Mentiras perigosas que nos dizemos a nós mesmos todos os dias

Embora possam parecer inofensivas para nós, o certo é que existem certas mentiras perigosas que podem colocar em risco nosso bem-estar emocional por meio de uma auto-decepção constante.

Socialmente parecem se aprovar certas mentiras, aquelas que chamamos de “piedosas”. Mas o que acontece quando em vez de mentir para os outros, mentimos para nós mesmos? Estas são mentiras perigosas consideradas como autoengano.

A autoengano é muito mais comum do que parece à primeira vista. No entanto, poucas pessoas estão cientes desse fato.

Por essa razão, hoje vamos esclarecer sobre algumas mentiras perigosas que nos contamos a nós mesmos diariamente e de que não estamos conscientes.

Certamente, nos surpreenderemos quanto normalizamos esse autoengano.

1. Amanhã será outro dia

Pessoa desfrutando sentada

Esta é uma das primeiras mentiras perigosas mais usadas, pois é quase um curinga. Podemos usá-la quando temos um dia ruim, quando queremos adiar uma tarefa ou quando queremos deixar um hábito.

Embora existam outras fórmulas como “amanhã deixo” ou “amanhã eu faço isso”, na essência, é o mesmo. Acreditamos que amanhã será outro dia. Um novo dia para começar com novos propósitos, com maior força e motivação.

No entanto, esse novo dia chega e tudo continua igual. Por quê? Porque, como diz o ditado, “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

  • Se quisermos parar de fumar, vamos fazer isso agora.
  • Se quiser encontrar motivação suficiente para ir à academia, tome alguns minutos e vá!

No caso de querermos colocar um limite de tempo para fazer alguma coisa, é melhor que isso não exceda um dia. Porque, se não o fizermos, vamos procrastinar e a procrastinação pode se tornar um círculo vicioso.

2. Eu nunca havia imaginado!

Pessoa cega

Esta é outra das mentiras perigosas que nos contamos diariamente e que nos fazem não perceber certas coisas que acontecem no nosso entorno.

Como é possível que não soubéssemos que nosso filho tinha uma profunda depressão e estava pensando em suicídio? Em que momento meu melhor amigo maltratou seu parceiro?

Não há pessoa mais cega do que aquela que não quer ver e podemos verificar isso em muitas situações cotidianas. Tendemos a negar certas coisas que não gostamos ou não queremos aceitar.

Isso acontece porque não queremos que a imagem que temos de uma pessoa seja manchada ou porque não queremos deixar nossa zona de conforto, então preferimos acreditar que tudo está bem.

É como colocar uma venda nos olhos.

3. Você estragou o meu dia!

Homem mentindo para outro

A terceira das mentiras perigosas que nos dizemos diariamente é muito difundida. É o que conhecemos como projetar nos outros os nossos próprios problemas.

Por exemplo, durante uma discussão acalorada, podemos dizer à outra pessoa que nosso dia ficou estragado. No entanto, uma discussão, por mais forte que seja, não tem muito poder, a menos que lhe dê isso.

Nós somos os únicos que administramos nossas próprias emoções. Acreditar que outra pessoa tem o poder de nos fazer sentir bem, mal ou nos tornar amargos significa que estamos fazendo ele se sentir culpado de algo que é nossa responsabilidade.

Lembre-se deque a mesma situação repetida em dois dias diferentes do mês provoca uma reação diferente em nós. Isso ocorre porque nosso estado de espírito não será o mesmo.

Se estivermos mais estressados, podemos gritar, gritar e ficar muito chateados se discutimos com alguém. Por outro lado, se tivermos calma, abordaremos a situação de uma maneira diferente.

Como podemos ver, a circunstância em que nos vemos submersos é a mesma, mas o que isso nos faz sentir é nossa responsabilidade.

4. O mundo é de luz e cor

A quarta e última das perigosas mentiras que nos contamos todos os dias é o que chamamos de “falso otimismo“. Uma máscara que usamos para evitar sermos realistas.

Ser otimista não significa cobrir seus olhos e não ver o lado negativo, o ruim, o horrível que às vezes acontece no mundo. Ser otimista é uma atitude. No entanto, é impossível estar sempre alegre, feliz, contente.

Se isso acontecer, encontramo-nos praticando o otimismo falso. Estamos dentro de uma bolha irreal que nos impede de discernir entre o bom e o ruim.

Devemos sempre ter uma atitude positiva e resiliente. No entanto, o que não podemos fazer é mergulhar em um mundo cheio de luz e cor que só existe em nossa mente. Porque a realidade está aí e é a que prevalece.

Qual dessas mentiras perigosas você conta a si mesmo todos os dias? Você detectou que algumas pessoas ao seu redor são recriadas em algumas mais do que outras?

Estar ciente de todas elas nos permitirá afastar-nos do autoengano, tornar-nos responsáveis ​​por nós mesmos e viver a vida de uma maneira mais saudável.

Recomendados para você