As melhores máquinas de academia para queimar calorias e tonificar os músculos

As máquinas de academia são úteis para perder peso e tonificar os músculos. Mas você sabe quais são as melhores?
As melhores máquinas de academia para queimar calorias e tonificar os músculos

Última atualização: 07 Junho, 2021

Alguma vez você já se perguntou quais são as máquinas de academia que mais podem te beneficiar? Isso depende dos objetivos que você estabeleceu para si mesmo. Além disso, é necessário manter um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação adequada.

As máquinas de ginástica permitem a realização de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, como evidencia a Fundação Espanhola do Coração. Ou seja, elas o são benéficas apenas para a perda de peso, mas também para a tonificação dos músculos.

Antes de usar máquinas de academia

As máquinas da academia são efetivas quando você faz um uso adequado delas. Nessa linha, é aconselhável começar realizando um treino de baixa intensidade e ir aumentando gradativamente o esforço (mais velocidade, mais peso, mais inclinação, etc.).

Não se esqueça de consultar um personal trainer. Ele poderá montar um treino personalizado para você que respeite sua condição física e seus objetivos. Isso irá garantir que você esteja no caminho certo.

Máquinas de academia para queimar gordura

Embora as mais comuns sejam a esteira e a bicicleta fixa, o especialista Alejandro Damián Rodríguez, da Universidade Nacional de La Plata, também aponta outras que contribuem para alcançar o seu objetivo, seja perder peso, tonificar os músculos ou complementar a prática de um esporte. Saiba quais são elas a seguir.

1. Bicicleta estática ou fixa

A máquina de academia mais popular é, sem dúvida, a bicicleta estática. Estima-se que se possa queimar entre 500 e 900 calorias por hora de exercício nessa máquina. Isso dependerá do seu físico da pessoa e da intensidade do treino realizado.

Esta máquina tem um impacto leve nas articulações e é simples de usar. No entanto, para evitar sofrer lesões, você deve consultar um personal trainer para obter instruções sobre como usá-la. Uma delas consiste em ajustar o banco de forma que os joelhos fiquem 90% estendidos.

Conheça as melhores máquinas de academia para queimar calorias e tonificar os músculos

A desvantagem da bicicleta estática é que ela pode acabar sendo um exercício monótono. Para evitar isso, você pode aproveitar para ouvir música ou assistir a um capítulo da sua série favorita enquanto pedala. No entanto, você deve se concentrar no exercício para fazê-lo corretamente e não se machucar. Só assim você obterá benefícios.

Outra opção para superar o tédio é assistir a aulas de spinning com um bom professor. Ele poderá te ensinar a técnica correta e criar para você um treino progressivo.

2. Esteira

Esta máquina permite queimar entre 450 e 650 calorias por hora, também dependendo da sua condição física e do exercício que pratica. Sem dúvidas, é uma das máquinas de academia mais populares.

Além de você pode caminhar e correr, você também pode simular momentos reais de uma estrada (subidas e descidas, spints, etc.). Isso se deve à possibilidade de alterar velocidades e, em algumas delas, a inclinação.

Apesar disso, a esteira tem um grande impacto nas articulações (principalmente nos joelhos). Por isso, você deve utilizá-la com moderação e sempre seguindo a orientação de um treinador.

3. Stepper

O stepper é outra máquina de academia ideal para queimar calorias. Como a esteira, ele possui diferentes programas que favorecem o exercício de cardio para a perda de peso.

O stepper é outra máquina de academia ideal para queimar calorias

Ele é composto de duas plataformas para colocar os pés de forma a simular uma caminhada. Sua intensidade pode ser ajustada para aumentar o esforço realizado ao subir e descer as pernas. No entanto, você deve ter cuidado, porque os músculos gêmeos das pernas podem ficar fadigados devido à intensidade.

4. Elíptica

Esta máquina é uma combinação da bicicleta, do stepper e da esteira. O movimento realizado é de elipse (por isso o nome do aparelho)

É preciso certa experiência para dominar os movimentos simultâneos dos braços e das pernas. Além disso, é recomendável manter o abdômen contraído para fortalecê-lo e as costas retas para evitar dores.

5. Remo hidráulico

Ao simular o movimento dos remadores de uma canoa ou um caiaque, o remo hidráulico trabalha as partes superior e inferior do corpo e fortalece o abdômen
O remo hidráulico é uma das melhores máquinas de academia para queimar calorias e tonificar os músculos.

Ao simular o movimento dos remadores de uma canoa ou um caiaque, esta máquina trabalha as partes superior e inferior do corpo e fortalece o abdômen. Para utilizá-la, é fundamental ter cuidado com os joelhos e os ombros. Além disso, durante o exercício, você sempre deve manter as costas retas.

Alguns remos hidráulicos contêm configurações diferentes que você pode aprender com a ajuda de um personal trainer.

O principal objetivo da utilização de máquinas de academia

Como você viu, é essencial consultar um personal trainer. Isso vale não apenas para planejar e alcançar seus objetivos, mas também para evitar sofrer lesões. Além disso, ele poderá planejar para você um treino de longo prazo.

O principal objetivo de ir à academia deve ser favorecer a saúde. Essa é a melhor motivação para atingir os objetivos que você estabeleceu para si mesmo. Mas não espere alcançar tudo em uma semana. Treine da forma correta e gradualmente você verá os resultados desejados.

Pode interessar a você...
Os melhores truques para melhorar o desempenho na academia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os melhores truques para melhorar o desempenho na academia

Para oferecer sua melhor versão, colocamos à sua disposição os melhores truques para melhorar o desempenho na academia. Siga lendo.