Creme de espinafre e queijo para aperitivos

O creme de espinafre e queijo é uma preparação simples que permite uma grande variedade de versões de acordo com os nossos gostos e os alimentos que queremos que ele acompanhe.
Creme de espinafre e queijo para aperitivos

Última atualização: 05 Fevereiro, 2020

Há muitas maneiras de fazer um creme de espinafre e queijo. Ao preparar aperitivos em uma reunião, ele pode ser a grande solução. E qual é a vantagem dele? Ao contrário das preparações que exigem recheio, um creme é mais apetecível, viciante, e consegue agradar a todos os convidados. Além disso, pode ser preparado em menos tempo.

Este creme também é conhecido como molho de espinafre e queijo; assim ele pode soar mais familiar para você. O segredo para deixá-lo suculento é integrar a quantidade correta dos ingredientes básicos e temperar com sal, pimenta-do-reino e alho fresco. Este simples passo é o que marca a grande diferença entre um saboroso creme e um sem graça.

Aqui apresentaremos a receita clássica do creme de espinafre e queijo, que você pode preparar em menos de meia hora. Então, junte os ingredientes, limpe a área de trabalho da sua cozinha e comece a trabalhar. Chegou a hora de ver se você consegue preparar este creme em um piscar de olhos.

Ingredientes

  • 1 pacote de espinafre (500 g)
  • ¼ de xícara de creme de leite (50 g)
  • ¼ de xícara de queijo parmesão (50 g)
  • 2 ou 3 dentes de alho fresco
  • ¼ de xícara de queijo muçarela (50 g)
  • Condimentos: sal e pimenta-do-reino
  • Opcional: 1 ramo de aipo fresco (20 g)
Queijo ralado

Preparação

  1. Em uma panela com água, cozinhe o espinafre. Antes de ferver, adicione uma pitada de sal.
  2. Depois de preparar o espinafre, escorra bem com a ajuda de uma peneira.
  3. Depois, rale os dois queijos. Quando terminar, coloque a maior parte do queijo ralado em um prato e reserve uma parte em outro.
  4. Em uma tigela, coloque o espinafre com o creme de leite e misture com uma colher de pau. Você deve conseguir uma mistura homogênea.
  5. Pique o alho e o aipo em pedaços pequenos e depois adicione-os ao creme de espinafre juntamente com o queijo raladoBata novamente para que todos os ingredientes fiquem bem integrados.
  6. Adicione um pouco de sal e pimenta (desta forma, você pode corrigir quantas vezes for necessário).
  7. Polvilhe um pouco de queijo parmesão por cima e sirva.

Este creme de espinafre e queijo pode ser espalhado em biscoitos, pão, tapioca, tortilhas, nachos, palitos de vegetais crus e outros petiscos. Tudo vai depender do seu gosto (e do gosto dos seus convidados, é claro). No entanto, recomenda-se apreciá-lo com pão frito, pois esta é uma entrada muito gostosa e viciante.

Variantes do creme de espinafre e queijo

A variante americana deste creme é preparada com cream cheese e com menos alho. O aipo é completamente dispensado. Em vez disso, adiciona-se:

  • 1 pitada de páprica picante
  • Corações de alcachofra cortados em pedaços
  • 2 colheres de sopa de maionese (40 g)
  • 2 colheres de sopa de creme azedo (30 ml)

Deve-se notar que, nesta variante, você precisará usar o forno.

Mulher cozinhando

Além disso, existe uma versão espanhola do creme que, ao contrário da anterior, reforça o sabor do alho (em vez de dois dentes, são usados dois alhos inteiros) e inclui queijo coalho. Portanto, este creme se tornará muito mais intenso e um pouco mais denso.

Para prepará-lo, você precisará de:

Creme de espinafre e queijo, versão espanhola

Ingredientes

  • 2 alhos inteiros
  • 2 ½ xícaras de cream cheese (300 g)
  • ¾ de xícara de queijo coalho (150 g)
  • 2 xícaras de espinafre fresco (80 g)
  • Condimentos: sal (a gosto)
  • Opcional: salsa fresca

Preparação

  1. Lave o espinafre e coloque-o para cozinhar em uma panela com água. Depois de prepará-lo, drene e deixe esfriar por 1 minuto em temperatura ambiente.
  2. Depois, descasque e pique o alho (em pedaços não muito pequenos).
  3. Em uma tigela, coloque os queijos, o espinafre e o alho. Com a ajuda da batedeira, misture tudo até obter uma textura homogênea.
  4. Adicione um pouco de sal e bata novamente. Quando terminar, você pode decorar com um raminho de salsa fresca.

Esta variante de creme de espinafre e queijo é muito boa com pão, mas também pode ser apreciada com outros petiscos crocantes.

Outra opção é criar um contraste entre o creme e uma base de biscoito doce, por exemplo. Os biscoitos de maisena são uma boa opção. Também pode ser servido em conjunto com batata frita.

Pode interessar a você...
Deliciosa receita caseira de guacamole
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Deliciosa receita caseira de guacamole

Com esta receita caseira de guacamole, você poderá preparar um delicioso molho tipicamente mexicano e fazer suas próprias variações. Confira!



  • He H., Qiao Y., Zhang Z., Wu Z., et al., Dual action of vitamin C in iron supplement therapeuitcs for iron deficiency anemia: prevention of liver damage induced by iron overload. Food Funct, 2018. 9 (10): 5390-5401.
  • Naseeb MA., Volpe SL., Protein and exercise in the prevention of sarcopenia and aging. Nutr Res, 2017. 40: 1-20.