5 técnicas de respiração para diminuir sua pressão arterial

· 9 de outubro de 2017
Aprender técnicas de respiração pode nos ajudar a reduzir a taxa de batimentos cardíacos. Descubra nossas dicas.

A pressão arterial elevada é uma das condições silenciosas mais comuns entre a população.

Nem sempre tratamos este indicador de saúde como ele merece, uma vez que um equilíbrio adequado entre a pressão arterial sistólica e a diastólica, muitas vezes, garante a capacidade de desfrutar de uma boa saúde cardiovascular.

Por outro lado, algo que, sem dúvida, qualquer pessoa que faz exames e check ups periodicamente sabe, é que quando o médico diagnostica a hipertensão, o mais comum é usar medicamentos destinados a reduzir e a regular nossa pressão arterial.

Além disso, e não menos importante, é vital cuidarmos da nossa dieta, reduzirmos o consumo de sódio e evitarmos, sempre que possível, o perigoso sedentarismo.

Agora, e se disséssemos que você tem à sua disposição mais uma estratégia para reduzir sua pressão alta?

Nos referimos sobre as sempre recomendadas técnicas de respiração, aquelas destinadas a reduzir a frequência cardíaca através de uma respiração mais profunda e, acima de tudo, muito mais lenta.

Vale destacar, no entanto, que é necessária alguma prática, sem esquecer também que essas técnicas de respiração são “estratégias complementares” às prescritas e indicadas por nossos médicos.

A seguir, explicamos como realizar essas 5 técnicas: são fáceis e você conseguirá encontrar um equilíbrio e uma harmonia adequados entre sua mente e seu corpo.

1. Me concentro em uma palavra e respiro…

Técnica de respiração para diminuir a pressão arterial

Uma técnica simples e eficaz para reduzir a pressão arterial é se concentrar em uma palavra, voltar sua atenção para ela para “desligar” o ruído mental, assim como os pensamentos erráticos que costumam causar estresse ou ansiedade.

Depois de alcançarmos essa calma interior, começaremos a técnica de respiração. Explicamos como fazê-la.

  • Sente-se em um lugar confortável com as costas retas.
  • Escolha uma palavra (vento, harmonia, equilíbrio, paz, tranquilidade, fluir…).
  • Repita lentamente até que uma imagem apareça em sua mente.
  • Agora, respire fundo.
  • Mantenha o ar por 4 segundos e exale de forma sonora por vários segundos.

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2. Técnica de respiração para “esfriar” o corpo

A proposta que te explicamos a seguir pode ser curiosa, mas, ainda assim, é útil e eficaz para reduzir a frequência cardíaca, acalmar a mente e regular a pressão sanguínea.

Esta técnica costuma ser praticada na yoga e recebe o nome de Sheetali, um termo que vem do sânscrito e que pode ser traduzido como calma fria ou esfriar o corpo.

  • Sente-se com a coluna erguida.
  • Relaxe os ombros e os braços.
  • Inale o ar de forma pausada e relaxada.
  • Em seguida, coloque a língua para fora e, com a ponta da mesma, tente desenhar um “U” no ar.
  • Enquanto você faz este exercício, inale por 5 segundos (a concentração deve ser máxima).
  • Agora, volte a fechar a boca com tranquilidade e perceba esse curioso frescor dentro de você…

3. Diminua sua pressão arterial em 5 minutos

Diminua sua pressão arterial em 5 minutos

Esta é uma opção simples e eficaz para harmonizar nossa respiração e encontrar uma calma mental adequada.

Aprenda o processo:

  • Sente-se confortavelmente com as costas retas.
  • Depois, incline suavemente sua cabeça para trás.
  • Feche os olhos e descanse as mãos nos joelhos.
  • Agora inspire e expire cinco vezes de forma pausada, o mais lento possível.
  • As respirações devem ser sonoras, por isso, não hesite em franzir seus lábios como se fosse pronunciar a vogal “o”.

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4. Respiração abdominal

A respiração abdominal ou diafragmática é a mais conhecida e, sem dúvida, a mais utilizada. Assim, se tivéssemos que escolher qualquer uma dessas 5 técnicas para reduzir a pressão arterial, esta seria uma das mais úteis.

Saiba como realizá-la.

  • Coloque uma mão no peito e outra na barriga.
  • Agora, respire profundamente pelo nariz, de maneira que você perceba como o diafragma vai se alargando, não o peito.
  • Segure esse oxigênio por alguns segundos, então expire profundamente.
  • Repita durante 10 minutos. Você verá como sua mente se esclarece e seu coração se equilibra.

5. Respiração nasal alternativa

A respiração nasal alternativa ajuda a diminuir a pressão arterial

Já falamos sobre esta técnica em nosso espaço algum vez: é útil para reduzir o estresse e até mesmo para dormir melhor.

Recomendamos que você a realize quando estiver na cama e 30 minutos antes de ir dormir: te proporcionará um descanso reparador e você se levantará com uma pressão arterial adequada.

Estes são os passos que você deve seguir:

  • Sente-se confortavelmente, mas com as costas retas.
  • Relaxe por alguns minutos.
  • Em seguida, coloque o polegar direito no nariz para tampar a narina direita.
  • Inspire o ar profundamente através da narina esquerda.
  • Quando atingir o máximo da inalação e não puder inspirar mais ar, feche a narina esquerda com o dedo anelar direito.
  • Agora expire através do outro orifício, o da narina direita.
  • Em seguida, volte a fazer o mesmo, mas do outro lado; ou seja, uma vez que tomamos o máximo de ar na narina direita, feche-a e exale o ar pela esquerda.

Você se anima a realizar alguns desses exercícios de respiração incríveis? Seu coração e sua mente vão agradecer.

Imagem principal: Cortesia de © wikiHow.com

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