Deliciosas almôndegas ao molho espanhol, receita caseira

· 27 de março de 2019
As almôndegas ao molho espanhol são uma forma diferente de elaborar este prato tradicional, sem perder sua essência e proporcionando um extra de nutrientes benéficos para o seu corpo.

O bom de preparar uma refeição com carne bovina moída é que ela é muito fácil de preparar. Se há algo que se destaca desta preparação é a forma como foi adaptada na Espanha.

As almôndegas ao molho espanhol distinguem-se por uma especial maneira de fazer o caldo de carne. Este molho contém ingredientes que são realmente incríveis e que se destacam pelo toque mediterrâneo típico deste país.

Se é verdade isso que dizem sobre “conhecer o mundo através da gastronomia”, hoje faremos uma viagem gastronômica até a Espanha.

As almôndegas ao molho espanhol são uma variação muito diferente da receita tradicional deste prato. Mas os ingredientes são bem parecidos.

Além disso, o foco desta receita não as almôndegas de carne, frango, porco, vitela, etc., mas sim os molhos e temperos, onde reside parte do segredo.

Se você gosta de variações de receitas clássicas que você já conhece ou se gosta de variar seus menus durante a semana, este prato é ideal.

É uma alternativa nova, com sabores de um país incrível. Experimente e conheça melhor a cultura espanhola com este molho.

Grande parte do segredo desta receita é fazer um molho que seja realmente imbatível. Como bons ibéricos, os espanhóis incluíram elementos próprios da região mediterrânea. Eles dão aquele sabor único e marcante para as almôndegas ao molho espanhol.

A seguir, apresentamos a receita, dividida em duas partes. Na primeira, daremos todos os detalhes para que você saiba o que incluir no molho e como prepará-lo. A segunda inclui as almôndegas em si e a forma de prepará-las.

Por outro lado, se você tem alguma dúvida sobre se esta receita é boa ou não para você, não se preocupe. Dentro de uma dieta equilibrada, as carnes e a proteína animal estão incluídos e oferecem propriedades únicas para seu organismo. Você pode ficar tranquilo e aproveitar esta receita especial.

Guia definitivo para preparar almôndegas ao molho espanhol

Primeiro, comece com o molho

Almôndegas ao molho de carne e tomate

Como você bem sabe, esta é a chave para a preparação deste prato. Seja meticulosa e siga o melhor possível os passos que apresentamos. Não se preocupe, esta receita é simples e pode ser feita rapidamente.

Ingredientes

  • 2 cebolas
  • 1 xícara de vinho branco (250 ml)
  • 2 cenouras
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 2 dentes de alho sem pele
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem (15 ml)
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo (15 g)
  • 1 pitada de pimenta-do-reino moída

Descubra: Qual é o óleo mais saudável para fritar?

Preparação

  1. Para começar, pique bem as cebolas, as cenouras e o alho. Coloque o azeite de oliva em uma frigideira e refogue os legumes.
  2. Você vai saber quando os vegetais estiverem levemente dourados e já for possível sentir o aroma.
  3. Agora, será momento para temperar com sal e uma pitada de pimenta-do-reino moída.
  4. Imediatamente depois, você terá que incorporar a farinha de trigo e mexer até engrossar. Este passo é muito importante!
  5. Quase no final, baixe o fogo para o mínimo possível e acrescente o vinho. Deixe cozinhar por 25 minutos.
  6. Finalmente, se você notar que engrossou muito e há grumos, pode adicionar um pouco de água até diluir um pouco o molho.

Receita das almôndegas

Almôndegas cruas

Ingredientes

  • 4 xícaras de carne moída (400 g)
  • 2 xícaras de carne de porco (200 g)
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão (45 g)
  • 1 fatia de pão cortado em pequenos pedaços
  • 2 ramos de salsinha finamente picada
  • 1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída (15 g)
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva (45 ml)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)

Leia este artigo: O que são proteínas magras e quais seus benefícios para a dieta?

Preparação

  1. Em primeiro lugar, misture o pão com a cebola ralada em uma tigela de tamanho médio, mas na qual você possa mexer a massa com as mãos.
  2. Misture com as mãos até que o líquido desprendido pela cebola umedeça as migalhas de pão.
  3. Adicione os dois tipos de carne, os ovos, o alho e o queijo parmesão e continue amassando. Tempere e incorpore bem todos os ingredientes.
  4. Com a ajuda de uma colher grande, modele as almôndegas. Se você quiser, pode adicionar um pouco de farinha de trigo para facilitar.
  5. Repita até acabar com toda a carne e reserve.
  6. Coloque azeite de oliva em uma frigideira quente em fogo médio, e pouco a pouco frite as almôndegas até dourar, mas sem cozinhá-las.
  7. Finalmente, coloque-as sobre uma assadeira grande e cubra com o molho espanholo elaborado previamente.
  8. Pronto, você acaba de preparar as almôndegas no molho espanhol. Bom apetite!