Por que praticando ioga os músculos se reafirmam?

· 21 de julho de 2018
Muitas pessoas consideram a ioga um esporte "leve". No entanto, é uma prática esportiva completa, graças à qual os músculos podem ser tonificados e reafirmados

Praticar ioga ajuda a trabalhar a força

Uma das razões pelas quais praticar ioga reafirma os músculos, é porque nos ajuda a trabalhar a força. No entanto, nem todos os tipos de ioga nos permitem atingir esse objetivo. Alguns são mais “fitness” ou mais “atléticos” do que outros.

Por exemplo, ashtangavinyasa, ou power yoga são considerados os melhores estilos de ioga para o trabalhar a força. A questão que pode surgir aqui é: como conseguir isso?

  • Ashtanga: consiste em realizar posturas de forma contínua, fluida e consistente. Os movimentos são acelerados e não descansam entre uma posição e outra.
  • Vinyasa: também conhecida como yoga flow, faz uso dos asanas que se sucedem criando um padrão específico e fluindo suavemente.
  • Power yoga: inclui movimentos de fitness e pilates. A música pode variar de jazz a soul, ou hip hop. É um estilo inovador de ioga.

Confira essas 3 posturas de ioga para cuidar da saúde pélvica

Praticar ioga ajuda a trabalhar a força

As posturas são desafiadoras

Existem algumas posturas na ioga que são um desafio. Por exemplo, a posição do guindaste (Bakasana) não é adequada para iniciantes. Nesta posição, o equilíbrio é muito importante, assim como a força que deve ser exercida com os braços.

Cada asana deve manter-se por um determinado tempo. Além disso, alguns são feitos usando o peso do nosso corpo. Isso fará com que os músculos se tensionem e trabalhem com a força.

Vamos ver mais algumas posturas:

  • Postura do sol (Purvottanasana): ideal para perder peso e tonificar os braços.
  • Postura da cadeira (Utkatasana): trabalha o equilíbrio, além de ajudar a fortalecer e tonificar as nádegas e as pernas.
  • Postura do ferro (Utthita Chaturanga Dandasana): tonifica os braços, as pernas e os glúteos.

É importante não forçar o corpo a realizar essas posições, porque se não formos suficientemente flexíveis, e estamos começando a praticar ioga, poderemos sofrer algumas lesões. Embora essa prática não pareça envolver muitos riscos, devemos ter cuidado para não nos machucarmos.

Você treina todo o seu corpo

Ao praticar ioga os músculos são reafirmados porque eles não são trabalhados separadamente, mas todos juntos vão nos levar a realizar uma determinada posição.

Por exemplo, se estamos fazendo a postura de ângulo em oito (ioga avançada) estaremos trabalhando o peito, os braços (bíceps e tríceps), os ombros, as pernas, os abdominais, os oblíquos… Não trabalhamos apenas um músculo, como faríamos se fizéssemos levantamento de pesos, mas vários ao mesmo tempo.

Conheça As melhores posturas de Ioga para iniciantes

Ao praticar ioga os músculos são reafirmados

A razão para isso é que, ao colocar muitos músculos para trabalhar ao mesmo tempo, alguns se apoiam para tornar a postura possível. Se essas partes do nosso corpo não colaborarem como uma unidade, seria impossível realizá-lo.

Ao praticar ioga, os músculos são progressivamente reafirmados

É verdade que com um treinamento com pesos poderíamos aumentar nossos músculos mais rapidamente. No entanto os benefícios obtidos pela prática da ioga são muito maiores, se os compararmos com os exercícios feitos apenas aparelhos de ginástica.

Praticar ioga reafirma os músculos progressivamente, melhorando o nosso equilíbrio, e vamos adquirindo maior força mental.

A ioga pode tornar-se um complemento para os seus treinos com pesos. No entanto se você quiser apenas tonificar seu corpo e adquirir força, essa prática seria suficiente para atingir seus objetivos.

A chave é perseverar e seguir em frente com as posições mais difíceis. Muitas delas, a princípio, causarão grande frustração, já que você não poderá realizá-las. Além disso, a realização de uma postura de ioga bem-feita requer um pouco do seu tempo.

Você é um praticante regular de ioga? Você já viu mudanças em seu corpo depois de realizar essa prática por alguns meses? É altamente recomendável que você experimente esta disciplina, pois ela tem muito a oferecer para sua saúde e bem-estar.