5 esportes para pessoas com dores nos joelhos

· 31 de julho de 2018
Ainda que estes esportes não costumem ter grande impacto nos joelhos, o nosso corpo mesmo será quem nos indique qual é o melhor exercício.

Já falamos bastante sobre a importância de nos mantermos ativos, e com certeza você já ouviu sobre isso em vários lugares.

Porém, quando temos dor nos joelhos, praticar exercícios é pouco agradável.

Claro que a maioria de nós poderia adorar não fazer nada, mas a condição física pioraria e talvez a dor no joelho aumentaria.

A realidade é que a dor nos joelhos é um incômodo que pode afetar sua vida cotidiana se não se cuidar a tempo.

Pode começar com um incômodo ocasional ou produto de uma lesão grave, mas sempre deve prestar atenção quando começa.

Nesta ocasião queremos falar dos esportes para pessoas com dor nos joelhos.

1. Caminhar

Se tiver dores nos joelhos pode andar

Caminhar é uma atividade de baixo impacto que afeta pouquíssimo às articulações. Colocamos este exercício em primeiro lugar porque é o mais simples e prático dos esportes para quem sofre de dores nos joelhos.

Não só te ajuda a se manter em boa condição física, como a obter vitamina D se feito do lado de fora ao ar fresco: também te ajudará a reduzir os incômodos.

  • O ideal é começar com caminhadas em superfícies planas ou lisas que sejam bem firmes e não se exceda com tempo.

Ainda que se recomende caminhar 30 minutos por dia, você pode repartir este tempo em pequenas rotas.

Esta é uma dica que não deve passar por alto se a dor é muito forte ou o joelho começa a incomodar depois de alguns minutos.

A medida que sinta que suas pernas se fortalecem, pode aumentar a duração e a intensidade.

Visite este artigo: O quanto você deve caminhar todos os dias para perder peso? 

2. Ciclismo

O ciclismo é um esporte de baixo impacto que te dá vantagem de escolher entre uma bicicleta estática e uma de exterior.

O movimento repetitivo que se exerce na bicicleta faz os tendões que estão ao redor dos joelhos trabalharem e os músculos que suportam as articulações da região também.

  • Se você é dos que pensam que o ciclismo só aumentará os incômodos, pode ficar tranquila, pois não pressiona os joelhos.
  • Porém, sempre deve começar com uma pedalada suave e aumentar a medida em que se adapte.
  • Procure se exercitar na bicicleta três ou quatro vezes por semana entre 25 e 30 minutos para aumentar a força de suas pernas e a capacidade cardiovascular.

3. Natação e aeróbicas aquáticas

A  natação pode ser praticada por pessoas com dores nos joelhos

Outro dos esportes recomendados neste caso são a natação e as aeróbicas aquáticas.

Além de não exercerem nenhuma pressão sobre os joelhos, são a melhor opção se você sofreu uma lesão e não pode praticar outro esporte.

  • Devido ao fato de que a água sustenta o peso do corpo, você pode fazer sessões de exercícios na água para melhorar sua resistência e elasticidade sem forçar as articulações dos joelhos.

Isso te permitirá pular, rodar e girar sem sentir dor.

  • Os exercícios deste tipo também são ideais para quem sofre de artrite, osteoporose e fibromialgia.

Veja também: Descubra como a natação ajuda a melhorar a sua saúde

4. Máquina elíptica

A ideia de caminhar como esporte não te encanta porque você sente que falta algum desafio? Nesse caso considere a máquina elíptica.

A força que exerce ao usá-la é a mesma que ao caminhar, por isso não vai lesionar o joelho, mas pode jogar com variáveis como velocidade e inclinação para tornar tudo mais interessante.

  • Se o que você procura é desenvolver forças nas pernas e também melhorar a capacidade cardiovascular, este exercício é o que você procura.
  • Comece com 15 a 20 minutos para ir adaptando as pernas ao movimento.
  • A medida em que adquirir mais força nas pernas, poderá aumentar o ritmo e a duração do treinamento elíptico.

5. Ioga e pilates

Abdominais podem ser praticadas por pessoas com dores nos joelhos

Os dois últimos esportes recomendados para as dores no joelho são a ioga e o pilates.

São duas opções de baixo impacto e fáceis de realizar, pois só precisará contar com espaço o suficiente.

Tanto a ioga quanto o pilates te permitirão:

  • Corrigir a postura;
  • Melhorar a resistência muscular;
  • Perder peso;
  • Fortalecer o corpo;
  • Relaxar a mente;

O recomendável seria que as primeiras vezes que pratique procure a aulas com especialistas.

Ainda que as posturas sejam simples, pode terminar com dor nas costas se realiza incorretamente.

O que as pessoas com dor nos joelhos não devem esquecer ao praticar esportes?

Agora que você tem uma ideia mais geral dos melhores esportes para lidar com sua dor nos joelhos, lembre-se:

  • Não se exija além da conta. Comece a praticar de 15 a 20 minutos três vezes por semana e sempre com a supervisão de um especialista.
  • Pergunte ao seu médico se não tem nenhuma contraindicação. Se você tem uma lesão invasiva é provável que seu doutor te recomende deixar algumas de lado.

Use o sapato apropriado. Não é boa ideia sair com sapatos completamente novos para fazer um trajeto logo, pois pode terminar com bolhas.

Por sua vez, um sapato muito usado pode ter a sola bem desgastada. Isso pode fazer com que resvale, dando pé a mais lesões.