Descubra como a natação ajuda a melhorar a sua saúde

20 Novembro, 2018
Quando alguém lhe disser que a natação é o exercício mais completo, pode acreditar. Ele ajuda a melhorar a saúde física e mental, e oferece diversos benefícios.
 

A crescente fixação por corrida está ofuscando outros esportes que são muito eficazes para moldar o nosso corpo e mantê-lo saudável. Um deles é a natação.

Ao nadar, exercitamos todas as partes do corpo e, além disso, podemos treinar diversos aspectos, desde a resistência à força.

Tudo isto através de rotinas de baixo impacto, já que a água nos dá uma sensação de maior leveza.

Neste sentido, trata-se de uma atividade adequada para qualquer idade e pessoa, inclusive para aqueles que sofrem de problemas musculares ou ósseos, sobretudo se os exercícios forem adaptados às suas necessidades.

Tendo isto em conta, queremos que você entenda como a natação ajuda a melhorar a saúde.

Você quer descobrir todas as suas vantagens?

Motivos pelos quais a natação ajuda a melhorar a saúde

1. Melhora a circulação sanguínea

fazer-natacao

O movimento favorece a circulação sanguínea. Quando estamos na piscina, não só movimentamos os braços, como também utilizamos a parte superior e a inferior do corpo.

Além disto, colocamos em funcionamento partes do corpo que costumamos esquecer na academia, como os tornozelos, os pulsos ou os dedos das mãos e dos pés.

 

O caso dos pés é muito importante, já que nesta região ocorrem mais dificuldades de fluxo sanguíneo.

Aqui, devido ao alinhamento de todo o corpo na horizontal, junto com o movimento do mesmo, permite-se que a circulação flua normalmente em todo o corpo.

Veja também: Alimentos que favorecem a circulação sanguínea nas pernas: Descubra-os!

2. Modela seu corpo

Em primeiro lugar, com a natação realizamos muito trabalho cardiovascular. Isto é muito importante para queimar gordura.

Mesmo assim, isso não é tudo. Também usamos a força para empurrar a água com o nosso corpo, deixando-o tonificado.

  • Se quiser potencializar este resultado, recomendamos usar equipamentos como o pull buoy ou a prancha para forçar uns membros mais que outros, enquanto atravessa a piscina.
  • Intercale períodos de nado suave com outros de alta intensidade. Graças a este último, seu batimento sobe rapidamente e a queima de gordura aumenta.

3. Reduz o estresse

beneficios-natacao

A natação ajuda a melhorar a saúde mental, porque precisa de concentração para o exercício.

Como em todas as atividades esportivas, com ela produzimos serotonina e eliminamos cortisol, hormônios do prazer e do estresse, respectivamente.

 

Entretanto, diferentemente da corrida, a natação nos obriga a ficarmos atentos à execução dos estilos que praticamos, o que é uma vantagem para quem tem tendência a se distrair com os pensamentos.

Enquanto você está na água, só existe ela e o seu corpo. O mundo de fora deixa de existir.

4. Alivia as tensões musculares

Esta é a consequência direta da anterior. As odiadas distensões aparecem quando nossa musculatura está fraca demais para suportar nossas atividades diárias.

Portanto, as técnicas e as rotinas que fazemos na água nos ajudam a fortalecer os músculos, ao passo que eliminamos tais distensões ou diminuímos sua intensidade.

Mesmo assim, é certo que tem gente cujo mal-estar emocional se manifesta em forma de dor no pescoço ou nas costas.

Se este for o seu caso, você só tem que lembrar das vantagens que a natação apresenta para melhorar este quadro.

Recomendamos que leia: 7 movimentos simples para aliviar as dores musculares intensas

5. Melhora sua autoestima

mulher-fazendo-natacao

Imagine este momento em que você sai da piscina. Livre de estresse, sem dores, vendo como cada dia modela o seu corpo como queria. A satisfação é incomparável, não é mesmo?

 

Pense agora que são oito da manhã, e você vai encarar o trabalho com esta sensação de plenitude.

Com a natação tudo fica mais fácil: suas tarefas e a relação com o entorno. Por esta razão, quando você deita na cama, dorme tranquilamente.

Assim se constrói uma boa autoestima, e a natação ajuda a melhorar a saúde.

A positividade que a natação lhe proporciona faz você começar seu dia física e psicologicamente bem, contribui para que tudo saia melhor, e para que a sua autoimagem seja positiva.

Como você pode ver, estamos diante de uma atividade muito recomendável, principalmente se a fizermos na primeira hora da manhã.

Seus benefícios se multiplicam e lhe dão disposição para aproveitar seu dia, assim como para enfrentar as dificuldades.

Você já faz natação regularmente? Ficou com vontade de praticar este esporte? Compartilhe suas experiências conosco!

 
  • Palomino-Martín, Antonio, González-Martel, Verónica, Quiroga-Escudero, Miriam Esther, & Ortega-Santana, Francisco. (2015). Efectos del Entrenamiento de Natación sobre la Asimetría Corporal en Adolescentes. International Journal of Morphology33(2), 507-513. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022015000200016
  • Rendón Morales, Pablo Anthony, Guerrero González, Edison Santiago, Aguirre Obando, Eduardo Arturo, Noroña Casa, Luis Enrique, Betancourt Mejía, Elena Raquel, & Vaca García, Mario Rene. (2017). Beneficios de la natación en el asma. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas36(2), 150-158. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002017000200022&lng=es&tlng=es.
  • Latorre García, Julio, Sánchez-López, Antonio Manuel, Baena García, Laura, Noack Segovia, Jessica Pamela, & Aguilar-Cordero, María José. (2016). Influencia de la actividad física acuática sobre el neurodesarrollo de los bebés: revisión sistemática. Nutrición Hospitalaria33(Supl. 5), 10-17. https://dx.doi.org/10.20960/nh.515