Passe do medo à motivação com 6 pensamentos

· 13 de junho de 2017
Para passar do medo para a motivação devemos ter a ideia de que, assim como depois da tormenta chega a calma, depois de um fracasso sempre vem uma grande conquista

Do medo à motivação, quem não gostaria? Quando temos alguma meta por realizar, um sonho por alcançar ou algo que desejamos obter, nos vemos motivados a fazer tudo de modo positivo e com muita força.

No entanto, os pensamentos negativos e as dúvidas fazem com nossos desejos muitas vezes não se materializem. 

O fator mais determinante não costuma ser outro além do medo. Logo, queremos mostrar algumas frases para passar do medo para a motivação em minutos.

Sabemos que este caminho não é fácil, mas sempre é importante ter a capacidade de tomar as decisões livres desse sentimento.

1. “O medo não se cria por aquilo que nos rodeia, mas se encontra em nossa mente, por aquilo que pensamos que irá acontecer”

Moça com medo

Em quantas ocasiões você ficou paralisado pelo medo? Nos referimos àquelas situações nas quais você sozinho cria toda uma história na cabeça imaginado o pior cenário.

Você nem sequer tomou uma decisão, mas já imaginou que tudo irá fracassar e as consequências. Como nada disso soa bom, você simplesmente não faz nada.

A realidade é que, às vezes, nossa mente pensa coisas ruins e, para poder superar isso e alcançar a motivação, é necessário afastar de nossa memória os pensamentos negativos.

É necessário sossegar os pensamentos para tomar decisões mais acertadas e não influenciadas por esses pensamentos induzidos pelo medo.

É importante não deixar que as experiências do passado o intimidem ao ponto de não agir.

Quer saber mais? Leia: 5 formas para encontrar motivação quando se sentir agoniado

2. “Tenho que correr riscos. Não devo temer da derrota”

Mulher correndo com medo no bosque

Entender que na vida, às vezes se ganha e outras se perde nos permite viver de uma forma mais leve.

As pessoas que ficam presas em seus temores, poucas vezes erram, mas isso também reduz as chances de melhorar e avançar.

Os equívocos formam parte de nossa vida e são de grande ajuda. Se não existissem os fracassos talvez nunca tivéssemos aprendido aquilo que precisávamos saber para chegar onde estamos.

Não é simples entender isso, mas devemos levar em consideração que, ao fracassar, no fundo, também estamos ganhando algo: um aprendizado que nos ajudará no futuro.

Por isso, não tema os fracassos e atreva-se a passar do medo para a motivação.

3. “O medo transforma em estranhos àqueles que, de outra maneira, poderiam ser amigos”

Temer sempre nos bloqueará e evitará que provemos coisas novas. Quando sentimos medo nos fechamos a novas possibilidades de conhecer pessoas.

Você é daqueles que seguem o velho conselho de não falar com estranhos? Se sim, deixe de fazê-lo.

Às vezes é desagradável conhecer pessoas diferentes a nós.

Não se trata de dar confiança a qualquer pessoa, mas sim de você se liberar do temor de conhecer pessoas que poderiam trazer algo bom para a sua vida.

Lembre-se de que as pessoas de sucesso se preocupam muito por conhecer o máximo de pessoas que puderem.

E não perca: Não ter amigos é ruim para a saúde

4. “Aquele que não é o suficientemente valente para tomar riscos, não conseguirá nada na vida”

Mulher surfando sem medo

Tomar riscos é uma questão de atitude. Esta atitude implica em ter uma dose de valentia para a vida.

Quando sentimos medo e deixamos de vencer por causa dele, estamos enfraquecendo nosso caráter valente e dando força à covardia.

O resultado é que o medo se torna cada vez mais forte. Por isso, o melhor nestes casos é ir limpando nossa mente de pensamentos que perturbem a nossa tomada de decisões corretas.

Já sabemos que é muito fácil se deixar levar pelo medo, mas se o fizer, estará bloqueando as chances de melhorar nos aspectos importantes de sua vida.

5.  “Eliminar o medo é questão de atitude e não aptidão”

Você pode estar muito preparado, ter a melhor formação. No entanto, isso não nos exime de sentir medo frente a alguma situação.

É normal sentir medo e passar momento de incerteza.

O que não é normal é deixar que esse temor nos domine e deixar de desfrutar do melhor de nossa vida.

Se você é daqueles que acreditam que quanto mais preparação, menos medo, saiba que não é assim. Tudo que seja novo ou represente uma novidade, irá fazer você se sentir igual.

Essas pessoas que acreditam que não tem medo e são especialistas, já passaram por este processo. Você não pode chegar muito longe, se não consegue superar o medo e se motivar. 

6. “Não deixe que as dúvidas não o permitam decidir”

Se você deseja fazer algo em sua vida, como mudar de emprego, começar uma nova relação, sair de viagem ou fazer uma mudança muito grande, enfrentará dúvidas e medos.

Nestes casos o que temos que fazer é analisar os prós e os contras da situação. A partir desta análise, poderemos tomar a decisão correta e assim ver se esse sonho ou essa meta é possível.

  • Para passar do medo à motivação, primeiro devemos ter em mente o que é que nos faz sentir medo.
  • A partir daí, poderemos fazer um pequeno esboço do que poderemos obter e o que poderemos perder em cada situação que se apresente.

Não se esqueça de que superar o medo requer muita prática e tomada de ação.

  • Delumeau, J., & Machado, M. L. (2009). História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. Editora Companhia das Letras.
  • Fleming, M. (2005). Entre o medo e o desejo de crescer: Psicologia da adolescência. Porto: Edições Afrontamento.
  • a Gray, J. (1978). A psicologia do medo e do stress. Zahar.