7 dicas para beber mais água e melhorar a saúde

Se você não gosta de beber água, pode incluir pedaços de fruta ou ervas aromáticas para saborizá-la e tornar seu consumo mais agradável. Pouco a pouco você pode ir intercalando com a água natural.

Última atualização: 15 Fevereiro, 2021

Quantas vezes você decidiu beber mais água por dia e não conseguiu cumprir esse propósito? Talvez muitas, mas o importante é que você não pare de tentar. Esse hábito simples é um dos melhores remédios para muitos problemas de saúde, assim como para a prevenção.

Embora não haja consenso sobre se 8 copos de água por dia são essenciais em todos os casos, todos os especialistas concordam que é necessário beber água suficiente para manter o corpo hidratado. A quantidade varia de pessoa para pessoa (dependendo do sexo, idade, estilo de vida, estado de saúde, etc.).

Descubra neste artigo 7 dicas simples para beber mais água todos os dias sem esforço.

Beber mais água todos os dias é um investimento na saúde… e beleza!

Se você pretende beber mais água, saiba que esse hábito vai beneficiar a saúde de todo o seu corpo (e até mesmo a sua aparência) de uma forma muito positiva:

  • O cabelo parecerá mais saudável.
  • Auxilia contra a constipação.
  • Melhora a função dos rins e do resto do sistema renal.
  • Favorece o bom funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo, inclusive a pele.
  • Prevenimos (ou reduzimos, conforme o caso) a retenção de líquidos e o inchaço.
  • A inflamação e a dor são aliviadas, principalmente nos joelhos e na região cervical.

Vejamos agora algumas dicas para beber mais água todos os dias.

1. Leve sua garrafa sempre com você

A primeira dica para não se esquecer de beber água é se acostumar a levar sempre consigo uma garrafa cheia de água, no mínimo um litro, para encher duas vezes ao dia.

Essa garrafa vai te acompanhar onde quer que você vá, para que possa tomar bebidas sem perder tempo e com o maior conforto.

Junte-se à moda de quem já anda o dia todo com sua garrafa de água! E lembre-se, se for de aço inoxidável ou vidro, melhor para o meio ambiente.

2. Gelo e limão

Se você tem dificuldade para beber água porque está acostumado a tomar outras bebidas como sucos, café ou bebidas com gás, deve passar por uma espécie de processo de desintoxicação e acostumar seu corpo a beber água e gostar dela.

Uma boa maneira de começar consiste em tomar água com gelo e limão, e você pode até acrescentar algumas gotas de estévia para adoçar sem adicionar calorias. Pouco a pouco você pode ir combinando esta limonada com água pura.

3. Dê um toque de sabor à água

Outra opção para que a água seja mais gostosa são as águas saborizadas. Consiste em colocar frutas, flores ou plantas aromáticas para macerar na água por algumas horas antes de tomá-la. O efeito é bonito visualmente e conseguimos bebidas com um leve toque de sabor que nos ajudará a beber com mais facilidade.

4. Coloque alarmes ou bilhete para se lembrar

Se você se lembra de beber água apenas no final do dia, quando é tarde demais para beber uma boa quantidade, propomos uma solução prática: defina alarmes ou lembretes. Isso te ajudará a tomar goles a cada poucos minutos, em vez de beber muito de uma vez só.

Uma nota no seu local de trabalho, na geladeira ou na sala, ou os alarmes do seu celular de vez em quando irão te ajudar a incorporar esse hábito à sua rotina. Então você não terá que usar nenhum lembrete.

5. Faça exercícios para beber mais água todos os dias

Uma forma de beber mais água é aumentar a sudorese corporal para te deixar com mais sede. E a melhor maneira de suar é se exercitando ou praticando esportes intensos pelo menos 3-4 vezes por semana.

Com uma sessão de dança, uma rotina de cardio ou tonificação, ou uma sessão de algum tipo de esporte, é provável que aumentemos a ingestão de água em meio litro ou um litro sem qualquer esforço, pois o corpo vai solicitar.

6. Beba sempre um copo de água ao se levantar

A hora mais importante para beber água é quando nos levantamos. Quando acabamos de acordar e ainda não comemos ou bebemos o primeiro café, precisamos nos reidratar, pois passamos várias horas (dormindo) sem dar água ao corpo.

  • Tome um copo logo pela manhã. Você não precisa fazer isso de uma só vez, você pode fazer em goles, com calma. O importante é que você termine de beber antes de começar a tomar o café da manhã.
  • O resto da água que você precisa pode ser bebida durante a manhã e a tarde.
  • Evite beber muita água duas a três horas antes de dormir, para não ter que se levantar para urinar muitas vezes à noite.

7. Beba um copo antes ou depois de comer

Você sabia que muitas vezes comemos mesmo sem fome porque confundimos com sede? Você pode fazer o teste. Quando estiver com fome entre as refeições, beba um bom gole de água e espere alguns minutos. Desta forma, poderemos não só beber mais água, mas também controlar o peso e não comer impulsivamente.

Por outro lado, para beber mais água todos os dias, é sempre possível se acostumar a beber um copo meia hora antes de comer.