O que é buti yoga e como praticá-lo?

O buti yoga é uma prática que une muitas disciplinas em uma só. Descubra seus benefícios e como praticá-lo.
O que é buti yoga e como praticá-lo?

Última atualização: 01 abril, 2022

Buti yoga é uma variação do yoga tradicional, na qual são incorporados movimentos ao melhor estilo de exercícios aeróbicos. Seu criador é ninguém menos que Bizzie Gold, uma renomada treinadora de celebridades. Embora sua popularidade seja recente, as primeiras aulas datam de 2010.

Esta modalidade conta com mais de 6000 instrutores espalhados por 27 países. Apesar do fato de que em teoria sua função não é perder peso, em seu site oficial é feita a garantia que em uma única sessão podem ser queimadas entre 600 e 1000 calorias. Quer saber tudo sobre essa prática popular? Continue lendo que em breve nós diremos em que ela consiste.

O que é buti yoga exatamente?

Buti yoga é uma combinação de yoga tradicional, danças tribais, pequenos movimentos improvisados e exercícios pliométricos. A palavra buti vem da tradição indiana marroquina para designar uma cura ou antídoto que foi mantido em segredo. Em suma, cada sessão é como uma aula de dança, à qual se acrescentam posturas de yoga e danças tribais.

Todas as aulas são intensivas. Em outras palavras, se afastam das clássicas sessões de yoga nas quais se busca a paz e o relaxamento com movimentos estáticos. Embora no final de uma rotina de buti yoga esses dois atributos sejam alcançados, você o faz com uma alta carga de atividade que te leva a trabalhar todos os músculos.

Uma rotina típica inclui muito suor, movimento, danças e movimentos laterais. Estes últimos são, sem dúvida, uma característica a destacar. Bizzie Gold, a criadora, chama esse princípio de técnica da estrutura espinhal (SST pela sigla em inglês).

Em suma, a técnica consiste em envolver ativamente os músculos laterais do core. Para isso são feitos movimentos nesses eixos, que muitas vezes são ignorados em outros tipos de disciplinas ou exercícios clássicos. As aulas de buti yoga normalmente variam de 30 a 60 minutos de duração.

Benefícios da prática

O buti yoga melhora a saúde cardiovascular.
Praticar buti yoga traz vários benefícios para a saúde, e não apenas o simples fato de permitir que você queime calorias.

Já mencionamos que uma única sessão de buti yoga pode fazer você perder até 1000 calorias. É por isso que muitos decidem praticá-lo, embora devamos ressaltar que as aulas não são concebidas para perder peso (não é essa a função principal). Como o corpo está sempre em movimento, completar uma aula é um desafio para os participantes.

O que dissemos acima não é motivo para desânimo. Você pode se inscrever para rotinas mais curtas ou para iniciantes. Pouco a pouco irá adquirir a técnica e a resistência necessárias para completar uma aula de alta intensidade. Voltando aos benefícios, destacamos os seguintes:

  • Melhora o humor.
  • Fortalece os músculos e tonifica o corpo.
  • Oferece mais equilíbrio e coordenação.
  • Melhora a flexibilidade.
  • Maior conhecimento sobre o próprio corpo e seus limites.
  • Fortalece as relações sociais (todas as aulas são em grupo).
  • Melhora a resistência e atitude física.
  • Você aprende a aceitar seus atributos corporais.
  • Maior conexão consigo mesmo e liberação do estresse diário ou da ansiedade.

Os benefícios do buti yoga se manifestam tanto a nível físico quanto mental. A prática se concentra em aceitar o corpo, aprender tudo o que ele pode fazer e aumentar a felicidade. É por isso que muitas sessões são feitas apenas com a roupa necessária para estimular a autoaceitação. Obviamente, este último não é um requisito obrigatório.

Como praticar?

Todas as aulas de buti são acompanhadas por música. Se devemos destacar uma característica externa das sessões, esta seria sem dúvida a mais importante. O instrutor escolhe uma lista de reprodução que abrange os minutos programados da aula.

Em geral, a aula começa com músicas de relaxamento e depois inclui algumas mais intensas, com música eletrônica ou hip hop, por exemplo. Os sons marcam o ritmo dos movimentos e da respiração. No final, uma música suave é incluída para terminar com a mesma calma com que  se começou.

Outra característica é que a quantidade de luz na sala geralmente é minimizada e, se isso permitir, alguns espelhos são incluídos. Os participantes não seguem passivamente os movimentos do instrutor, mas sim existe uma liberdade para incluir variações de acordo com as capacidades físicas ou emocionais do momento.

Por exemplo, cantar, gritar ou chorar no meio das sessões não é impedido. Os sentidos são sempre libertadores, por isso todos são incentivados a perder a inibição durante as aulas. Obviamente, o instrutor está sempre atento para fazer recomendações para evitar lesões ou traumas musculares.

Como é uma sessão de buti yoga?

O buti yoga é muito dinâmico.
A combinação de elementos tradicionais do yoga com passos de dança inovadores é fundamental para a compreensão do buti yoga.

Já ensinamos o que é buti yoga, seus benefícios e alguns princípios das aulas. É hora de mostrarmos como é uma sessão clássica. O normal é que você comece fazendo yoga convencional. Para isso, são escolhidas uma média de 4 a 5 asanas (posturas) de acordo com a experiência dos participantes.

Gradualmente, os asanas incluem pequenas modificações para estimular o movimento. Depois que estes servem como uma transição, começa a fase ativa em que a yoga, dança e movimentos laterais são combinados em um só lugar.

Não é incomum que os treinadores não planejem as sessões, então cada aula de buti yoga é diferente. O ritmo marca os movimentos a seguir, assim como a intensidade, disposição e emoção dos participantes. A prática, por sua vez, tem duas variações: buti esculpirbuti band.

Geralmente eles duram 30 minutos, embora sejam mais intensos do que uma aula convencional de buti. Incluem os princípios do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e exercícios aeróbicos. Eles são recomendados apenas quando se domina totalmente a variação clássica.

Em seus primórdios, a prática era exclusivamente feminina, embora atualmente seja possível encontrar alguns homens que dão aulas ou se juntam ao grupo. Embora nada te impeça de participar de uma sessão sem experiência, o ideal é que você tenha dominado algumas posturas de yoga para que seja menos difícil acompanhar os demais.

Pode interessar a você...
O que é o kundalini yoga?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que é o kundalini yoga?

O termo kundalini yoga se refere às técnicas psicofísicas associadas à tradição do yoga tântrico originada na Índia. Saiba mais aqui!