5 esportes para pessoas com dores nos joelhos

Embora estes esportes não tenham um grande impacto nos joelhos, o nosso corpo mesmo nos indicará qual é o melhor exercício.
5 esportes para pessoas com dores nos joelhos
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

É necessário manter-se ativo e, na medida do possível, evitar o sedentarismo para usufruir de saúde e bem-estar. Porém, quando você sente dores nos joelhos, o exercício é desagradável e até difícil.

Embora o repouso total pareça a solução, parar de se mover só piorará a sua condição física e é possível que aumente as dores nas articulações afetadas; portanto, você deve consultar o seu médico sobre os tipos de exercícios indicados para o seu caso, em que frequência e intensidade.

Dores nos joelhos é um incômodo que pode afetar a sua qualidade de vida se você não resolver a tempo. Por isso, fique atento aos primeiros sintomas e siga as instruções do seu médico assim que ele lhe der o diagnóstico.

Vejamos abaixo alguns dos esportes que o seu médico poderá recomendar para aliviar as dores no joelho.

1. Caminhar, um dos melhores exercícios para pessoas com dores no joelho

pessoas com dores nos joelhos

Caminhar é uma atividade de baixo impacto que afeta pouquíssimo às articulações. Colocamos este exercício em primeiro lugar porque é o mais simples e prático dos esportes para quem sofre de dores nos joelhos.

Não só o ajuda a se manter uma boa condição física, como a obter vitamina D se for realizado ao ar livre: também o ajudará a reduzir os incômodos.

O ideal é começar com caminhadas em superfícies planas ou lisas que sejam bem firmes e não se exceda no tempo. Embora se recomende caminhar 30 minutos por dia, você pode repartir este tempo em pequenas caminhadas. Esta é uma dica que não deve passar por alto se a dor é muito forte ou o joelho começa a incomodar depois de alguns minutos.

Quando perceber que as suas pernas se fortaleceram, poderá aumentar a duração e a intensidade.

2. Ciclismo

O ciclismo é outro dos esportes indicados para pessoas com dores no joelho. O movimento repetitivo que se exerce na bicicleta faz os tendões que estão ao redor dos joelhos trabalharem e os músculos que suportam as articulações da região também.

O ciclismo é um esporte de baixo impacto que lhe dá a vantagem de escolher entre uma bicicleta estática e uma de passeio.

Se você é daqueles que pensam que o ciclismo só aumentará os incômodos, pode ficar tranquilo, pois não pressiona os joelhos. Porém, sempre deve começar com uma pedalada suave e aumentar a medida em que se adapte.

Procure se exercitar na bicicleta três ou quatro vezes por semana entre 25 e 30 minutos para aumentar a força de suas pernas e a capacidade cardiovascular.

3. Natação e aeróbicas aquáticas

exercícios para pessoas com dores no joelho

Outro dos esportes recomendados neste caso são a natação e as aeróbicas aquáticas. Além de não exercerem nenhuma pressão sobre os joelhos, são a melhor opção se você sofreu uma lesão e não pode praticar outro tipo esporte.

Devido ao fato de que a água sustenta o peso do corpo, você pode realizar sessões de exercícios na água para melhorar a sua resistência e elasticidade sem forçar as articulações dos joelhos. Isso lhe permitirá pular, rodar e girar sem sentir dor.

Os exercícios deste tipo também são ideais para quem sofre de artrite, osteoporose e fibromialgia. Porém, é necessária a autorização do médico para evitar inconvenientes.

4. Aparelho elíptico

A ideia de caminhar como esporte não o encanta porque você sente que falta algum desafio? Nesse caso considere o aparelho elíptico.

A força que exerce ao usá-lo é a mesma que usa ao caminhar, por isso não vai lesionar o joelho, mas pode jogar com variáveis como velocidade e inclinação para tornar tudo mais interessante.

Se o que você deseja é desenvolver a força nas pernas e também melhorar a capacidade cardiovascular, este exercício é o que você procura.

Comece com 15 a 20 minutos para ir adaptando as pernas ao movimento. A medida em que adquirir mais força nas pernas, poderá aumentar o ritmo e a duração do treinamento elíptico.

5. Ioga e pilates

ioga e pilates

Os dois últimos esportes recomendados para as pessoas com dores no joelho são a ioga e o pilates. São duas opções de baixo impacto e fáceis de realizar, pois só precisará contar com espaço suficiente.

Tanto a ioga quanto o pilates permitirão:

  • Relaxar a mente;
  • Corrigir a postura;
  • Melhorar a resistência muscular;
  • Fortalecer diversas partes do corpo;
  • Perder peso; (ou mantê-lo, como desejar).

O recomendável seria que as primeiras vezes que os pratique procure aulas com especialistas. Embora as posturas sejam simples, você pode acabar com dor nas costas se as realizar incorretamente.

Dores nos joelhos: recomendações adicionais

Agora que você tem uma ideia geral dos melhores esportes para lidar com a sua dor nos joelhos, lembre-se:

Não se exija além da conta. Comece a praticar de 15 a 20 minutos três vezes por semana e sempre com a supervisão de um especialista. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico se não tem nenhuma contraindicação. Se você tem alguma lesão é provável que o seu médico lhe recomende deixar algumas práticas de lado.

Use sempre o sapato apropriado. Não é boa ideia sair com sapatos completamente novos para fazer um trajeto longo, pois pode terminar com bolhas. Por sua vez, um sapato muito usado pode ter a sola bem desgastada. Isso pode fazer com que você escorregue, dando origem a mais lesões.

Por fim, evite usar um calçado completamente plano, para não causar dores nas costas e outros problemas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • A. Peña Ayala, J. Fernández- López. Prevalencia y factores de riesgo de la osteoartritis. Reumatología Clínica. 2007
  • S. Mallorques. Artrosis de rodilla. Jama. 2003
  • V. Paus, P. Del Compare. Ligamento cruzado posterior. Semiología y clasificación. Asoc. Arg. Ortop. y Traumatol. 2009

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.