Descubra como a natação ajuda a melhorar a sua saúde

Quando alguém lhe disser que a natação é o exercício mais completo, pode acreditar. Ele ajuda a melhorar a saúde física e mental, e oferece diversos benefícios.
Descubra como a natação ajuda a melhorar a sua saúde

Última atualização: 20 Novembro, 2018

A crescente fixação por corrida está ofuscando outros esportes que são muito eficazes para moldar o nosso corpo e mantê-lo saudável. Um deles é a natação.

Ao nadar, exercitamos todas as partes do corpo e, além disso, podemos treinar diversos aspectos, desde a resistência à força.

Tudo isto através de rotinas de baixo impacto, já que a água nos dá uma sensação de maior leveza.

Neste sentido, trata-se de uma atividade adequada para qualquer idade e pessoa, inclusive para aqueles que sofrem de problemas musculares ou ósseos, sobretudo se os exercícios forem adaptados às suas necessidades.

Tendo isto em conta, queremos que você entenda como a natação ajuda a melhorar a saúde.

Você quer descobrir todas as suas vantagens?

Motivos pelos quais a natação ajuda a melhorar a saúde

1. Melhora a circulação sanguínea

fazer-natacao

O movimento favorece a circulação sanguínea. Quando estamos na piscina, não só movimentamos os braços, como também utilizamos a parte superior e a inferior do corpo.

Além disto, colocamos em funcionamento partes do corpo que costumamos esquecer na academia, como os tornozelos, os pulsos ou os dedos das mãos e dos pés.

O caso dos pés é muito importante, já que nesta região ocorrem mais dificuldades de fluxo sanguíneo.

Aqui, devido ao alinhamento de todo o corpo na horizontal, junto com o movimento do mesmo, permite-se que a circulação flua normalmente em todo o corpo.

2. Modela seu corpo

Em primeiro lugar, com a natação realizamos muito trabalho cardiovascular. Isto é muito importante para queimar gordura.

Mesmo assim, isso não é tudo. Também usamos a força para empurrar a água com o nosso corpo, deixando-o tonificado.

  • Se quiser potencializar este resultado, recomendamos usar equipamentos como o pull buoy ou a prancha para forçar uns membros mais que outros, enquanto atravessa a piscina.
  • Intercale períodos de nado suave com outros de alta intensidade. Graças a este último, seu batimento sobe rapidamente e a queima de gordura aumenta.

3. Reduz o estresse

beneficios-natacao

A natação ajuda a melhorar a saúde mental, porque precisa de concentração para o exercício.

Como em todas as atividades esportivas, com ela produzimos serotonina e eliminamos cortisol, hormônios do prazer e do estresse, respectivamente.

Entretanto, diferentemente da corrida, a natação nos obriga a ficarmos atentos à execução dos estilos que praticamos, o que é uma vantagem para quem tem tendência a se distrair com os pensamentos.

Enquanto você está na água, só existe ela e o seu corpo. O mundo de fora deixa de existir.

4. Alivia as tensões musculares

Esta é a consequência direta da anterior. As odiadas distensões aparecem quando nossa musculatura está fraca demais para suportar nossas atividades diárias.

Portanto, as técnicas e as rotinas que fazemos na água nos ajudam a fortalecer os músculos, ao passo que eliminamos tais distensões ou diminuímos sua intensidade.

Mesmo assim, é certo que tem gente cujo mal-estar emocional se manifesta em forma de dor no pescoço ou nas costas.

Se este for o seu caso, você só tem que lembrar das vantagens que a natação apresenta para melhorar este quadro.

5. Melhora sua autoestima

mulher-fazendo-natacao

Imagine este momento em que você sai da piscina. Livre de estresse, sem dores, vendo como cada dia modela o seu corpo como queria. A satisfação é incomparável, não é mesmo?

Pense agora que são oito da manhã, e você vai encarar o trabalho com esta sensação de plenitude.

Com a natação tudo fica mais fácil: suas tarefas e a relação com o entorno. Por esta razão, quando você deita na cama, dorme tranquilamente.

Assim se constrói uma boa autoestima, e a natação ajuda a melhorar a saúde.

A positividade que a natação lhe proporciona faz você começar seu dia física e psicologicamente bem, contribui para que tudo saia melhor, e para que a sua autoimagem seja positiva.

Como você pode ver, estamos diante de uma atividade muito recomendável, principalmente se a fizermos na primeira hora da manhã.

Seus benefícios se multiplicam e lhe dão disposição para aproveitar seu dia, assim como para enfrentar as dificuldades.

Você já faz natação regularmente? Ficou com vontade de praticar este esporte? Compartilhe suas experiências conosco!

Pode interessar a você...
5 exercícios que você deve praticar se quiser cuidar dos ossos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 exercícios que você deve praticar se quiser cuidar dos ossos

Anime-se a praticar estes exercícios! São fáceis de fazer, não exigem muito tempo e fortalecerão músculos, ossos e articulações.



  • Palomino-Martín, Antonio, González-Martel, Verónica, Quiroga-Escudero, Miriam Esther, & Ortega-Santana, Francisco. (2015). Efectos del Entrenamiento de Natación sobre la Asimetría Corporal en Adolescentes. International Journal of Morphology33(2), 507-513. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022015000200016
  • Rendón Morales, Pablo Anthony, Guerrero González, Edison Santiago, Aguirre Obando, Eduardo Arturo, Noroña Casa, Luis Enrique, Betancourt Mejía, Elena Raquel, & Vaca García, Mario Rene. (2017). Beneficios de la natación en el asma. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas36(2), 150-158. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002017000200022&lng=es&tlng=es.
  • Latorre García, Julio, Sánchez-López, Antonio Manuel, Baena García, Laura, Noack Segovia, Jessica Pamela, & Aguilar-Cordero, María José. (2016). Influencia de la actividad física acuática sobre el neurodesarrollo de los bebés: revisión sistemática. Nutrición Hospitalaria33(Supl. 5), 10-17. https://dx.doi.org/10.20960/nh.515