles são flavonoides. Você sabe o que isso significa? Proteção para os vasos sanguíneos, redução de inflamações, bem como propriedades antioxidantes, tudo proporcionado por tais compostos.

Os fitoquímicos poli fenóis são antioxidantes e ajudam a prevenir o câncer e doenças cardíacas. Atualmente, os poli fenóis têm sido examinados por desempenhar um papel fundamental na preservação da memória e outras funções cerebrais.

Recomendamos também a leitura: Receitas para prepara rum delicioso flã de laranja

Além disso, outro grupo de fitoquímicos presentes, as flavonas, especialmente uma camada hesperidina, pode diminuir inflamações, a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue.

Essa substância é encontrada na polpa branca interior da tangerina, por isso, é recomendado comer a maior quantidade possível dessa membrana branca e tolerável pelas papilas gustativas.

Os benefícios da tangerina contra as gorduras

mexerica1

Uma pesquisa desenvolvida em um laboratório pela equipe de Murray Huff da Universidde Western Ontario mostrou que o nobiletin, um flavonoide encontrado na tangerina, evita a acumulação de gordura no fígado, por meio do estímulo da expressão dos genes.

Dessa forma, há uma queima do excesso de gordura e da inibição dos genes responsáveis pela fabricação de lipídeos.

Recomendamos também a leitura: Tratamento para atenuar o melasma à base de iogurte, banana e limão

Esse grupo de pesquisa também descobriu um flavonoide na toranja, chamado naringenina, que oferece uma proteção similar contra a obesidade, bem como outros sinais de síndrome metabólica.

Segundo o pesquisador Huff, o que é realmente interessante para eles é que o nobiletin é dez vezes mais potente em seus efeitos protetores quando comparado à naringenina, além disso, tal composto ainda possui a capacidade de proteger o organismo da arteriosclerose.

5 receitas alcalinas para se desintoxicar

5 receitas alcalinas para se desintoxicar

Limpar o organismo é o objetivo destas receitas alcalinas. São cinco receitas para se desintoxicar, que permitirão eliminar as toxinas. Confira.



  • Assini, J. M., Mulvihill, E. E., & Huff, M. W. (2013). Citrus flavonoids and lipid metabolism. Current opinion in lipidology, 24(1), 34-40.
  • E Mulvihill, E., & W Huff, M. (2012). Citrus flavonoids and the prevention of atherosclerosis. Cardiovascular & Haematological Disorders-Drug Targets (Formerly Current Drug Targets-Cardiovascular & Hematological Disorders), 12(2), 84-91.
  • Mulvihill, E. E., Assini, J. M., Lee, J. K., Allister, E. M., Sutherland, B. G., Koppes, J. B., … & St-Pierre, P. (2011). Nobiletin attenuates VLDL overproduction, dyslipidemia, and atherosclerosis in mice with diet-induced insulin resistance. Diabetes, DB_100589.
  • Gimeno Creus, E. (2004). Compuestos fenólicos. Un análisis de sus beneficios para la salud. Retrieved 25 February 2020, from https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-compuestos-fenolicos-un-analisis-sus-13063508
  • GÓMEZ-ÁLVAREZ SALINAS, P. (2003). La nutrición del fumador. Consejo farmacéutico. Retrieved 25 February 2020, from https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-la-nutricion-del-fumador-consejo-13050137
  • Granados Loarca, E. (2003). Uso de flavonoides (hesperidina) en el tratamiento de venas varicosas vesicales sangrantes. Actas Urológicas Españolas, 27(9). doi: 10.4321/s0210-48062003000900012