Os 5 melhores exercícios para fortalecer o core

Trabalhar a área central do corpo é fundamental para alcançar estabilidade, equilíbrio, uma postura melhor e mais força. Descubra 5 exercícios para fortalecer o core.
Os 5 melhores exercícios para fortalecer o core

Última atualização: 03 janeiro, 2022

Existem vários exercícios para fortalecer o core. Na maioria dos casos podemos fazê-los em casa, no parque ou na praça mais próxima, já que não é necessário nenhum tipo de equipamento para executá-los.

No entanto, para outros exercícios precisaremos de alguns elementos e talvez até de um treinador profissional. Portanto, é uma boa opção ir à academia.

O core é a área intermediária do nosso corpo. Trabalhar a musculatura dessa região é importante para conseguir mais estabilidade, equilíbrio e uma postura melhor. Além disso, nos ajudará a ter um melhor desempenho nas atividades diárias e nos esportes.

Os exercícios mais recomendados para fortalecer o core

O fortalecimento da musculatura da zona central é fundamental para atingir a estabilidade e ganhar força, o que nos proporcionará um melhor rendimento nas atividades tanto diárias quanto esportivas. Para trabalhar a zona média existem exercícios que focam nos músculos abdominais, lombares, do assoalho pélvico, glúteos e coluna vertebral.

A seguir apresentamos uma lista de exercícios ideais para fortalecer o core e alcançar um núcleo estabilizado e forte.

1. Pranchas abdominais

As pranchas utilizam o peso do nosso próprio corpo e ajudam a aumentar a resistência. Podemos fazer pranchas isométricas ou dinâmicas, o importante é conseguir a posição correta em cada uma das variações e mantê-la pelo tempo estipulado para trabalhar a resistência.

Estas são algumas das pranchas que podemos fazer em casa:

  • Tradicional: de bruços, com os antebraços apoiados no chão, as pernas estendidas e a planta dos pés apoiada.
  • Invertida ou supino: é feito na posição deitada de costas, com os braços estendidos e as mãos apoiadas no chão; pernas estendidas e calcanhares como ponto de apoio.
  • Lateral: é executada com a pessoa deitada de lado. Um pé é colocado sobre o outro, ou seja, apenas um pé está apoiado no chão. Também usamos somente uma das mãos como apoio, enquanto a outra pode ficar na cintura. O torso deve sempre permanecer reto.
  • Dinâmica: é realizada com movimentos coordenados. Os mais comuns são a dinâmica tradicional e a prancha Superman.
Prancha lateral isométrica para fortalecer o core.
As pranchas laterais exigem uma habilidade um pouco superior, pois essa postura exige equilíbrio.

2. Elevação de pernas

A maneira mais fácil é fazer este exercício é deitado sobre um colchonete ou na grama, com o rosto para cima. As mãos são colocadas sob os quadris ou ao lado do corpo e as pernas esticadas se movem para cima e para baixo ao mesmo tempo de maneira controlada.

Quando baixamos as pernas elas não devem tocar o chão, o que manterá o abdome tenso. São trabalhados o reto abdominal, os músculos transverso profundo e dorsal.

3. Roda abdominal

A roda abdominal possui dois pontos de agarre. Para realizar o exercício devemos nos posicionar de joelhos, agarrar esses pontos e deslizar com os braços estendidos para frente e para trás de forma alternada e controlada.

Quanto mais estiramos o tronco para a frente, mais ativos ficarão os músculos da zona intermediária. Esse exercício é ideal para tonificar os músculos em geral, aumentando a resistência física e queimando calorias.

Roda abdominal para fortalecer o core.
A roda abdominal exige o uso deste implemento, que pode ser comprado para ter em casa ou usado em academias.

4. Escaladas ou escaladores

Também chamados de alpinistas, esse é um exercício de combinação de prancha isométrica com elevações, neste caso de joelhos. As escaladas ajudam a fortalecer os músculos de todo o corpo e, claro, do core.

A escalada é realizada da seguinte forma:

  1. Deitamos de bruços na posição de prancha.
  2. Braços e pernas devem ser estendidos, com o apoio das mãos e pontas dos pés.
  3. Devemos manter o torso reto.
  4. Elevamos um joelho diagonalmente para trazê-lo ao cotovelo oposto.
  5. Em seguida trazemos o outro joelho até o outro cotovelo.
  6. O exercício deve ser  repetido alternadamente até que a série seja concluída.

5. Abdominal na polia

Esse movimento é feito em uma máquina. Devemos prestar atenção à postura e ao peso que usamos para evitar lesões.

É importante consultar um treinador para realizá-lo corretamente. O ideal é começar com cargas moderadas ou baixas e aumentá-las progressivamente.

Veja como executá-lo passo a passo:

  1. Nos ajoelhamos abaixo da polia.
  2. Seguramos a polia com as duas mãos atrás do pescoço.
  3. Inclinamos o corpo para a frente em um movimento de compressão abdominal.
  4. Voltamos à posição inicial de forma controlada.
  5. O exercício é repetido pelo número de vezes estipulado.

Benefícios do treinamento da zona média do corpo

O fortalecimento da área do core traz vários benefícios para a saúde geral e também em relação à estética, visto que melhoramos a postura e tonificamos os músculos. Por outro lado esses exercícios devem ser complementados com outros tipos de atividades e acompanhados de uma alimentação específica de hábitos saudáveis.

Estes são alguns dos benefícios fornecidos pelos exercícios para fortalecer o core:

  • Melhora a coordenação.
  • Proporciona um maior equilíbrio.
  • Possibilita uma melhor postura corporal.
  • Queima calorias.
  • Aumenta a força muscular.
  • Ajuda a prevenir lesões.

Dê equilíbrio ao seu corpo e à sua vida!

Se formos iniciantes o ideal é começar com exercícios menos exigentes. Aos poucos os músculos começarão a se a fortalecer.

À medida em que nos sentimos melhor e progredimos, podemos passar para os exercícios mais complexos. O mais importante no início é conseguir as posturas e a técnica corretas. Se fizermos muitas repetições ou adicionarmos carga mas não nos exercitarmos da maneira certa corremos o risco de sofrermos lesões.

Finalmente, sempre que iniciamos uma atividade física dependemos de nós mesmos. Foque nos seus objetivos e organize a sua rotina para dedicar um momento do dia para fazer exercícios, o que será benéfico para o restante das sua vida.

Não se esqueça de que, para que isso valha a pena, é preciso manter a constância e acompanhar a atividade física com uma alimentação adequada, hábitos saudáveis e bom um descanso. É hora de começar a equilibrar o seu corpo e a sua vida!

This might interest you...

Exercícios abdominais para conseguir um tanquinho perfeito
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Exercícios abdominais para conseguir um tanquinho perfeito

Para alcançar um tanquinho perfeito é necessário combinar a prática de exercícios abdominais com uma dieta adequada e um bom descanso.



  • Huxel Bliven KC, Anderson BE. Core stability training for injury prevention. Sports Health. 2013 Nov;5(6):514-22. doi: 10.1177/1941738113481200. PMID: 24427426; PMCID: PMC3806175. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24427426/
  • Kibler WB, Press J, Sciascia A. The role of core stability in athletic function. Sports Med. 2006;36(3):189-98. doi: 10.2165/00007256-200636030-00001. PMID: 16526831. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16526831/