Yoga contra a depressão

Uma das atividades mais eficazes contra a depressão é o Yoga, pois ajuda a desacelerar o ritmo e a trabalhar o equilíbrio pessoa

O Yoga ajuda a curar os estados mentais mais recorrentes como: ansiedade, depressão e estresse.

Além de ser uma tendência no presente, esta é uma atividade milenar que traz múltiplos benefícios a nível emocional.

O que é a depressão?

A depressão é uma doença caracterizada por tristeza profunda, falta de interesse em pessoas  ou em situações, e uma incapacidade de desfrutar de experiências gratificantes.

Esta doença se estende por um longo período de tempo e não depende do caráter, ou fraqueza da pessoa. É claro, afeta drasticamente a vida cotidiana daqueles que a sofrem, especialmente no plano psicológico, físico e emocional.

Leia também: Mulher de 87 anos muda sua postura e sua vida graças à ioga

Benefícios do Yoga contra a depressãoAula de Yoga contra a depressão

O problema da depressão, é que piora quando surgem outras dificuldades, o como estresse, a ansiedade, a insônia ou o hipersomnia. Isso nos envolve em uma espiral, a partir da qual é mais difícil de sair.

É necessário manter uma luta ativa contra a depressão, para conseguir um equilíbrio e superar o quadro da doença.

O Yoga atua no corpo e na mente através de posturas (asanas), respiração, e meditação (pranayama). E modula a energia.

Entende-se que a energia é a causa de muitos dos bloqueios e doenças. Desta forma, a prática regular do Yoga busca um equilíbrio interno que nos aproxima do bem-estar geral.

Ao manter a energia em harmonia com o organismo, a pessoa se sente bem.

Enquanto se pratica Yoga, alcança-se o autocontrole e a experimentação do presente (também conhecido como o aqui e o agora).

Uma pessoa que consegue ter um estado de serenidade é capaz de lutar contra a depressão, de forma mais eficiente.

Age contra a depressãoMulheres praticando Yoga contra a depressão

A prática regular do Yoga é um grande aliado na luta contra os estados depressivos, e também age contra:

  • O estresse: por reduzir os níveis de cortisol, o hormônio liberado pelo organismo em resposta ao estresse, e que pode causar outras doenças.
  • Também melhora a frequência cardíaca, o que demonstra a capacidade do nosso corpo, para responder às situações estressantes, de uma forma mais flexível.
  • Insônia e falta de ânimo. De acordo com estudos médicos, a prática desse esporte regula a serotonina, um hormônio relacionado ao humor, ao estado de ânimo, e à regulação do ciclo do sono.

As posturas que lutam contra a depressão

As várias posturas do Yoga regulam e ativam a energia vital do corpo, equilibram o corpo e revitalizam o sistema nervoso.

As posturas atuam como um remédio natural, pois tratam a pessoa como uma unidade, um todo homogêneo. Na verdade, existem posições especialmente projetadas para promover, ou fazer desaparecer certas emoções. Elas também produzem alívio.

Posturas e extensões em pé, por exemplo, se combinadas com técnicas adequadas de respiração e relaxamento, ativam o sistema nervoso. Esses processos são responsáveis ​​por dar energia.

Nesse sentido, é útil elaborar e entender nossa situação, para que seja um guia ou um professor, que acompanhem a prática, para que seja verdadeiramente satisfatória.

Veja também: Alivie dores no túnel do carpo com esses 5 exercícios de ioga

Isso realmente funciona?Mulher praticando Yoga contra a depressão

Em outras palavras, o Yoga é realmente eficaz na luta contra a depressão, promovendo a liberação de toxinas e tensões ao mesmo tempo.

Clarificar e limpar a mente de todos esses pensamentos se torna fundamental. E a prática do Yoga ajuda a alcançá-lo.

Por promover a concentração nas posturas e na respiração, O Yoga nos faz cultivar a capacidade de concentrar nossas emoções e pensamentos.

Anime-se a dar mais um passo

Os benefícios da prática do Yoga contra a depressão e outros estados mentais são reais. Essa atividade trabalha com a ideia de que, o humano é uma unidade.

Ele cura a memória e cria um equilíbrio, que leva progressivamente a melhorar hábitos e os estados de ânimo. Como em uma espiral virtuosa, o Yoga energiza para começar a dar passos para a recuperação.

Passos que incluem uma vida mais saudável, com relacionamentos significativos, e atividades que nos fazem sentir bem. O importante é animar-se, e começar.

Recomendados para você