Como fazer um pão de banana fitness

21 de março de 2019
A palavra "fitness" se aplica a determinadas atividades, métodos e até mesmo receitas que são ideais para cuidar da saúde do corpo.

O pão de banana que traremos hoje cumpre com as regras da boa alimentação, nutrição e absorção de proteína. Nesse sentido, é de grande relevância que você saiba que pode consumi-lo, mesmo que tenha a doença celíaca ou esteja em alguma outra dieta especial.

Não existe uma limitação que impeça você de prepará-lo e consumi-lo. De fato, é exatamente o contrário:  ao prepará-lo, muitos tipos de nutrientes que normalmente não são encontrados em uma única receita serão absorvidos pelo seu corpo.

Ao entrar na cozinha e colocar o avental, além de você encontrar uma receita de singularidade sem igual, também experimentará um sabor delicioso e excepcional. Lembre-se de que o principal ingrediente é a banana e, com esta fruta, tudo sempre fica mais gostoso.

Leia também: Biscoitos de banana, coco e goji berries

Como é feito o preparo do pão de banana fitness?

Banana fatiada para fazer o pão de banana fitness

Informações nutricionais do pão de banana fitness

O que torna este pão de banana tão perfeito é que todo o açúcar presente já é de origem natural. No entanto, se quiser deixá-lo mais doce, basta acrescentar algum adoçante. Você vai decidir se deseja acrescentar ou não.

No café da manhã, quase sempre estão presentes as calorias oriundas do pão branco ou pão com manteiga. Ou seja, muito do que você come normalmente contém elementos que, embora sejam vendidos como “fitness” ou saudáveis, são absorvidos pelo corpo como carboidratos e açúcares.

Tome cuidado! A alternativa que o pão de banana fitness oferece está principalmente nos ingredientes utilizados no preparo. Por exemplo, a maleabilidade e as fibras contidas nos flocos de aveia (ingrediente principal) são um bom indicador do que você está prestes a comer.

Quanto mais você puder substituir as calorias dos carboidratos por outros elementos mais nutritivos, como as fibras, melhor será o impacto da sua dieta no dia a dia. Lembre-se de que nem todos os cereais têm uma função semelhante. Nesse sentido, prefira a aveia em vez do trigo ou arroz em vez da cevada.

Por outro lado, se você não gostar muito dos adoçantes artificiais, use mel para substituir esse tipo de açúcar por um que seja completamente natural e recomendado para o seu caso. Lembre-se de que, em relação ao preparo do pão de banana, as quantidades podem variar.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de aveia (120 g)
  • ½ xícara de flocos de aveia (30 g)
  • 2 colheres de sopa de levedura de cerveja (30 g)
  • 1 ovo inteiro
  • 2 claras de ovos
Banana e ovo para fazer o pão de banana fitness

  • 3 bananas bem maduras
  • 1 colher de sopa de canela em pó (15 g)
  • 2 colheres de sopa de nozes moídas (40 g)
  • ½ copo de leite de soja (100 ml)
  • 1 pitada de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de adoçante natural (30 ml) (opcional)

Não deixe de ler: Torta vegana de queijo com banana

Preparação

  1. Em primeiro lugar, descasque as bananas maduras.
  2. Logo em seguida, amasse-as muito bem.
  3. Posteriormente, misture bem para atingir a consistência necessária para a massa. Para isso, a textura deve ser homogênea e sem grumos.
  4. Além disso, adicione a farinha de aveia juntamente com os flocos na mistura resultante do purê de banana. Vá acrescentando e misturando todos os ingredientes com movimentos suaves.
  5. Em seguida, adicione as nozes picadas, o ovo inteiro, a levedura, a essência de baunilha e a canela em pó. Se quiser que o pão fique mais adocicado, coloque um pouco de adoçante natural.
  6. Agora, misture tudo com cuidado, aumentando o ritmo gradualmente.
  7. Além disso, é importante adicionar o leite de soja aos poucos. Continue misturando até engrossar.
  8. Ademais, adicione as duas claras e misture um pouco mais.
  9. Finalmente, coloque tudo em uma forma previamente untada com azeite e oliva e leve o pão ao forno por 40 minutos a 180 ºC. Pronto!

Assim que terminar de assar, saboreie seu pão de banana fitness!

  • Nieman DC, Gillitt ND, Henson DA, et al. Bananas as an energy source during exercise: a metabolomics approach. PLoS One. ;7(5):e37479. doi:10.1371/journal.pone.0037479
  • Singh, B., Singh, J. P., Kaur, A., & Singh, N. (2016). Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – A review. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2016.03.033
  • Israeli, Y., & Lahav, E. (2016). Banana. In Encyclopedia of Applied Plant Sciences. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-394807-6.00072-1