Qual é a diferença entre ciúme e inveja?

O ciúme e a inveja são duas emoções que todos nós já sentimos em algum momento. Será que sabemos administrá-las?
Qual é a diferença entre ciúme e inveja?

Última atualização: 30 Setembro, 2021

Embora você possa saber que há uma diferença entre ciúme e inveja, certamente você já acabou por confundi-los nas suas interações com outras pessoas. Isso é normal, pois às vezes acreditamos que o ciúme e a inveja provocam a mesma resposta emocional. No entanto, isso não é verdade.

Qual é a principal diferença entre ciúme e inveja? Bom, o ciúme (embora às vezes seja considerado positivo) é uma emoção negativa, enquanto a inveja pode ser uma emoção positiva se for administrada adequadamente. Vamos nos aprofundar em cada um deles separadamente.

O que é o ciúme?

Quando seu parceiro presta mais atenção em outra pessoa do que em você em uma festa ou se um amigo começou a deixá-lo um pouco de lado por outro, você pode ser invadido por uma raiva misturada com o medo de perder aquela pessoa que você ama. Essa mistura de sentimentos pode ser muito prejudicial.

Vamos refletir sobre os seguintes exemplos:

  • Seu parceiro conversa com outra pessoa em uma reunião e você o vê tão animado e feliz que começa a sentir ciúme. Provavelmente, há uma insegurança da sua parte e você imagina coisas que não vão acontecer.
  • Uma nova pessoa se juntou ao seu grupo de amigos e você percebe como os outros prestam muita atenção nela. Isso faz o seu ciúme disparar, porque você tem medo de que eles o ponham de lado, que não contem mais com você.

Por trás do ciúme existe um medo terrível de ser abandonado. Às vezes ele tem a ver com uma autoestima baixa; em outros casos, com uma grande insegurança. Às vezes, o ciúme pode surgir porque já fizemos a mesma coisa “errada” antes.

Por que o ciúme às vezes é considerado positivo? Porque é um mito do amor romântico que, se você não tem ciúme da outra pessoa, você não a ama. mas isso não é verdade. Na verdade, Walter Riso nos deixa esta frase muito reveladora: “Ciúme é possessão, não importa como você queira pintá-lo. É sufocar o outro em nome de um amor doente”.

Ciúme em um casal
O ciúme pode ser construído em situações que não têm fundamento. Às vezes, os fatos só existem na mente de quem o sente.

O que queremos dizer com inveja?

Agora vamos mergulhar em outra das emoções que você provavelmente já sentiu: a inveja. Essa emoção pode ser negativa ou positiva.

Surge quando outra pessoa alcança ou tem o que você deseja. Então, um sentimento de tristeza e raiva toma conta de você. Quando isso acontece, a inveja não é saudável. No entanto, se você se sente feliz e incentivado a agir, ela pode ser.

Muitas pessoas só sentem inveja de forma negativa. Não importa quem alcançou o que tanto desejava, elas ficarão com raiva e desejarão que a pessoa perca tudo que conquistou. Isso não é nada saudável.

A inveja saudável pode fazer você se sentir um pouco triste no início. Você pode pensar que não se esforçou o suficiente, que deveria ter trabalhado mais para conseguir o que queria. No entanto, você está feliz porque a outra pessoa o fez e as emoções que surgem o ajudam a se colocar em ação. Dessa forma, você não fica parado. Você faz algo para conseguir o que o outro tem.

Inveja no escritório
A inveja pode ser positiva ou negativa. É importante que esse sentimento possa nos estimular a melhorar.

A diferença entre ciúme e inveja

Agora que você sabe um pouco mais sobre o ciúme e a inveja, verá de forma mais clara as diferenças importantes entre essas duas emoções. Entendê-las permitirá que você as gerencie melhor, olhe para elas a partir de uma nova perspectiva e busque ajuda se precisar.

Inveja e ciúme podem transformá-lo em uma pessoa frustrada e triste:

  • O ciúme se refere a perder alguém que você ama; no entanto, você sente inveja quando outra pessoa tem ou consegue o que você gostaria de ter.
  • Quando você sente ciúme, a emoção predominante é o medo. Porém, na inveja não há medo, apenas raiva.
  • Sentir ciúme sempre será uma emoção negativa. Em nenhum caso, não importa quão pouco ciúme você sinta, ele será positivo. A inveja, por outro lado, pode ser positiva.
  • No momento em que você sente ciúme de alguém, se concentra na situação e no que acha que pode acontecer. Com a inveja você tem certezas, porque alguém conseguiu algo que você desejava.
  • O ciúme pode se tornar mais destrutivo, pois com a inveja você pode fazer algo (trabalhar para conseguir o que a outra pessoa alcançou). O ciúme envolve crenças e pensamentos que, em muitos casos, não são baseados em nada concreto.

Não deixe de ler: 7 tipos de pessoas invejosas

É muito provável que você não tenha sido ensinado a controlar essas emoções. Portanto, existe uma chance de que você já as tenha sentido da maneira mais negativa. Se você não conseguir mudar isso, existem profissionais que podem ajudá-lo.

Pode interessar a você...
Como melhorar a saúde emocional
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como melhorar a saúde emocional

Melhorar a saúde emocional nos ajudará a gerenciar melhor as nossas reações, a manter o equilíbrio emocional e a lidar com situações desafiadoras.



  • Barrrientos, M. A. M. (2021). El impacto de la tecnología digital en las relaciones de pareja. Socialium5(1), 163-179.
  • Martínez, L. M. R. (2005). Celos y envidia: emociones humanas. UNAM.
  • Mola, D. J. (2017). Contenido experiencial y aspectos valorativos asociados a la envidia benigna y maligna en estudiantes universitarios de Córdoba, Argentina. Universitas Psychologica16(2).
  • Restrepo-Neira, C. (2019). Revisión narrativa de la relación entre envidia y Schadenfreude. CS, (27), 117-141.