Doenças relacionadas ao consumo de leite de vaca

· 14 de janeiro de 2015
Você bebe muito leite de vaca? Cientistas descobriram que seu consumo excessivo pode ser prejudicial. Saiba mais!

O leite de vaca e seus derivados posicionam-se, atualmente, entre os alimentos mais consumidos no mundo. Sempre foi elogiado pelas suas propriedades nutricionais, pelo seu delicioso sabor, assim como pelas vitaminas e minerais que fornece ao nosso corpo, especialmente o cálcio.

No entanto, pesquisas mais recentes questionaram os supostos benefícios do leite de vaca. Descobriram que, ao contrário do que se pensava, o consumo excessivo de leite de vaca pode prejudicar a saúde; assim como causar várias doenças.

Por que o leite de vaca pode fazer mal para a saúde?

Muitos se perguntam por que este leite é ruim para a saúde, se nós o consumimos há séculos? Para responder esta questão, temos que voltar um pouco no tempo, mais ou menos na década de 1960, quando se começou a alterar artificialmente o envelhecimento natural do gado.

Estudos apontam que em meados de 1800, uma vaca produzia, aproximadamente, cerca de dois litros de leite por dia. Em 1960, uma vaca começou a produzir cerca de 9 litros de leite por dia.

Atualmente, são aplicadas novas técnicas de reprodução artificial de animais, tais como: o uso de antibióticos, seleção genética do filhote, mudança de alimentação e o uso de hormônios de crescimento.

Isso tem feito com que uma vaca possa chegar a produzir até 24 litros de leite por dia. É muito impressionante ver como esse animal passou da produção de dois litros a 24 litros de leite, e até mais, por dia.

Embora as técnicas de criadouros artificiais sejam benéficas para a economia, assim como para as indústrias de laticínios e da carne; o fato é que o processo de alteração da natureza tem consequências que estão afetando os consumidores.

Já que o leite é afetado pela forma de criação do animal, através de antibióticos, hormônios e nutrição, entre outros. Como resultado há diferentes incidentes de saúde que podem surgir ao longo dos anos.

Outras considerações

As pesquisas sobre os impactos do leite de vaca na saúde são feitos há muitos anos; de fato, estas concordam com o fato de que a forma como o leite é produzido pode afetar a saúde.

Há pouco tempo, um estudo de Harvard reconheceu o que se vinha dizendo do leite de vaca. Além disso, advertiu sobre a relação entre o consumo excessivo deste produto e o desenvolvimento de diferentes doenças.

Saiba mais: Receita para preparar leite de cevada

Possíveis problemas do consumo excessivo de leite de vaca

Enxaqueca

Leite de vaca pode causar enxaquecas

Os estudos descobriram que os pacientes que sofrem de enxaqueca reduziram significativamente os sintomas depois de pararem de consumir leite de vaca.

Prisão de ventre

Em suma, a intolerância ao leite de vaca tem sido associada à prisão e ventre em crianças e adultos mais velhos.

Por isso, remover este item da dieta e aumentar o consumo de frutas, legumes e fibras é a solução para o problema.

Câncer

O leite de vaca pode aumentar o risco de câncer

A presença de hormônios e de outras substâncias no leite de vaca vem sendo associadas com o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer; incluindo, por exemplo, o de estômago, mama, ovário, pâncreas, próstata, pulmão e testículos.

Saiba mais: Câncer de pulmão

Catarata

As pesquisas constataram que as populações que consomem com mais frequência o leite de vaca e seus derivados têm uma maior incidência de catarata; em comparação com aqueles que evitam o produto.

Este problema está relacionado com a lactose e a galactose, afetando principalmente a população feminina.

Fadiga crônica

Consumo excessivo de leite de vaca pode levar a fadiga

Um estudo realizado com crianças em 1991, em Rochester, Nova York, descobriu que o consumo de leite de vaca aumentou em 44,3% o risco de fadiga crônica.

Reações alérgicas

Em síntese, a alergia a proteínas do leite de vaca foi definida como um mecanismo de defesa do sistema imunológico.

Estudos têm mostrado que a reação alérgica pode ser imediata, isto é, pode aparecer em menos de 45 minutos, depois de algumas horas ou depois de alguns dias.

Sangramento gastrointestinal

É provável que seja causado pela intolerância às proteínas do leite de vaca, que afetam, sobretudo, as crianças.

Além disso, a intolerância tem sido julgada como uma das causas mais comuns da anemia em crianças.

Outras 17 doenças relacionadas com o consumo excessivo de leite de vaca:

  • Artrite reumatoide e artrose
  • Asma
  • Autismo
  • Colite ulcerativa
  • Síndrome do intestino irritável
  • Diabetes mellitus tipo I
  • Dores abdominais
  • Doença de Crohn
  • Doença coronárias
  • Esclerose múltipla
  • Fístulas e fissuras anais
  • Incontinência urinária
  • Intolerância à lactose
  • Linfomas