Fitboxing: o que é e quais são os seus benefícios?

Você já ouviu falar do fitboxing e dos seus benefícios? Essa disciplina combina os exercícios do fitness e do boxe para ajudar a manter a forma. Vamos contar do que se trata.
Fitboxing: o que é e quais são os seus benefícios?

Última atualização: 28 Julho, 2021

O fitboxing é uma modalidade que vem ganhando popularidade entre as pessoas que querem ficar em forma. Tem origem nos Estados Unidos e é uma combinação de exercícios de boxe, kickboxing, muay thai e crossfit, cujo objetivo é treinar todo o corpo de forma abrangente.

A princípio pode parecer uma prática agressiva, orientada apenas para quem está em ótima condição física. No entanto, a verdade é que existem exercícios para todos os públicos, desde jovens a adultos mais velhos. Você quer saber mais sobre os seus benefícios? Continue lendo!

O que é o fitboxing?

O fitboxing é uma disciplina esportiva relativamente nova que chama a atenção por seus interessantes benefícios. Combina exercícios de treinamento fitness, como aqueles feitos com o próprio peso corporal ou TRX, com técnicas típicas do boxe e das artes marciais.

Seu principal objetivo é ajudar a manter a forma física do corpo, além de ganhar massa muscular ou perder peso. As sessões de alta intensidade, com cerca de 60 minutos, contribuem para queimar até 1000 calorias.

Entre outras coisas, fortalece a função cardiorrespiratória, aumenta a resistência física e melhora a agilidade e a coordenação. E a melhor parte? Não exige muito tempo e é adequado para quase qualquer pessoa.

Como o fitboxing é praticado?

O fitboxing é uma forma de exercício aeróbico que anda de mãos dadas com alguns exercícios funcionais. As sessões geralmente duram 47 minutos e são chamadas de “challenges” (desafios). Elas começam com uma fase de aquecimento, que dura cerca de 15 minutos, na qual são feitos exercícios cardiovasculares e de tonificação para ativar os músculos.

Em seguida, com a ajuda de um treinador, a pessoa começa o treinamento de boxe e kickboxing ao som da música. Nesse ponto, são realizadas 8 rodadas de 2 minutos de exercício no saco de pancadas, combinadas com 8 exercícios de 1 minuto de bodyweight (treinamento com o próprio peso).

Segue-se uma sessão de 10 minutos de treino funcional (fitness) com o auxílio de faixas de resistência, TRX, fitball, entre outras ferramentas. Para finalizar, mais 6 minutos de atividades de tonificação e outros 10 minutos de alongamento.

Academia
É importante encontrar um local que nos oriente na prática de fitboxing no que diz respeito às exigências do treino.

Benefícios do fitboxing

Em geral, a prática de atividade física tem uma grande variedade de benefícios para a saúde. O fitboxing, em particular, se destaca por sua eficácia na queima de calorias e na melhoria da forma corporal. No entanto, é claro que tem outras vantagens. Descubra quais são a seguir.

Ajuda a combater o estresse

Uma das principais razões para praticar fitboxing é que ele permite reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Ao incorporar exercícios aeróbicos, sua realização favorece a liberação de endorfinas.

Como bem explica uma revisão publicada na Frontiers in Psychology, reduz a tensão e aumenta a sensação de bem-estar.

Auxilio no cuidado com a saúde cardiovascular

O treinamento regular de fitboxing também se traduz em melhorias para a saúde cardiovascular. Uma vez que estimula a circulação sanguínea em um âmbito geral, ajuda a regular a pressão arterial.

Por sua vez, auxilia no controle do sobrepeso e da obesidade, fatores que influenciam significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

Queima mais calorias

A combinação de exercícios intervalados com fitboxing aumenta a queima de calorias, até mesmo acima de outras modalidades esportivas.

Claro, isso varia de acordo com a intensidade da prática. De qualquer modo, estima-se que as sessões de 47 a 60 minutos ajudam a queimar até 1000 calorias, o que favorece a manutenção de um peso saudável.

Ajuda a tonificar

Esse tipo de treinamento trabalha perfeitamente todos os grupos musculares. Somado à sua capacidade de aumentar a queima de gordura, esse fator favorece a tonificação do corpo. O resultado? Uma silhueta mais definida.

Melhora a coordenação e a estabilidade

Um dos efeitos mais importantes dessa disciplina é que ela fortalece os músculos centrais, também chamados de core. Incluindo movimentos rápidos de rotação, trabalha perfeitamente essa parte do corpo. De acordo com um artigo publicado na Harvard Health, isso estabiliza o equilíbrio, melhora a coordenação e aumenta o desempenho esportivo.

Aumenta a autoestima

Vários estudos, como um publicado na revista Neuropsychiatric Disease and Treatment, mostram que a prática regular de exercícios físicos tem um impacto positivo na autoestima e autoconfiança. O fitboxing é muito benéfico nesse sentido, pois envolve o aprendizado de técnicas de defesa pessoal que aumentam a segurança de pessoa.

