2 maneiras de preparar rocambole de carne moída em casa

Aprenda a preparar um delicioso rocambole de carne, um prato com vários benefícios para a saúde devido ao seu teor de nutrientes.
2 maneiras de preparar rocambole de carne moída em casa

Última atualização: 31 Outubro, 2021

O rocambole de carne moída é um prato que não o deixará indiferente. Ele tem uma elevada densidade nutricional e é especialmente indicado para datas comemorativas. Não é difícil de preparar, principalmente se você seguir a receita que vamos compartilhar. Você obterá um resultado requintado que agradará a toda a família.

Em primeiro lugar, deve-se destacar que a presença de carne de boa qualidade na dieta é totalmente recomendada para a saúde. Os alimentos de origem animal, em geral, contêm uma grande quantidade de proteínas. Além disso, eles concentram outros nutrientes essenciais necessários para garantir o funcionamento ideal do corpo.

Ingredientes do rocambole de carne moída

Rocambole de carne recheado
O rocambole de carne é feito com uma mistura de carne moída e um recheio que pode variar de acordo com as preferências de cada um.

Para preparar um rocambole de carne para 5 ou 6 pessoas, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 700 gramas de carne moída.
  • 450 gramas de carne de porco moída.
  • 4 ovos cozidos.
  • 4 pedaços de bacon picados.
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em julienne.
  • Meia cebola ralada.
  • 1/2 cenoura cortada em julienne.
  • 6 vagens.
  • 2 ovos
  • 1 chouriço.
  • 10 azeitonas recheadas com pimentão.
  • 2 talos de cebolinha.
  • 1/2 xícara de pão ralado.
  • 2 colheres de sopa de salsa picada.
  • 1 colher de sopa de pasta de alho.
  • 1 colher de chá de orégano.
  • 2 colheres de sopa de mostarda.
  • 1/2 colher de chá de cominho.
  • Pimenta a gosto
  • Sal.

Passo a passo

  1. Numa tigela, misture a carne de porco com a carne de boi e o bacon.
  2. Adicione também o chouriço, embora primeiro você tenha que descascá-lo e esmigalhá-lo.
  3. Quando todos os ingredientes estiverem bem integrados, junte a cebola ralada, a pasta de alho, a cebolinha bem picada, a salsa, o orégano, o cominho, a mostarda, os 2 ovos, o pão ralado, o sal e a pimenta.
  4. Mexa bem com as mãos até obter um resultado homogêneo. Esta massa deve ser colocada sobre uma folha de alumínio, tentando enrolá-la em forma de retângulo.
  5. Distribua os ovos cozidos sobre a área central, cobrindo bem toda a largura. Além disso, arrume a cenoura em julienne, a vagem, as azeitonas e o pimentão.
  6. Enrole a massa. Para isso, use o papel alumínio para que a carne não quebre. A ideia é que o recheio seja totalmente envolvido na carne picada, pressionando um pouco ao formar um cilindro para ficar o mais compacto possível.
  7. O rolo, ainda com a folha de alumínio, deve ser colocado em uma bandeja própria para ir ao forno. Coloque-o no aparelho pré-aquecido a uma temperatura de 200 graus Celsius e cozinhe por uma hora.
  8. Após este tempo, o rocambole de carne moída estará pronto para ser consumido. Resta desembrulhá-lo, embora você deva ter cuidado, pois vai estar muito quente.

Outra opção para preparar um rocambole de carne moída

Também é possível fazer rocambole de carne com recheio de vegetais, e sem chouriço na massa de carne. Os ingredientes do recheio, neste caso, serão cenouras cortadas em julienne, abobrinha, pimentão e alho. A inclusão de cebola também é possível. A preparação será exatamente a mesma do caso anterior.

Variando o recheio, você pode reduzir o tempo de cozimento. Com 30 minutos de um lado e 15 minutos do outro, será o suficiente para alcançar um resultado tenro e primoroso. O exterior ficará dourado e o interior suculento, graças aos líquidos liberados pelos vegetais.

