11 truques para não abandonar a academia após o primeiro mês

No momento de ir à academia você deve estabelecer um programa de exercícios, usar roupas confortáveis, ficar hidratado e, sobretudo, aprender a se divertir com a rotina.

Quer conhecer algumas recomendações para para não abandonar a academia? Talvez tenha acontecido com você algum dia: você se matricula, compra roupas novas, melhora sua alimentação, e até mesmo idealiza suas rotinas diárias. Segue uma dieta e faz atividade física, mas depois dos primeiros 15 dias você está cansado.

A motivação dos primeiros dias foi esgotada, e por algum motivo você começa a sentir que a rotina que planejou para a semana já não é tão importante.

Se você se sentir identificado, tome nota dessas 11 maneiras inteligentes que o ajudarão a tornar os exercícios diários uma parte importante da sua vida.

Dicas para não abandonar a academia

1. O que você quer alcançar?

Mulher fazendo prancha

É importante estabelecer metas, então peça ao seu instrutor que o ajude a alcançar objetivos através de um programa de treinamento adequado para você, levando em consideração sua idade, seu corpo e seu propósito.

Também é necessário organizar uma agenda com os exercícios a serem executados, a frequência, o peso inicial, e em quanto tempo você verificará seu peso.

Tudo isso servirá como uma ferramenta para avaliar seu progresso, e ajudá-lo a avaliar as mudanças que ocorrem em seu corpo.

2. Divirta-se

Lembre-se de que tudo que você faz é para o seu benefício; não é porque você coloca mais peso nas máquinas de ginástica que alcançará objetivos mais rapidamente.

Da mesma forma, aprenda a reconhecer quando a dor é um sintoma de lesão e evite se machucar. Faça exercícios de maneira constante e moderada, para que não lhe pareça um suplício e você se divirta.

3. Use roupas confortáveis

Mulher fazendo alongamento

Alguns pesquisadores afirmam que roupas esportivas vermelhas contribuem para o sucesso nos esportes. As cores fosforescentes também estão na moda, por isso elas também podem ser uma boa opção.

Além desses aspectos adicionais, é essencial que você evite exercitar-se com roupas muito apertadas, pois estas impedem a transpiração natural. Roupas impermeáveis não são boas aliadas, por isso é melhor deixá-las em casa.

4. Vá à academia mais perto da sua casa

Vá a academia mais próxima da sua casa, porque quanto mais perto de você, menos desculpas terá para não ir.

Tente sempre que puder ir caminhando, porque isso irá ajudá-lo a aquecer seus músculos e a fazer exercícios cardiovasculares ao mesmo tempo.

5. Crie um ambiente positivo

A música é um grande motivador, então escolha sua música favorita. Um ambiente positivo na academia é metade de uma batalha vencida.

6. Compre um pacote de três meses

Pessoa fazendo exercícios

Uma vez que você investiu seu dinheiro, se sentirá engajado a não perder o investimento. Veja o desembolso como uma despesa, que com o seu esforço se tornará um investimento e trará resultados positivos.

7. Elabore um plano de trabalho

Defina sua rotina, quantas vezes por semana irá treinar, quando e o que você fará. Isso impedirá que você se perca quando chegar na academia e sinta a necessidade de ir todos os dias.

Dentro do seu plano, inclua uma sessão de aquecimento de cerca de 10 a 15 minutos, seguida de sua rotina de fortalecimento para seus músculos, e feche com exercício cardiovascular de intensidade moderada.

Seguir a ordem adequada de seus exercícios irá mantê-lo longe de lesões, otimizará o tempo, e você verá os resultados desejados.

8. Não siga os conselhos de terceiros

O conselho de pessoas que aprenderam a técnica por si só pode não ser apropriado para você. O conselho pode ajudar, mas não há nada que supere as recomendações de um treinador pessoal.

9. Mantenha a hidratação adequada

Jovem tomando água

É importante estar atento à sua hidratação antes, durante e após a atividade física. Se a rotina de exercícios realizada exceder uma hora de duração, ou sua intensidade for vigorosa, você deve repor os líquidos corporais com bebidas hidratantes.

Se o treino durar menos de uma hora e tiver intensidade moderada, seu consumo usual de água provavelmente será suficiente e você não precisará de um fornecimento extra.

10. Conheça seus limites

Aprenda a reconhecer os sintomas que indicam a necessidade de parar a sessão de exercícios. Se sentir dor no peito, fadiga ou cansaço extremo, interrompa o exercício imediatamente e descanse por um tempo.

11. Dê um presente a si mesmo

Dê algo de presente a si mesmo, mesmo que seja pequeno, pelo seu esforço. Escolha algo que o impulsione a continuar sua rotina, para melhorar seu aspecto físico e sua saúde.

Gostou destas dicas para não abandonar a academia? Não deixe de colocá-las em prática!

Recomendados para você