HIIT para iniciantes: exercícios recomendados e conselhos
O HIIT para iniciantes é baseado em um treinamento de alto impacto com o qual se pode alcançar resultados em uma fração do tempo regular. Nesse sentido, ao realizar entre 10 e 20 minutos dessa modalidade de condicionamento físico, chega-se ao rendimento de um exercício de cardio que dura em torno de 40 minutos.
Ele é ideal para pessoas que têm pouco tempo para treinar, para quem tem hábitos sedentários e até quem quer dar um impulso extra à sua condição física. Por isso, a seguir vamos nos aprofundar no que é o HIIT para iniciantes, como deve ser praticado e algumas dicas ideais para progredir.
O que é o HIIT e como iniciar a sua prática?
Para responder o que é o HIIT, devemos conhecer o significado da sua sigla, ou seja, High Intensity Interval Training em inglês, traduzido como treinamento intervalado de alta intensidade.
Os intervalos praticados variam entre 20 e 45 segundos de exercício intercalados com 10 ou 15 segundos de descanso. Dessa forma, promove-se uma tensão que se torna cumulativa nos músculos, fazendo com que os resultados se multipliquem exponencialmente.
Para começar a praticar o HIIT para iniciantes, recomenda-se um treino de 5 ou 7 minutos e a utilização de exercícios já dominados, pois um movimento incorreto pode causar lesões. Além disso, existe uma modalidade de adaptação mais simples que consiste em 60 segundos de corrida e 90 segundos de caminhada. Tudo dependerá da resposta do corpo.
HIIT para iniciantes: quais exercícios são recomendados?
O HIIT para iniciantes deve ser adaptado às capacidades físicas de cada pessoa. Assim, é fundamental que os exercícios e os tempos de intervalo sejam personalizados.
O aumento da intensidade deve ser gradual para atingir a efetividade esperada. Entre os exercícios recomendados para sua introdução, estão os seguintes:
- Prancha anaeróbica.
- Corrida em espaços reduzidos.
- Flexão com torção.
- Agachamento.
- Step-up em caixotes ou cadeiras.
- Salto de estrela.
- Abdominal curto e longo.
- Afundo em bancos para tríceps.
- Agachamentos laterais.
Agora, a fim de colocar todos os itens acima em prática, é hora de conhecer 2 treinos de HIIT para iniciantes que podem parecer exigentes nas primeiras tentativas, mas funcionam para a perda de peso.
Leia também: 4 exercícios de pilates para iniciantes
1. Treino de HIIT de 10 minutos para iniciantes
No primeiro treino, deve ser seguida uma sequência de 20 segundos de trabalho, dando seu máximo, e 10 segundos de descanso total. Para realizar essa sessão, você só precisará do seu corpo e de roupas esportivas confortáveis. Siga o passo a passo:
- Dê um soco cruzado e frontal, também conhecido como jab. Para isso, coloque uma perna à frente da outra com uma abertura aproximada de 10 centímetros e depois execute um soco de boxe centralizado e outro cruzado. O movimento deve ser reproduzido em ambos os braços. Descanso de 10 segundos.
- Faça o salto estrela. Os braços devem ser esticados em direção ao céu em cada salto e apoiados nas laterais durante as quedas.
- Descanso de 10 segundos.
- Faça agachamentos de sumô. A técnica ideal consiste em ficar em pé com uma ampla distância entre os pés e posicioná-los em 45 graus. Além disso, as mãos precisam estar juntas na altura do peito para cada descida e subida.
Cada um dos exercícios deve ser repetido com grande intensidade e até o término dos 20 segundos definidos. Por sua vez, as séries serão determinadas pelos 10 minutos totais.
2. Rotina de HIIT de 20 minutos para iniciantes
Nesse caso, o conjunto de exercícios será feito em 45 segundos de trabalho e 15 segundos de descanso. Para chegar à modalidade de 20 minutos, é necessário ter passado com sucesso pela primeira sessão de treinamento.
Para fazer esse treino, siga as orientações:
- Faça flexões com as mãos paralelas a 5 centímetros de distância. Também é permitido apoiar os joelhos para fazer o exercício.
- Descanso de 15 segundos.
- Faça agachamentos colocando os pés dentro da linha que limita os ombros.
- Descanso de 15 segundos.
- Faça uma corrida no local ou butt kicks. O segredo é fazer os calcanhares tocarem os glúteos durante o movimento de subida.
- Descanso de 15 segundos.
- Faça afundo no banco para tríceps utilizando uma cadeira estável que você tenha disponível. A maneira de fazer é de costas e com as palmas das mãos sobre a cadeira. Em seguida, os cotovelos devem ser flexionados e a pessoa retorna à posição inicial.
- Descanso de 15 segundos.
- Faça agachamentos laterais seguindo a técnica dos dedos dos pés voltados para a frente, enquanto dá um longo passo e se mantém na posição.
- Descanso de 15 segundos.
- Repita cada movimento até completar os 20 minutos preestabelecidos.
Conselhos para progredir no HIIT
Quando se trata do HIIT para iniciantes, o caminho para progredir não é trivial, pois o corpo precisa assimilar os esforços de forma positiva. Portanto, as principais dicas para evoluir, conforme o estipulado por especialistas, são as seguintes:
- Diminuir o descanso: no início, os tempos de descanso costumam ser longos. Nesse sentido, diminuir aos poucos os segundos que são usados para o descanso é uma técnica eficaz para progredir.
- Adicionar exercícios mais explosivos: existem práticas que exigem uma maior intensidade. Por exemplo, você pode adicionar corridas em inclinações consideráveis.
- Adicionar intervalos à série: incluir novos trabalhos na sequência completa não só proporciona versatilidade em termos dos grupos musculares ativados, mas também significa um maior nível de exigência.
Pode ser do seu interesse: Melhore a sua condição de vida com estes exercícios
O HIIT se adapta a cada pessoa
Resumindo, o HIIT para iniciantes é uma ferramenta para queimar calorias em um ritmo acelerado e sem a necessidade de longas sessões de treinamento. Além disso, pode ser adaptado a cada pessoa de acordo com suas possibilidades físicas.
A melhor maneira de entrar na dinâmica do HIIT para iniciantes é adicionando exercícios, cargas, intervalos e intensidade à medida que o corpo se ajusta e o condicionamento físico melhora. Nesse sentido, os excessos não são uma opção que se sustente a longo prazo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wewege M, Van den Berg R, RE Ward y Keech A. Los efectos del entrenamiento en intervalos de alta intensidad frente al entrenamiento continuo de intensidad moderada sobre la composición corporal en adultos con sobrepeso y obesidad. 2017. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/316053861.
- Batacan R, Duncan M, Dalbo V y Tucker P. Efectos del entrenamiento en intervalos de alta intensidad en la salud cardiometabólica: una revisión sistemática y un metanálisis de estudios de intervención. 2016. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/309334501.
- Garzón, Raquel CMS, RD, LD; Mohr y Christopher PhD. Satisfacer las demandas nutricionales del entrenamiento en intervalos de alta intensidad. Revista de salud y estado físico de ACSM. 2014.
- Wen D, Utesch T, Wu J, Robertson S, Liu J, Hu G y Chen H. Efectos de diferentes protocolos de entrenamiento en intervalos de alta intensidad para la mejora del VO2 máx. En adultos: un metanálisis de ensayos controlados aleatorios. J Sci Med Sport. 2019. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30733142/.