Por outro lado, o fato de atingir pequenos e grandes objetivos em cada aula traz um sentimento de satisfação que também alimenta o amor-próprio. Sem falar nos efeitos físicos, como um peso mais saudável, que melhoram a percepção da imagem.

Dicas para começar a praticar o fitboxing

Não é necessário ter um alto rendimento esportivo para começar a praticar fitboxing. No entanto, é fundamental passar por um processo inicial de aprendizagem e adaptação para dominar as técnicas que são aplicadas durante o treinamento.  Portanto, o ideal é estar acompanhado de um treinador que possa fornecer orientações.

No início, os movimentos e as combinações dos golpes vão parecer estranhos. No entanto, à medida que você vai praticando, a atividade se torna cada vez mais fácil. É o treinador que determinará o momento de aumentar a intensidade. De qualquer modo, existem algumas dicas gerais para começar a praticar essa disciplina.

Relaxamento

Aprender a relaxar durante os treinos é essencial para seguir em frente. É normal que no início seja difícil aplicar os movimentos e golpes sem ficar um pouco tenso.

Além disso, pode ser difícil terminar a aula inteira. Então, você tem que tentar agir com calma e não focar seu esforço na força, mas na velocidade e na agilidade.

Usar roupas confortáveis

Durante esses exercícios, os movimentos devem ser fluidos. Portanto, é fundamental escolher roupas esportivas confortáveis, que proporcionem liberdade de movimento e não causem desconforto à pele. Certifique-se de escolher os tamanhos corretos para evitar inconvenientes.

Aumente a intensidade gradualmente

A verdade do fitboxing é que ele é uma disciplina exigente. Apesar disso, sua intensidade deve ser aumentada gradativamente, de acordo com a condição física da pessoa. Tentar passar diretamente do sedentarismo para treinos extenuantes é contraproducente e pode causar lesões.

Faça treinos de força

Para complementar os efeitos do fitboxing no corpo, vale a pena adotar uma rotina de treinamento de força. Não precisa ser diário, pode consistir em 2 ou 3 vezes por semana.

A sua prática ajudará a desenvolver a força dos músculos e, em geral, beneficiará a sua condição física e a sua saúde.

Fitboxing
O fitboxing é uma disciplina com elevada queima de calorias que também requer o exercício da força muscular.

Mantenha uma alimentação saudável

Assim como em outras modalidades esportivas, o fitboxing deve ser acompanhado por uma alimentação saudável e balanceada. As necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa. No entanto, é necessário considerar os seguintes aspectos:

  • Aumentar o consumo de frutas e vegetais.
  • Consumir carnes magras e peixes.
  • Ingerir laticínios com moderação.
  • Consumir oleaginosas e sementes.
  • Evitar o consumo de alimentos processados, açúcares e farinhas refinadas.
  • Tomar água.

Fitboxing, uma maneira de melhorar seu condicionamento no ritmo da música

Não é por acaso que o fitboxing conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo. Seus interessantes efeitos no corpo e os treinamentos com o saco de pancadas no ritmo da música transformam essa disciplina em uma forma diferenciada de se exercitar e obter bons resultados.

Naturalmente, existem rotinas pensadas para todos os públicos. Desde pessoas jovens, passando por adultos, incluindo atletas e idosos. Qualquer pessoa pode iniciar a sua prática, desde que obtenha a orientação prévia de um profissional. Você se anima a praticar?

Pode interessar a você...
Variações do exercício de flexão para evitar dor nos pulsos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Variações do exercício de flexão para evitar dor nos pulsos

O exercício de flexão, por envolver carga e transições localizadas, pode causar dor nos pulsos. Veja como evitá-las com variações da flexão.



  • Warburton DE, Nicol CW, Bredin SS. Health benefits of physical activity: the evidence. CMAJ. 2006;174(6):801-809. doi:10.1503/cmaj.051351
  • Areeudomwong P, Saysalum S, Phuttanurattana N, Sripoom P, Buttagat V, Keawduangdee P. Balance and functional fitness benefits of a Thai boxing dance program among community-dwelling older adults at risk of falling: A randomized controlled study. Arch Gerontol Geriatr. 2019 Jul-Aug;83:231-238. doi: 10.1016/j.archger.2019.04.010. Epub 2019 Apr 22. PMID: 31102925.
  • Heijnen S, Hommel B, Kibele A, Colzato LS. Neuromodulation of Aerobic Exercise-A Review. Front Psychol. 2016;6:1890. Published 2016 Jan 7. doi:10.3389/fpsyg.2015.01890
  • Cercato C, Fonseca FA. Cardiovascular risk and obesity. Diabetol Metab Syndr. 2019;11:74. Published 2019 Aug 28. doi:10.1186/s13098-019-0468-0