Sinais de que alguém mente: atenção!

· 19 de janeiro de 2019
A linguagem corporal é fundamental na hora de comprovar se alguém mente para você. O corpo dará sinais de que precisa conhecer para poder confiar ou não nessa pessoa.

É muito incômodo descobrir que alguém mente para você. As mentiras podem machucar e há vezes em que não há forma de detectar esse engano. Entretanto, muitos especialistas asseguram que existem métodos e técnicas para descobrir as mentiras e os mentirosos.

O importante é considerar o jogo de sutilezas, a linguagem corporal e a forma que as pessoas utilizam para contar as coisas. Grande parte do que comunicamos não fazemos através de palavras, mas sim na forma como nos expressamos. Assim, a linguagem corporal é, em alguns casos, muito mais importante do que a voz ou as palavras.

Hoje, queremos te contar o que você pode fazer para saber se alguém mente para você. Conheça os sinais que mais evidenciam este fenômeno de mentir.

A base do engano

Sinais claros nos olhos de que alguém mente para você

É importante se concentrar na pessoa da qual temos suspeitas de estar mentindo. Se concentre em observá-la durante pelo menos 3 minutos.

  • Se atente em como se comporta quando está relaxada, preste atenção em sua postura, que características faciais apresenta e o contexto em que se encontra.

Descubra: 5 comportamentos que indicam o fracasso do relacionamento

Olhar

Os olhos podem nos dar muita informação vital para saber se alguém mente ou não. Porém, em ocasiões são muito complicados de “ler”, já que muitas pessoas podem nos fazer crer o contrário porque já conhecem os “truques”.

Assim, o comportamento natural e verdadeiro que ocorre durante uma conversa é sustentar o olhar durante uns segundos e depois desviá-lo por mais alguns segundos para voltar a olhar nos olhos de quem fala. Suspeite de quem sustenta muito o olhar ou que olha muito para o chão enquanto te conta algo.

Postura corporal

Quando o comportamento é nervoso e a postura que a pessoa mantém não está dirigida a você ou é contrária, isso indica que, na realidade, essa pessoa não quer estar perto de você. Está incomodado e está atento a conversa.

  • Os pés também são um detalhe importante: se atente se estão alinhados contigo e te apontam, porque assim saberá se alguém mente para você ou está prestando atenção.

Mãos e braços

Se os braços e mãos estão à vista, quer dizer que a pessoa está predisposta à conversa e está interessada. A situação lhe parece confortável e cômoda. Porém, se esconde os braços e as mãos atrás de si, significa que oculta algo.

  • Assim, preste atenção se quando responde a uma chamada de telefone te dá as costas ou esconde. Comece a desconfiar, inclusive se te lançar um sorriso fingido.

Leia este artigo: Mentiras perigosas que nos dizemos a nós mesmos todos os dias

Sinais de que alguém mente

Atenção aos sinais na pupila de que uma pessoa que mente

Existem padrões e sinais que se repetem nas pessoas que costumam mentir com mais assiduidade, te contamos a quais deve prestar mais atenção. Assim, da próxima vez que falar com alguém poderá estar mais atento e ver se são certas as teorias dos especialistas:

  • Primeiramente, a pessoa que mente segue uma conduta normal, não tem uma conduta normalizada.
  • Costumamos detectar a mentira quando a pessoa fala com mais pausas e demora mais a responder.
  • Pode ser que a pessoa minta quando pede que você repita a pergunta.
  • Quando contrai os lábios.
  • Quando evade as perguntas que foram feitas.
  • Não costuma cooperar e sua atitude é negativa.
  • As pupilas estão dilatadas e o tom de voz mais alto do que o habitual.
  • Quando evita dar detalhes de uma situação que lhe perguntam.

Explicação para as mentiras

Pode ser que as mentiras estejam dentro de nosso DNA. Os especialistas asseguram que todas as pessoas mentem, ainda que algumas o façam mais e outras menos. Existem certas razões pelas quais o ser humano mente:

  • O medo das consequências de seu entorno.
  • Assumir uma responsabilidade.
  • Não querer prejudicar a alguém que amam.
  • Evitar passar vergonha.
  • Desejo de manipular aos demais.

O mentiroso esconde isso graças as suas habilidades. Joga com a ambiguidade dos significados, sua atitude, consegue falsear a informação e oculta detalhes. Por sua vez, existirão diferentes tipos de mentirosos porque, como bem sabemos, as pessoas são diferentes entre si.

Agora você já conhece um pouco mais sobre o mundo das mentiras. Fique atento e preste atenção a estes sinais que te contamos para que possa detectar ao mentiroso.