Tratamento para atenuar o melasma à base de iogurte, banana e limão

· 15 de dezembro de 2018
O aparecimento do melasma é mais comum em mulheres do que em homens, devido ao aumento de hormônios femininos em conjunto com o da melanina.

Você já notou manchas escuras em seu rosto e não sabe como clareá-las? Então experimente esse tratamento para atenuar o melasma.

Existem alguns cremes no mercado para tratar o problema, mas aqui vamos falar sobre um remédio natural à base de iogurte, banana e limão para atenuar o melasma.

Continue lendo esse artigo, se quiser saber como prepará-lo!

O que é o melasma e quais são suas causas?

O tratamento para atenuar o melasma pode ser usado na gravidez

O melasma é uma hiperpigmentação da pele do rosto. Aparece na forma de manchas castanhas ou escuras na testa, bochechas, queixo ou até mesmo no pescoço.

Sua incidência é maior em mulheres do que em homens. A razão para isso é que o aumento dos hormônios femininos provoca, por sua vez, o aumento da melanina e, portanto, o aparecimento do melasma.

origem do melasma ainda não é clara. No entanto, geralmente aparece após a exposição constante ao sol sem o uso de protetor solar. Fatores genéticos também estão entre as causas, assim como a presença irregular dos hormônios femininos. Devido a isso, o aparecimento do melasma em mulheres grávidas é comum.

O uso de contraceptivos orais e tratamentos hormonais com progesterona e estrogênio também contribuem para o aparecimento do melasma. Assim, estes também são presumidos como possíveis causas.

Recomendamos ler também: Diminua o melasma em seu rosto com 5 tratamentos naturais

Quais são os benefícios do iogurte, banana e limão para a pele?

  • O iogurte é um excelente ingrediente natural para hidratar a pele, esfoliá-la e combater a acne. Isto acontece devido ao seu alto teor de zinco, ácido lático, cálcio e seu pH ácido.
  • A banana possui nutrientes benéficos para a pele, como manganês e vitaminas B6, C e E. Além disso, possui propriedades antioxidantes e uma grande quantidade de água, o que a torna um excelente hidratante para a pele.
  • O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C. Ajuda a eliminar as células mortas da pele, acelera a regeneração celular, estimula a produção de colágeno e elimina as manchas da pele.

Todos esses benefícios tornam esses alimentos ingredientes ideais para fazer um remédio natural para atenuar o melasma. Você quer saber como isso é feito? Tome nota!

Tratamento para atenuar o melasma à base de iogurte, banana e limão

Ingredientes

  • 1 banana
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (30 ml)
  • 3 colheres de sopa de suco de limão (45 ml)

Preparação

  • Descasque a banana, adicione-a à uma tigela e amasse bem até obter um purê.
  • Adicione as 2 colheres de sopa de iogurte natural e misture até obter uma consistência cremosa e homogênea.
  • Por fim, adicione o suco de limão e misture novamente.

Como usá-lo?

Mulher usando protetor solar contra o melasma

  • Depois de lavar e secar bem o rosto e o pescoço, aplique a preparação uniformemente na área afetada.
  • Deixe agir por 20 minutos e depois lave bem o rosto. É recomendado fazer a aplicação à noite.

Descubra: Receita para preparar iogurte grego em casa

É importante que, após a aplicação do tratamento para atenuar o melasma, você não se exponha à luz do sol devido à acidez do limão. Se a sua pele tiver resíduos de limão e você a expor ao sol, isso gerará uma reação química que pode queimar a área tratada.

Portanto, é muito importante lavar o rosto com bastante água e não exceder o tempo recomendado com a preparação na área. O mais importante será sempre ter uma pele saudável e não maltratá-la.

Além disso, depois de usá-lo, você deve aplicar um hidratante ou protetor solar se sair de casa. Sua pele ficará mais sensível e, embora você a tenha lavado bem e não haja vestígios de limão, você ainda deve protegê-la.

O uso deste tratamento para atenuar o melasma é recomendado 3 vezes ao dia, por 2 ou 3 semanas, para atenuar o melasma.

Conclusão

Lembre-se de que assim que você observar manchas escuras no rosto e suspeitar que é melasma, você deve procurar um dermatologista. Ele vai confirmar ou não se você realmente tem esse problema de pele.

Para este diagnóstico, o médico utilizará um implemento conhecido como lâmpada de Wood. Ao iluminar a sua pele com esta luz especial, ele poderá determinar facilmente a presença do melasma.

Caso esteja grávida, multiplique o cuidado com a sua pele. Não saia de casa sem antes aplicar uma quantidade generosa de protetor solar. Ao fazê-lo, lembre-se de dar ênfase especial ao seu rosto.