Benefícios da tangerina no combate às gorduras

As tangerinas são doces o suficiente para substituir os açúcares, o que as torna ideais para aquelas pessoas que querem perder peso.
Benefícios da tangerina no combate às gorduras
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Escrito por Ekhiñe Graell

Última atualização: 23 agosto, 2022

Quando se quer perder peso, uma estratégia fundamental é evitar o açúcar a qualquer custo. Logo, o que melhor para apaziguar os desejos por doce que um substituto natural? Os diversos benefícios da tangerina para a saúde a tornam perfeita no combate de gorduras.

Além disso, é suficientemente doce como aperitivo ou sobremesa, sendo uma ótima substituta para doces com alto teor calórico.

A seguir, conheceremos melhor os benefícios desta fruta.

Benefícios da tangerina para a saúde

A tangerina, junto com a laranja, é muito famosa por seu teor de vitamina C (27 mg a cada 100 g). Isso é particularmente importante para os fumantes. Já que seu organismo pode requerer o dobro de vitamina C para evitar o surgimento do câncer de pulmão.

Outro benefício da tangerina, para as mulheres em idade reprodutiva, é que ela ainda funciona como uma fonte de ácido fólico, famoso por ajudar, em caso de gravidez, a prevenir defeitos de nascença no tubo neural do bebê.

Além disso, essa fruta contém mais de 150 fitoquímicos diferentes e mais de 60 deles são flavonoides. Você sabe o que isso significa? Proteção para os vasos sanguíneos, redução de inflamações, bem como propriedades antioxidantes, tudo proporcionado por tais compostos.

Os fitoquímicos poli fenóis são antioxidantes e ajudam a prevenir o câncer e doenças cardíacas. Atualmente, os poli fenóis têm sido examinados por desempenhar um papel fundamental na preservação da memória e outras funções cerebrais.

Além disso, outro grupo de fitoquímicos presentes, as flavonas, especialmente uma camada hesperidina, pode diminuir inflamações, a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue.

Essa substância é encontrada na polpa branca interior da tangerina, por isso, é recomendado comer a maior quantidade possível dessa membrana branca e tolerável pelas papilas gustativas.

Os benefícios da tangerina contra as gorduras

mexerica1

Uma pesquisa desenvolvida em um laboratório pela equipe de Murray Huff da Universidde Western Ontario mostrou que o nobiletin, um flavonoide encontrado na tangerina, evita a acumulação de gordura no fígado, por meio do estímulo da expressão dos genes.

Dessa forma, há uma queima do excesso de gordura e da inibição dos genes responsáveis pela fabricação de lipídeos.

Esse grupo de pesquisa também descobriu um flavonoide na toranja, chamado naringenina, que oferece uma proteção similar contra a obesidade, bem como outros sinais de síndrome metabólica.

Segundo o pesquisador Huff, o que é realmente interessante para eles é que o nobiletin é dez vezes mais potente em seus efeitos protetores quando comparado à naringenina, além disso, tal composto ainda possui a capacidade de proteger o organismo da arteriosclerose.

Pode interessar a você...
5 receitas alcalinas para se desintoxicar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 receitas alcalinas para se desintoxicar

Limpar o organismo é o objetivo destas receitas alcalinas. São cinco receitas para se desintoxicar, que permitirão eliminar as toxinas. Confira.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Assini, J. M., Mulvihill, E. E., & Huff, M. W. (2013). Citrus flavonoids and lipid metabolism. Current opinion in lipidology, 24(1), 34-40.
  • E Mulvihill, E., & W Huff, M. (2012). Citrus flavonoids and the prevention of atherosclerosis. Cardiovascular & Haematological Disorders-Drug Targets (Formerly Current Drug Targets-Cardiovascular & Hematological Disorders), 12(2), 84-91.
  • Mulvihill, E. E., Assini, J. M., Lee, J. K., Allister, E. M., Sutherland, B. G., Koppes, J. B., … & St-Pierre, P. (2011). Nobiletin attenuates VLDL overproduction, dyslipidemia, and atherosclerosis in mice with diet-induced insulin resistance. Diabetes, DB_100589.
  • Gimeno Creus, E. (2004). Compuestos fenólicos. Un análisis de sus beneficios para la salud. Retrieved 25 February 2020, from https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-compuestos-fenolicos-un-analisis-sus-13063508
  • GÓMEZ-ÁLVAREZ SALINAS, P. (2003). La nutrición del fumador. Consejo farmacéutico. Retrieved 25 February 2020, from https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-la-nutricion-del-fumador-consejo-13050137
  • Granados Loarca, E. (2003). Uso de flavonoides (hesperidina) en el tratamiento de venas varicosas vesicales sangrantes. Actas Urológicas Españolas, 27(9). doi: 10.4321/s0210-48062003000900012

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.