O mantra Tara Verde para aliviar o estresse

Você já ouviu falar sobre o mantra Tara Verde? Descubra suas características e seus benefícios para o controle do estresse.
O mantra Tara Verde para aliviar o estresse

Última atualização: 14 Novembro, 2021

Os mantras são sons que, de acordo com algumas crenças, possuem algum tipo de poder espiritual. Eles são o eixo central do budismo e do hinduísmo, embora hoje sejam exportados para todo o mundo. Um dos mais conhecidos é o mantra Tara Verde, que tem supostas propriedades para promover a tranquilidade e aliviar o estresse.

Se você simpatiza com as crenças orientais, certamente já ouviu falar do mantra Tara Verde. Apesar da sua popularidade no Ocidente, há muitos mal-entendidos em torno dele. Hoje mostraremos o que é, por que é tão conhecido, qual é a sua tradução e exporemos seus efeitos para alcançar a tranquilidade e promover a redução do estresse.

O que é o mantra Tara Verde?

O mantra Tata Verde é útil para a meditação
Nos países orientais, é muito comum o uso de mantras para atingir um melhor estado de desconexão e relaxamento durante a meditação.

O mantra Tara Verde é um mantra relacionado a Tara, uma divindade budista feminina conhecida como a mãe da libertação. Tara, também chamada de Dolma, tem um total de 21 manifestações. Encontramos entre as principais a Tara azul, amarela, vermelha, branca, escura e, é claro, a Tara verde.

Nesse sentido, a Tara Verde está relacionada à iluminação, bem-estar, paz e conhecimento. Ela tem seu próprio mantra, embora não seja incomum que seja usada como o mantra de todos os outros. O mantra é o seguinte:

Om Tare Tuttare Ture Soha

Como todos os mantras, este é recitado para atingir a iluminação, e também para assimilar uma experiência libertadora. O mantra é útil para proteger contra o sofrimento, dor ou perigos físicos, espirituais e emocionais (como o estresse, no caso deste último).

Induz um estado de consciência que, de acordo com as mais antigas tradições dos tibetanos, permite que nos libertemos do orgulho, da ignorância, do ódio, da inveja, do erro, da ganância, do apego e das dúvidas. Além disso, é recitado quando a pessoa está doente ou como proteção ao embarcar em uma nova aventura. Sua tradução é a seguinte:

  • Om: não tem tradução literal, pois é um som que serve como elo entre o físico e o espiritual. É uma unidade sagrada e suprema, que serve como ponto de partida para os mantras mais importantes.
  • Tara: construção vocativa de Tara, a divindade suprema. Envolve a exortação à divindade particular. No sentido figurado, incorpora a liberação do sofrimento.
  • Tuttare: é descrito como um sinal de súplica ou oração à divindade. No sentido metafórico, é uma proteção contra o medo e um unificador da paz.
  • Ture: este é um adjetivo que se traduz como ‘rápido’. Em seu sentido figurado, ele o liberta da doença.
  • Soha: tem várias interpretações, algo que nem sempre é fácil de transliterar para outras línguas. Alguns deles são “Salve!”, “Que assim seja!”, “Que a bênção descanse!” ou outros semelhantes.

Como você pode imaginar, a tradução literal do mantra Tara Verde não é possível. No entanto, existem várias traduções que coletam, em maior ou menor extensão, o que o mantra deseja transmitir. Nesse sentido, podemos destacar duas interpretações:

“OM. Oh, Tara. Eu imploro a você, Tara. Oh, rápido. Assim seja!”

“Prostro-me diante do Libertador, mãe de todos os vencedores”

Lembre-se, neste ponto, que uma tradução literal é impossível na medida em que cada palavra (ou som, para ser mais preciso) tem um impacto simbólico isolado. Naturalmente, o mantra Tara Verde só pode ser pronunciado em sua forma original.

O alívio do estresse

O mantra tara verde e o relaxamento
Os estudos científicos realizados até agora conseguiram relacionar a prática da meditação com a redução do estresse.

Com o que foi dito acima, você certamente está se perguntando se o mantra Tara Verde é eficaz no alívio do estresse. Separar o próprio mantra das suas implicações espirituais ou psicológicas não é possível, embora, como em tudo, a ciência possa dizer algo a respeito.

Por exemplo, estudos e pesquisas confirmaram que recitar mantras pode ser eficaz no combate ao estresse. Também há evidências de que eles contribuem para o bem-estar psicológico, de forma que podem trazer benefícios para o controle da ansiedade e da tensão.

Por tudo isso, não hesitamos em recomendar o mantra Tara Verde para aliviar o estresse, independentemente dos seus benefícios espirituais. Você pode recitá-lo a qualquer hora do dia, embora seja sugerido para assimilar um maior relaxamento de manhã ao acordar ou à noite antes de dormir.

Claro, você também pode usá-lo no meio de uma situação estressante, acompanhando-o com sessões de meditação ou ioga. O mantra Tara Verde é eficaz sozinho, mas seu poder é ainda mais aprimorado quando combinado com qualquer uma das atividades acima. Não deixe de usá-lo para evitar que o estresse controle a sua vida e oprima as suas emoções.

Pode interessar a você...
O que é o kundalini yoga?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que é o kundalini yoga?

O termo kundalini yoga se refere às técnicas psicofísicas associadas à tradição do yoga tântrico originada na Índia. Saiba mais aqui!



  • Gupta, R., Arora, R., & Grover, R. Effectiveness of mantra meditation as a neurophysiological phenomenon for stress management in undergraduate medical students. National Journal of Physiology, Pharmacy and Pharmacology. 2021; 11(6): 558-566.
  • Lolla, A. Mantras help the general psychological well-being of college students: A pilot study. Journal of religion and Health. 2018; 57(1): 110-119.
  • Matko, K., Sedlmeier, P., & Bringmann, H. C. What makes yoga effective? Differential effects of ethical education, physical yoga, and mantra meditation on well-being and stress. 2021.