As melhores máquinas de academia para queimar calorias e tonificar os músculos
Alguma vez você já se perguntou quais são as máquinas de academia que mais podem te beneficiar? Isso depende dos objetivos que você estabeleceu para si mesmo. Além disso, é necessário manter um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação adequada.
As máquinas de ginástica permitem a realização de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, como evidencia a Fundação Espanhola do Coração. Ou seja, elas não são benéficas apenas para a perda de peso, mas também para a tonificação dos músculos.
Antes de usar máquinas de academia
As máquinas da academia são efetivas quando você faz um uso adequado delas. Nessa linha, é aconselhável começar realizando um treino de baixa intensidade e ir aumentando gradativamente o esforço (mais velocidade, mais peso, mais inclinação, etc.).
Não se esqueça de consultar um personal trainer. Ele poderá montar um treino personalizado para você que respeite sua condição física e seus objetivos. Isso irá garantir que você esteja no caminho certo.
Pode te interessar: 4 alimentos que irão prepará-lo para o seu treino de cardio
Máquinas de academia para queimar gordura
Embora as mais comuns sejam a esteira e a bicicleta fixa, o especialista Alejandro Damián Rodríguez, da Universidade Nacional de La Plata, também aponta outras que contribuem para alcançar o seu objetivo, seja perder peso, tonificar os músculos ou complementar a prática de um esporte. Saiba quais são elas a seguir.
1. Bicicleta estática ou fixa
A máquina de academia mais popular é, sem dúvida, a bicicleta estática. Estima-se que se possa queimar entre 500 e 900 calorias por hora de exercício nessa máquina. Isso dependerá do seu físico da pessoa e da intensidade do treino realizado.
Esta máquina tem um impacto leve nas articulações e é simples de usar. No entanto, para evitar sofrer lesões, você deve consultar um personal trainer para obter instruções sobre como usá-la. Uma delas consiste em ajustar o banco de forma que os joelhos fiquem 90% estendidos.
A desvantagem da bicicleta estática é que ela pode acabar sendo um exercício monótono. Para evitar isso, você pode aproveitar para ouvir música ou assistir a um capítulo da sua série favorita enquanto pedala. No entanto, você deve se concentrar no exercício para fazê-lo corretamente e não se machucar. Só assim você obterá benefícios.
Outra opção para superar o tédio é assistir a aulas de spinning com um bom professor. Ele poderá te ensinar a técnica correta e criar para você um treino progressivo.
2. Esteira
Esta máquina permite queimar entre 450 e 650 calorias por hora, também dependendo da sua condição física e do exercício que pratica. Sem dúvidas, é uma das máquinas de academia mais populares.
Além de você pode caminhar e correr, você também pode simular momentos reais de uma estrada (subidas e descidas, spints, etc.). Isso se deve à possibilidade de alterar velocidades e, em algumas delas, a inclinação.
Apesar disso, a esteira tem um grande impacto nas articulações (principalmente nos joelhos). Por isso, você deve utilizá-la com moderação e sempre seguindo a orientação de um treinador.
3. Stepper
O stepper é outra máquina de academia ideal para queimar calorias. Como a esteira, ele possui diferentes programas que favorecem o exercício de cardio para a perda de peso.
Ele é composto de duas plataformas para colocar os pés de forma a simular uma caminhada. Sua intensidade pode ser ajustada para aumentar o esforço realizado ao subir e descer as pernas. No entanto, você deve ter cuidado, porque os músculos gêmeos das pernas podem ficar fadigados devido à intensidade.
4. Elíptica
Esta máquina é uma combinação da bicicleta, do stepper e da esteira. O movimento realizado é de elipse (por isso o nome do aparelho)
É preciso certa experiência para dominar os movimentos simultâneos dos braços e das pernas. Além disso, é recomendável manter o abdômen contraído para fortalecê-lo e as costas retas para evitar dores.
5. Remo hidráulico
Ao simular o movimento dos remadores de uma canoa ou um caiaque, esta máquina trabalha as partes superior e inferior do corpo e fortalece o abdômen. Para utilizá-la, é fundamental ter cuidado com os joelhos e os ombros . Além disso, durante o exercício, você sempre deve manter as costas retas.
Alguns remos hidráulicos contêm configurações diferentes que você pode aprender com a ajuda de um personal trainer.
Não deixe de ler: 11 truques para não abandonar a academia após o primeiro mês
O principal objetivo da utilização de máquinas de academia
Como você viu, é essencial consultar um personal trainer. Isso vale n ão apenas para planejar e alcançar seus objetivos, mas também para evitar sofrer lesões. Além disso, ele poderá planejar para você um treino de longo prazo.
O principal objetivo de ir à academia deve ser favorecer a saúde . Essa é a melhor motivação para atingir os objetivos que você estabeleceu para si mesmo. Mas não espere alcançar tudo em uma semana. Treine da forma correta e gradualmente você verá os resultados desejados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Zhou, B., Sundholm, M., Cheng, J., Cruz, H., & Lukowicz, P. (2017). Measuring muscle activities during gym exercises with textile pressure mapping sensors. Pervasive and Mobile Computing. https://doi.org/10.1016/j.pmcj.2016.08.015
- Brown, B., Chetty, M., Grimes, A., & Harmon, E. (2006). Reflecting on health. https://doi.org/10.1145/1125451.1125794
- Quintiliani, L. M., Bishop, H. L., Greaney, M. L., & Whiteley, J. A. (2012). Factors across home, work, and school domains influence nutrition and physical activity behaviors of nontraditional college students. Nutrition Research. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2012.09.008
- EJERCICIO AERÓBICO O ANAERÓBICO, ¿CUÁL ES EL MEJOR PARA TU SALUD? Fundación Española del Corazón. https://fundaciondelcorazon.com/corazon-facil/blog-impulso-vital/2654-ejercicio-aerobico-o-anaerobico-icual-mejor-para-tu-salud.html
- Rodríguez, A. (2012). El dispositivo, el gimnasio y el cuerpo entrenado: Reflexiones a la luz de algunos de los aportes de Michel Foucault. VII Jornadas de Sociología de la UNLP, 5 al 7 de diciembre de 2012, La Plata, Argentina. Argentina en el escenario latinoamericano actual : Debates desde las ciencias sociales. EN: Actas. La Plata: UNLP-FAHCE. Disponible en: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.2228/ev.2228.pdf