Biscoitos de banana, coco e goji berries

· 12 de fevereiro de 2019
A banana é a fruta mais utilizada na panificação por sua evidente versatilidade e sabor delicioso. Além disso, nos fornece uma boa quantidade de vitaminas e minerais.

Os biscoitos de banana são saudáveis ​​para todos, independentemente da idade e dos hábitos alimentares que se seguem. Eles são feitos com ingredientes que têm um equilíbrio nutricional adequado, e que juntos são perfeitamente equilibrados. Na verdade, pessoas com intolerância ao glúten também podem aproveitá-los sem preocupações.

Uma banana de tamanho médio tem cerca de cinco gramas e meio de frutose, aproximadamente. E a frutose não é apenas saborosa e até viciante, mas fornece energia rapidamente ser ingerida.

Assim, a frutose na banana fornece um sabor doce o suficiente para dispensar a adição de adoçantes em nossas receitas. Naturalmente, não é proibido adicionar um toque de mel, se desejarmos. Tudo vai depender do nosso gosto.

Biscoitos de banana, coco e goji berries

Por outro lado, é necessário enfatizar que a receita de biscoitos de banana que vamos apresentar a seguir inclui exclusivamente produtos de origem vegetal, por isso é adequado para vegetarianos e veganos. E mesmo se quisermos adicionar chocolate, se usarmos um tipo escuro (isto é, com uma alta porcentagem de cacau) que não inclua leite, ele ainda será adequada.

Nesta receita, usaremos os goji berries, que são o fruto de uma planta que da família do tomate, e que cresce especificamente no Himalaia tibetano. É um alimento rico em antioxidantes, vitaminas e outros nutrientes benéficos para a saúde.

Caso não consigamos estas bagas no nosso supermercado de confiança, podemos fazer a receita com mirtilos.

Leia: 5 alternativas para substituir o açúcar em uma dieta de perda de peso

Biscoitos de banana com leite

Com relação às farinhas que usaremos nesta preparação, é necessário esclarecer que não é obrigatório o uso de 2 xícaras de farinha de arroz integral, e 1 de amaranto. Podemos incluir 3 xícaras de farinha de arroz integral e fazer sem a farinha de amaranto.

No entanto, se decidirmos usá-lo, será necessário combiná-lo sempre com outro tipo de farinha. Assim, a massa pode adquirir a consistência apropriada.

Ingredientes

  • ½ colher de sopa de sal (5 g)
  • 2 colheres de sopa de amêndoas (30 g)
  • 1 xícara de coco ralado (80 g)
  • 3 colheres de sopa de goji berries (45 g)
  • 3 bananas médias
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco (30 g)
  • 1 xícara de farinha de amaranto (100 g)
  • 2 xícaras de farinha de arroz integral (200 g)
  • 1 colher de sopa de sementes de linho (15 g)
  • Opcional: canela, mel, essência de baunilha, passas.

Descubra: Café da manhã saudável: panquecas de aveia, banana, cacau e óleo de coco

Preparo

  1. Primeiro, é necessário pré-aquecer o forno a uma temperatura de 180 ° C.
  2. Além disso, descascamos e cortamos as bananas em pedaços pequenos. Em seguida, amassamos com um garfo ou colher até obter um tipo de purê.
  3. Enquanto isso, colocamos o amaranto e a farinha de arroz integral em uma tigela. Misturamos com uma colher e adicionamos os outros ingredientes, um a um, com exceção do óleo de coco e das goji berries. Depois, mexemos novamente com a colher para integrar tudo.
  4. Deixamos um espaço no centro da tigela e despejamos óleo de coco lá. Em seguida, misturamos todos os ingredientes com um misturador manual em baixa velocidade por alguns minutos.
  5. Uma vez que tenhamos uma massa homogênea e com alguma flexibilidade, adicionamos as goji berries e reservamos.
  6. Colocamos papel vegetal em uma bandeja e despeje a massa de biscoito lá. Mas devemos ter cuidado para não derramar muita massa para que os biscoitos de banana não fiquem muito grossos.
  7. Levamos a bandeja ao forno por 25 minutos. Saberemos que os biscoitos estão prontos porque estarão bem dourados, e darão um aroma muito agradável.
  8. Uma vez decorrido o tempo de cozimento, desligamos o forno, removemos a bandeja e deixamos esfriar à temperatura ambiente.
  9. Tiramos os biscoitos de banana do papel vegetal e servimos.

Decoração

 

Podemos decorar os biscoitos de banana com um pouco de coco ralado, uma pitada de sementes de gergelim, ou algumas amêndoas fatiadas. Também podemos colocar um pedaço pequeno de algumas frutas (como morango, por exemplo).

Por outro lado, o melhor acompanhamento para esta receita de biscoitos de banana seria um pouco de iogurte natural. Também pode ser apreciado com um delicioso chá, uma xícara de café, ou um batido de frutas.

Na verdade, faremos as escolhas de acordo com o tipo de café da manhã ou lanche que queremos fazer.