Receitas para prepara rum delicioso flã de laranja

· 30 de julho de 2018
Com estes métodos te mostramos como preparar um delicioso flã de laranja. Esta sobremesa triunfará em sua mesa e agradará a todos os teus convidados.

Você sabia que pode preparar um delicioso flã de laranja de várias formas? Sim, e é muito simples. Não precisará de muitos ingredientes e poderá brincar com os implementos que tiver na cozinha. Os passos a seguir, em si, são muito fáceis, assim que não há desculpa para não se dar a oportunidade de preparar este delicioso doce que agradará a mais de um paladar.

Receita clássica para um delicioso flã de laranja

Para preparar esta primeira versão do delicioso flã de laranja precisaremos dos seguintes ingredientes, para uma porção para quatro convidados:

  • 4 ovos (240 g)
  • 2 laranjas (400 g)
  • 1/2 xícara de água (125 ml)
  • 8 colheres de sopa de açúcar (80 g)
  • 2 xícaras de leite (400 ml)
  • 1 colher de sopa de suco de limão (10 ml)
  • Opcional: 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira (10 ml)

Preparo da calda

O primeiro passo para preparar esta sobremesa, começaremos por preparar a calda. Para isso colocaremos a água para esquentar com a metade das duas colheres de açúcar, em fogo baixo. Adicionaremos também o suco de limão e mexeremos bem para que o açúcar vá se dissolvendo corretamente.

Preparo do flã no forno

Uma vez que o açúcar esteja dissolvido, pararemos de mexer e manteremos a panela no fogo. Depois de alguns minutos a água vai escurecendo levemente. Quando tiver adquirido uma cor dourada e sua superfície estiver compacta, a calda estará pronta. Então, poderemos espalhá-la pelas paredes do molde onde cozinharemos o flã.

Confira também essas Receitas de sobremesas com baixa caloria

Tire a casca da laranja para preparar um delicioso flã de laranja

Para continuar com o delicioso flã de laranja, espremeremos as frutas até obter todo o suco possível, e o misturaremos junto com o resto dos ingredientes em um copo do liquidificador. Durante dois minutos, bateremos os ingredientes com intensidade para conseguir uma mistura bem integrada e homogênea.

Quando a mistura batida tiver espumado um pouco, a colocaremos sobre o molde onde colocamos a calda e cozinharemos em Banho-maria no forno. Para isso, usaremos uma bandeja funda com água até a metade e, sobre ela, colocaremos o molde. Também podemos usar uma panela de pressão bem vedada.

Preparo do flã no micro-ondas

Como opção a parte, e no caso de que não tenhamos ou não queiramos usar o forno, poderemos preparar esta receita usando o micro-ondas. Para isso será fundamental usar um molde de pudim, sobre cuja superfície espalharemos a calda e colocaremos o resto dos ingredientes de forma similar ao método de preparo anterior.

Preparemos o flã introduzindo a mistura no micro-ondas durante 10 minutos em potência média. Depois deste tempo, o deixaremos descansar durante dois minutos dentro do micro-ondas e, depois, voltaremos a ligar durante mais três minutos, desta vez na potência máxima.

Neste momento já deverá estar quase pronto. Porém, veremos que a mistura ainda está um pouco líquida, por isso recomendamos que a coloque no micro-ondas com tempos de um minuto, deixando-a repousar outro minuto, até que esteja pronta e com a textura e consistência adequadas.

Se for diabético, não perca essa ideia de Sobremesas ideais para diabéticos

Pode usar a polpa da laranja para fazer um delicioso flã de laranja

Preparo de um xarope de laranja espesso

Para intensificar o sabor da laranja no flã, poderemos complicar um pouco a receita preparando um xarope com laranja. O primeiro passo para isso será cortar a casca da laranja em juliana antes de tirar o suco, obtendo tiras com um ralador grosso. Estas tiras devem ser compostas pela parte mais laranja da fruta, procurando retirar as partes mais brancas e amargas.

Uma vez prontas, as colocaremos para cozinhar em uma panela de água e, quando tiver chegado ao ponto de ebulição retiraremos a água para evitar que se condense um sabor muito amargo. Depois disso adicionaremos quatro colheres de açúcar e mais quatro de água, e deixaremos esquentando de novo até que volte a chegar ao ponto de ebulição.

Bastará deixar a mistura em ebulição durante um tempo entre 5 e 10 minutos, controlando o ponto de cocção para ver se vai se formando um molho espesso. Nesse momento desligaremos o fogo e retirarmos a panela.

Como último toque, podemos adicionar umas rodelas finas de laranja sem casca para acentuar ainda mais o sabor enquanto a mistura vai se esfriando pouco a pouco.

Com estas dicas poderemos deixar pronta esta receita de flã de laranja, que poderemos terminar de decorar no prato com umas tiras de casca de laranja ou umas rodelas finas da fruta.