As melhores frutas para ajudar a tratar a anemia  

· 25 de novembro de 2014
Além de nos oferecer ferro, as frutas contêm vitaminas que nos ajudam a fixá-lo no organismo. A acerola é a que tem níveis mais altos de vitamina C e ferro.

Todos nós podemos chegar a sofrer de anemia em algum momento de nossas vidas. Comer mal, menstruações com fluxos abundantes, algum problema nos rins ou fígado. A falta de ferro traz consequências que não devemos deixar passar em branco. Pensando nisso, neste artigo de hoje falaremos sobre as melhores frutas para ajudar a tratar a anemia.

Quais frutas devo consumir para ajudar a tratar a anemia?

ensalada-frutas

Frutas para ajudar a tratar a anemia

As frutas podem ajudar a corrigir o nosso déficit de ferro? Não completamente, mas na realidade, são essenciais para poder firmar o nível de ferro em nosso organismo.

Muitos nutricionistas aconselham, por exemplo, acompanhar aqueles alimentos que contêm ferro com um pouquinho de limão.

Os berbigões, os mexilhões e o espinafre; caso coloquemos um pouco de limão em cima, conseguiremos aproveitar ainda mais os níveis de ferro que eles contém.

Assim, as frutas se alçam como um complemento essencial para reduzir e tratar a anemia.

A natureza sempre nos traz elementos naturais a partir dos quais podemos obter todos os nutrientes que necessitamos. Portanto, as frutas podem nos proporcionar ferro e vitaminas que vão nos ajudar a firmar o nível deste mineral em nosso corpo e cobrir o déficit. Tome nota das frutas que podem ajudar a tratar a anemia!

Leia também: Conheça a lista de frutas mais recomendadas pra sua dieta

1. Laranjas e limões

cítricos para ajudar a tratar a anemia

Os maravilhosos cítricos são ricos em vitamina C. Assim como dissemos anteriormente, eles se convertem em peças imprescindíveis para complementar nossa dieta.

Acompanhe cada um de seus cafés da manhã com um suco de laranja, faça uma boa xícara de aveia com morangos, nozes  e amêndoas. Depois, tempere suas saladas com um pouquinho de suco de limão; tudo isso fará com que a sua anemia vá melhorando.

2. As ameixas podem ajudar a tratar a anemia

jugo-de-ciruela

Uma das melhores frutas medicinais. Você conhece todas as propriedades das ameixas? Elas são digestivas, tratam a prisão de ventre, as inflamações, nos proporcionam energia e, o que é melhor, dispõe de uma dose muito elevada de ferro.

As ameixas são magníficas! Você pode consumi-las de forma natural ou secas, ideais para o seu café da manhã ou lanche da tarde para obter energia. Não tenha dúvidas, depois dos cítricos, as ameixas são ótimas para ajudar a tratar a anemia.

Recomendamos a leitura: Ameixas contra a perda de massa óssea

3. Batida de maçã e peras

suco

Saudáveis, saborosas, polivalentes e curativas. Lembre-se do velho ditado “coma uma maçã por dia e viva 100 anos”.

Sobre as peras, quase podemos dizer o mesmo. Pois bem, talvez você não conheça os ótimos benefícios de consumir uma riquíssima batida de maçã e pera. Ideal para o café da manhã.

Descasque a maçã e a pera e adicione um copo de água e bata tudo no liquidificador. Você ficará encantado e será perfeito para elevar os níveis de hemoglobina.

4. Acerola

tratar a anemia

Você conhece esta fruta curativa e terapêutica? Caso não conheça, tome nota imediatamente, pois a acerola sozinha é uma das frutas com maior nível de vitamina C e ferro.

A acerola é um tipo de cereja das Índias Ocidentais, que é cultivada atualmente em diferentes climas.

Dispõe, como já dissemos antes, de altos níveis de vitamina C. Além disso, dispõe de outro tipo de nutrientes como a vitamina B6, vitamina B1, vitamina A, flavonoides e minerais especiais (ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio), indispensáveis para o organismo.

E como podemos consumir a acerola? Fresca, em sucos ou inclusive em compotas.

É perfeita para ajudar a tratar a anemia, para reduzir os sintomas do cansaço, estresse, fadiga e, como não, para fortalecer nosso sistema imune.