Como fazer um tratamento à base de iogurte, banana e limão para atenuar o melasma

Ao receber o diagnóstico de melasma, é importante seguir as recomendações do dermatologista. Principalmente quando se trata de aplicar protetor solar diariamente.
Como fazer um tratamento à base de iogurte, banana e limão para atenuar o melasma

Última atualização: 01 Fevereiro, 2021

Muitos pacientes se perguntam se é possível atenuar o melasma com ingredientes naturais, como suco de limão. Isso decorre de sua preocupação com as manchas que apareceram no rosto e provocam uma tonalidade irregular.

O melasma é o escurecimento da pele na região do rosto. Geralmente, afeta mulheres grávidas, embora sua manifestação não se limite a esse grupo específico.

Acredita-se que o melasma surja devido a uma combinação de vários fatores, entre os quais, sobretudo, a exposição ao sol.

A seguir, vamos nos aprofundar mais nessa patologia cutânea, seu tratamento e os remédios caseiros que foram propostos para resolvê-la.

O que é o melasma e quais são suas causas?

O melasma é uma hiperpigmentação da pele do rosto. Aparece na forma de manchas castanhas ou escuras na testa, nas bochechas, no queixo ou até mesmo no pescoço.

Sua incidência é maior em mulheres do que em homens. A razão para isso é que o aumento dos hormônios femininos provoca, por sua vez, o aumento da melanina e, portanto, o aparecimento do melasma.

A origem do melasma ainda não está clara. No entanto, geralmente aparece após a exposição constante ao sol sem o uso de protetor solar.

Os fatores genéticos também estão entre as causas, assim como a presença irregular dos hormônios femininos. Devido a isso, o aparecimento do melasma em mulheres grávidas é comum.

O uso de contraceptivos orais e tratamentos hormonais com progesterona e estrogênio também contribuem para o aparecimento do melasma. Assim, também estão na lista de possíveis causas.

Iogurte, banana e limão: são adequados?

O tratamento do melasma inclui cremes específicos para clarear a pele e, em alguns casos, esfoliações químicas. Por isso, há quem considere que pode preparar em casa misturas clareadoras, com elementos naturais como o suco de limão, por exemplo.

No entanto, os dermatologistas não recomendam o uso de remédios caseiros, visto que podem manchar ainda mais a pele e agravar o problema, além de causar irritações e lesões.

Por enquanto, o mais recomendável é seguir as instruções do médico e aplicar protetor solar diariamente, para manter a pele bem protegida.

O Dr. Shinjita Das esclarece que “se a pele estiver protegida do sol, o melasma costuma desaparecer após a gravidez ou após a interrupção do tratamento com o anticoncepcional oral. Nos homens, raramente o melasma desaparece”.

Mulher usando protetor solar contra o melasma

Remédio caseiro para atenuar o melasma

É importante ter em mente que a eficácia desse remédio caseiro para reduzir o melasma é baseada em dados anedóticos e não em evidências científicas. Portanto, antes de aplicá-lo, é recomendável que você consulte um dermatologista.

Ingredientes

  • 1 banana.
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (30 ml).
  • 3 colheres de sopa de suco de limão (45 ml).

Preparo

  • Descasque a banana, adicione-a à uma tigela e amasse bem até obter um purê.
  • Adicione as 2 colheres de sopa de iogurte natural e misture até obter uma consistência cremosa e homogênea.
  • Por fim, adicione o suco de limão e misture novamente.

Modo de uso

  • À noite, depois de lavar e secar bem o rosto e o pescoço, aplique o preparo uniformemente na área afetada.
  • Deixe agir por alguns minutos e depois lave bem o rosto.

Cuide da sua pele para que as manchas não fiquem mais acentuadas

Embora não seja recomendável aplicar suco de limão para clarear a pele, se você decidir fazer isso, pelo menos procure não se expor ao sol, pois isso pode acentuar ainda mais as manchas.

Se a sua pele tiver resíduos de limão e você a expuser ao sol, isso vai gerar uma reação química que poderá queimar a área tratada.

Portanto, é muito importante lavar o rosto com bastante água e não exceder o tempo recomendado com a preparação na área.

Além disso, depois de usá-la, você deve aplicar um hidratante ou protetor solar se sair de casa. Sua pele ficará mais sensível e, embora você tenha lavado bem e não haja vestígios de limão, você ainda deve protegê-la.

Quando procurar um médico?

Se você perceber manchas escuras cada vez mais perceptíveis no rosto e suspeitar que se trata de melasma, deve procurar um dermatologista o mais rápido possível para que o tratamento adequado seja prescrito.

Para esse diagnóstico, o médico utilizará um implemento conhecido como lâmpada de Wood. Ao iluminar a sua pele com essa luz especial, ele poderá determinar facilmente a presença do melasma.

Caso esteja grávida, não saia de casa sem antes aplicar protetor solar. Essa medida simples ajudará a reduzir o melasma progressivamente.

Pode interessar a você...
3 tratamentos para reduzir as manchas causadas por melasma
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 tratamentos para reduzir as manchas causadas por melasma

Embora o melasma possa requerer tratamentos profissionais, podemos reduzir a incidência das suas manchas graças a alguns ingredientes naturais.