7 tipos de pessoas invejosas

Fala-se de inveja saudável e inveja ruim, mas existe realmente uma diferença palpável quando se trata de se referir a pessoas invejosas? Descubra neste artigo.
7 tipos de pessoas invejosas

Última atualização: 03 Setembro, 2021

Os diferentes tipos de pessoas invejosas são aqueles que desejam ter ou fazer o que uma outra pessoa alcançou. Isso faz com que se sintam mal, embora às vezes usem a inveja como um impulso para atingir seus próprios objetivos.

É importante ficar longe desse tipo de pessoa, pois elas costumam ser tóxicas. A única coisa que elas querem é ver os outros fracassarem, em vez de apoiá-los e ficarem felizes pelos seus sucessos.

Os tipos de pessoas invejosas

Existem vários tipos de pessoas invejosas. É normal que o ser humano, em certas ocasiões, sinta um pouco de inveja das outras pessoas. Em geral, isso é momentâneo e pode ser desviado para a chamada inveja saudável.

Ter “inveja saudável” é a maneira positiva de ansiar pelo que o outro possui. É uma forma sensata e madura de aceitar que, embora não tenhamos o mesmo que eles, estamos felizes com a sua felicidade e ela nos serve de motor.

Por outro lado, a inveja é considerada negativa quando, além de querer o que o outro obtém, tentamos lhe fazer algum mal. Fazemos isso manipulando, criticando ou usando algum mecanismo para que os outros não se sintam dignos do seu sucesso.

Segundo um estudo do Dr. Cecilio Paniagua, isso pode ocorrer devido a comportamentos sofridos na infância relacionados ao sentimento de inferioridade e rivalidade durante o desenvolvimento psicológico.

Dentro deste tipo de inveja negativa, existem 7 tipos de invejosos que convém identificar. Certamente algum deles soará familiar para você:

1. O sádico-sarcástico

Inveja no trabalho

Esse tipo de pessoa leva tudo com muito humor, mas se entrega quando emite sorrisos sarcásticos que são o prelúdio de uma grande bomba.

Eles tentam camuflar o negativo com o positivo, dizendo frases como “Obrigado, mas você poderia ter me perguntado qual era minha bebida favorita antes de me trazer uma”.

2. A bala direta

É aquela que não hesita em atirar seu dardo em você, diretamente, com um comentário relacionado ao seu físico. Geralmente são pessoas inseguras consigo mesmas e com o corpo, e precisam fazer você se sentir mal.

3. Aquele que exala negatividade

Esse tipo de invejoso não para de dizer uma palavra negativa após a outra. Por exemplo, se você disser que encontrou um emprego, eles dirão que você nunca conseguirá um contrato permanente, que eles o demitirão na primeira oportunidade, e assim por diante. Em suma, conseguem deprimir você, principalmente quando você está cheio de felicidade.

4. O doce assassino

O doce assassino é uma das pessoas invejosas mais perigosas. Começa devagar, prejudicando sua autoestima com os seus comentários, até acabar destruindo você completamente.

Se você disser a ela para se vestir rapidamente, por exemplo, ela o fará devagar para que você se atrase para onde precisa ir. Em suma, é sutil e machuca você sem esperar.

5. O intrometido

O intrometido vive bisbilhotando onde não deveria. No início, você pode não o ver como uma pessoa intrometida, mas como alguém que só quer ajudar. No entanto, com o tempo, você perceberá que tudo o que ele está procurando é se intrometer na sua vida.

6. O egomaníaco

O egomaníaco sempre tenta superar você, principalmente em público, por meio de comparações. Se o seu cachorro for grande, o dela será maior, se o seu quarto for claro, o dela irradiará luminosidade. Eles não estão satisfeitos com o que têm e querem fingir o contrário. Claro, eles são muito sedutores, além de mentirosos.

7. Aquele que fica à espreita

Não está contra você, mas também não está a seu favor. Fica afastado, ausente, observando cada movimento seu. Desse modo, quando algo ruim acontece com você, ele diz: “Está vendo? Eu te avisei “. Eles apenas esperam, em silêncio, para atacar na hora certa.

Por que eles me invejam?

Mulher com inveja

Se você identificou alguma das pessoas mencionadas na sua vida, pode estar se perguntando por que alguém pode ter inveja de você, por que eles querem te machucar se você vive sua vida sem se envolver com outras pessoas. A resposta é simples: eles não estão felizes com a vida deles e, longe de consertar isso, se metem na sua.

É importante saber como ficar longe dessas pessoas, pois elas só trazem dor de cabeça. Você não pode fazê-los mudar de ideia, porque somente eles terão que perceber no momento preciso que a inveja não é o caminho.

Este é um sentimento tóxico, algo que deve ser erradicado porque prejudica, frustra e não permite avanços. É o consolo de quem não sabe se aceitar como é e projeta nos outros os danos que sofreram.

Você é mais forte do que as pessoas invejosas

Não se esqueça, em hipótese alguma, de que você é mais forte do que esse tipo de gente. Sua melhor arma é também sua maior fraqueza, pois a inveja fere quem dela sofre.

Assim, a única coisa que uma pessoa invejosa deve inspirar é pena. Eles sofrerão muito mais do que você, pois sempre haverá algo pelo que anseiam. Não os deixe entrar na sua vida e te corroer; você não precisa ser o saco de pancadas de ninguém.

Pode interessar a você...
O ciúme e a inveja afetam a saúde
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O ciúme e a inveja afetam a saúde

Ciúme é o nome dado à ansiedade e desespero da pessoa quando suspeita da traição de seu parceiro. Descubra aqui como sentimentos negativos podem te...