O lombo a la cazuela se trata de uma receita tradicional própria de Portugal, Espanha, França, Itália e Ibero-américa. Prepara-se em um recipiente feito de barro com propriedades refratárias; com o qual pode-se cozinhar um pedaço de carne inteiro ao forno. Porém, a maioria das pessoas hoje em dia recorre á comodidade de uma panela de pressão.
No que diz respeito ao preparo, os ingredientes variam de acordo com o país. E cabe destacar que, enquanto na Europa o preparo não costume ser picante, na Ibero-américa pode-se incluir certos tipos de pimenta.
O que é universal é o fato de que costuma-se preparar quantidades suficientes para quatro convidados ou mais, já que costuma ser servido como um prato familiar. Ainda, é preciso destacar que, em geral, trata-se de um prato principal. Hoje você irá conhecer a receita.
Em primeiro lugar, limpe e corte a carne em cubos pequenos, de uma espessura média. Em seguida, reserve.
Logo, pré-aqueça o forno a 200 ºC.
Pique a cebola em pedaços pequenos. Em seguida, corte o tomate e as cenouras em Julienne e as batatas em cubos (sem descascar).
Em uma panela, previamente untada com azeite de oliva, refogue os vegetais até que a cebola fique levemente dourada. É importante não se exceder com isso para que o lomboa la cazuela fique perfeito.
Imediatamente, refogue levemente a carne na panela. Cabe destacar que ela não deve ficar cozida. Uma vez pronta, tempere com sal e pimenta.
Adicione azeite de oliva à cazuela (panela do preparo) até cobrir completamente o fundo. A introduza no forno durante 5 minutos para que esquente e, passado esse tempo, coloque em cima as batatas e a carne cortada, junto com o vinho e o louro. A ideia é que todos os ingredientes fiquem completamente cobertos de líquido.
Finalmente, cubra a cazuela e deixe que tudo cozinhe ao forno durante uns 20 minutos. Passado esse tempo, comprove se as batatas estão prontas e adicione os vegetais. Se for preciso, adicione água para cobrir os ingredientes por completo. Volte a cobrir a cazuela e deixe tudo cozinhar por mais 5 minutos.
Primeiramente, marine o lombo no dia anterior, com bastante vinho, alecrim fresco, sal e pimenta. É necessário deixa-lo repousar por no mínimo 10 a 12 horas.
No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 200 ºC. Enquanto isso, cubra o fundo da cazuela com bastante azeite de oliva.
Em seguida, corte as maçãs em Julianne, sem tirar a casca. Por outro lado, pique a cebola e o alho em pedaços pequenos.
Em uma frigideira levemente untada com azeite de oliva, frite a cebola e o alho em fogo médio. Uma vez prontos, reserve.
Leve a cazuela ao forno para que esquente e, uma vez pronta, adicione o lombo e as batatas. Adicione por cima o refogado.
E, assim como na receita anterior, procure fazer com que todos os ingredientes fiquem cobertos de líquido.
Passados os primeiros 15 minutos de cozimento, comprove se o lombo já dourou na parte de cima e, se for assim, vire para que doure do outro lado. Se for necessário, adicione um copo de água e outro de vinho e deixe cozinhar.
Antes de servir, adicione as maçãs e pronto!
Definitivamente, devemos manter a carne bem hidratada para que fique bem suculenta e suave. Desta maneira, ao ser servida, será mais fácil de cortar.
Ainda mais, o marinado é um dos passos mais importantes. Ele determinará o tempero do prato, independentemente do acompanhamento que seja adicionado em seguida.
Com a seguinte receita mostramos como preparar um delicioso prato de batatas com creme chipotle e bacon. Esta receita permite preparar um delicioso prato, com uma elaboração bem simples e um resultado mais do que interessante. Receita de batatas com…
As quesadillas com pera e queijo azul são um prato extremamente fácil de executar, onde definitivamente não falta tempero nem sabor. Além disso, como entrada serve justamente para tornar as reuniões em casa mais divertidas e agradáveis. Assim você se tornará…
O frango é a carne branca mais consumida diariamente. Por isso é um ingrediente estrela na cozinha de muitas casas. As receitas de entradas à base de frango são tantas e tão diversas, que há sempre como escolher, em função daquilo…
Os vegetais são o alimento perfeito para obter os nutrientes necessários, por isso esses espetos com legumes são a opção ideal. Além de lhe conceder vitaminas e minerais, eles oferecem vários benefícios, como fibras, que ajudam a perder peso, e…
O blinis defumado é uma espécie de bolo fino à base de farinha, ovos, fermento e leite. Na aparência e no sabor lembra o crepe francês; portanto, é uma boa combinação com pratos doces ou salgados. A origem dos blinis…
Primeiramente, a lasanha de batata-doce é uma refeição vegetariana muito nutritiva e indiscutivelmente suculenta. Diferentemente da lasanha feita com massa ou berinjela, ela tem um toque doce que é extremamente agradável desde a primeira garfada. Por isso, se você ainda…