Benefícios do rocambole de carne

Carne assada
O rocambole de carne é um prato saboroso que pode fazer parte de uma dieta balanceada.

Para experimentar os benefícios do rocambole de carne, é imprescindível que este prato seja introduzido no contexto de uma alimentação variada e equilibrada. O ideal é evitar deficiências de micronutrientes essenciais que podem afetar negativamente o estado de saúde.

Melhora os ganhos musculares

No contexto da prática de exercícios físicos, é necessário garantir uma maior ingestão proteica. As necessidades podem chegar a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia, conforme um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition. Agora, metade desses nutrientes deve ser de alto valor biológico; isto é, de origem animal.

Se as necessidades de proteína não forem atendidas, o atleta pode experimentar uma diminuição significativa no desempenho. As adaptações musculares também podem ser condicionadas pela limitação da hipertrofia. O risco de lesão muscular pode até aumentar, por isso esta é uma situação que deve ser evitada.

Previne a anemia

A carne vermelha se destaca pelo seu teor de ferro heme. Este mineral tem capacidade de absorção muito superior à da sua contraparte de origem vegetal.

Este é um elemento determinante no transporte de oxigênio pelo sangue. A deficiência do mesmo desenvolve, com o tempo, uma situação de anemia, segundo uma pesquisa publicada na revista The Medical Clinics of North America.

No entanto, deve-se ter em mente que a disponibilidade de ferro pode ser aumentada se a vitamina C for ingerida em conjunto com ele. Assim, uma quantidade maior será absorvida no intestino, o que é fundamental para prevenir ineficiências na fisiologia do organismo.

Melhora o equilíbrio hormonal

Muitos dos micronutrientes contidos no interior da carne são decisivos para garantir uma produção hormonal ideal. Por exemplo, foi demonstrado que o zinco participa da síntese da testosterona, um elemento chave para a saúde masculina.

O selênio, por sua vez, pode gerar um importante efeito antioxidante para prevenir alterações no funcionamento de muitas glândulas. Para realmente evitar uma situação de déficit de micronutrientes essenciais, é melhor manter uma dieta variada.

Quanto maior o espectro de alimentos consumidos, menor o risco. Desta forma, a saúde a longo prazo será melhorada e a incidência de doenças crônicas diminuirá.

Experimente fazer um rocambole de carne em casa!

Como você viu, preparar um rocambole de carne não é nada complicado. Muitos ingredientes são necessários, mas a montagem é muito simples. Esta é uma receita que traz diversos benefícios para a saúde.

Se quiser aumentar ainda mais a sua qualidade, evite adicionar chouriço e bacon, que são os ingredientes menos recomendados de todo o preparo.

No entanto, lembre-se de que, para alcançar uma saúde ótima, é essencial combinar uma dieta adequada com muitos outros bons hábitos. O exercício físico frequente é essencial, bem como manter boas noites de sono, de pelo menos 7 horas. Desta forma, serão realizados os processos de recuperação que garantem o equilíbrio do organismo.

Pode interessar a você...
A carne vermelha faz mal à saúde?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
A carne vermelha faz mal à saúde?

O consumo de carne vermelha não faz mal à saúde quando feito com moderação. No entanto, pode trazer alguns riscos que devemos conhecer.



  • Jäger, R., Kerksick, C. M., Campbell, B. I., Cribb, P. J., Wells, S. D., Skwiat, T. M., Purpura, M., Ziegenfuss, T. N., Ferrando, A. A., Arent, S. M., Smith-Ryan, A. E., Stout, J. R., Arciero, P. J., Ormsbee, M. J., Taylor, L. W., Wilborn, C. D., Kalman, D. S., Kreider, R. B., Willoughby, D. S., Hoffman, J. R., … Antonio, J. (2017). International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition14, 20. https://doi.org/10.1186/s12970-017-0177-8
  • DeLoughery T. G. (2017). Iron Deficiency Anemia. The Medical clinics of North America101(2), 319–332. https://doi.org/10.1016/j.mcna.2016.09.004