Descubra os incríveis benefícios do damasco

· 29 de agosto de 2018
Consumir damasco traz múltiplos nutrientes e benefícios, mas é importante que a fruta seja de origem orgânica e que esteja bem madura, já que verde pode ser indigesta.

O damasco é uma fruta que se destaca, principalmente, por seu alto teor de antioxidantes. Por este motivo, é considerada uma fruta que ajuda a manter a beleza e a juventude, assim como para nos encher de vitalidade em poucas mordidas.

Descubra neste artigo todas as propriedades desta fruta, assim como algumas aplicações e curiosidades. Também compartilharemos as diferentes maneiras que temos de consumi-la: natural, em compota, em geleia ou desidratada.

O damasco

O damasco (Prunus armeniaca) é uma fruta originária da China que hoje em dia se produz principalmente na Turquia. Dentre seus nutrientes se destaca o betacaroteno ou vitamina A (pigmentos alaranjados), e minerais como o ferro ou o potássio. Também é muito rico em açúcares e fibra.

Recomendamos consumir sempre damascos ecológicos, já que costumam conter muitos pesticidas e outras substâncias químicas na casca.

Leia também: É saudável comer frutas em jejum?

O povo dos hunza

Os hunza são um povo muito popular do Himalaia cujos indígenas são famosos por sua longevidade e qualidade de vida. Sua alimentação, que é vegetariana, inclui ao damasco em primeiro lugar, tanto fresco quanto seco.

Cabe destacar que sua boa saúde também é devida à falta de estresse e de contaminação.

Esta fruta se consome, portanto, durante todo o ano. É habitual que as famílias tenham seus próprios damascos, que são sinal de grande riqueza. Além de comer a fruta, aproveitam o óleo que se extrai da semente para cozinhar e para o cuidado da pele.

Comer damasco traz benefícios

Benefícios para a saúde

O damasco tem os seguintes benefícios para a saúde:

  • Graças a sua riqueza em betacaroteno, esta fruta tem um alto poder antioxidante. Deste modo, podemos prevenir o envelhecimento celular que os radicais livres nos causam.
  • Os antioxidantes do damasco também servem para prevenir doenças degenerativas.
  • Tem efeitos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir muitos incômodos e dores.
  • Previne muitas doenças de vista tais como, por exemplo, a degeneração da retina, a cegueira noturna ou a perda da visão.
  • Seu alto teor de ferro, em especial nos damascos desidratados, o transformam em um excelente remédio para a anemia ferropriva.
  • Contém potássio, por isso combate a retenção de líquidos que nos causa inchaço e edemas no corpo. Ao mesmo tempo, reduz a hipertensão arterial.
  • Favorece a evacuação intestinal e previne a prisão de ventre.
  • Graças ao seu teor de açúcares e fibra, o damasco é uma solução saudável para evitar o desejo por comer doces. Com 3 damascos conseguiremos aliviar a fome.
  • Reduz a tendência de sofrer cãibras nas pernas.
  • Equilibra o sistema nervoso e alivia os estados de estresse e ansiedade.
  • Regula os níveis altos de colesterol no sangue.

Outros usos

Damasco seco

Além de suas propriedades para a saúde, desta fruta se destacam outros usos e aplicações:

  • O óleo de damasco é muito benéfico para a pele.
  • A semente desta fruta é muito rica em vitamina A. Graças a este antioxidante, usa-se no tratamento de alguns transtornos oculares ou intestinais, assim como ingrediente nos cosméticos naturais.
  • Com a semente do damasco se prepara um famoso licor italiano conhecido como amaretto.

Porém, devemos destacar que a amêndoa do damasco tem componentes tóxicos, por isso não se pode consumir. Por outro lado, sempre devemos escolher damascos bem maduros para evitar uma indigestão.

Veja também: Usos que você desconhecia do óleo de amêndoas

Como podemos consumi-lo?

  • Natural: o damasco é apetitoso e fácil de comer em qualquer momento e em qualquer lugar. Porém, também podemos adicioná-lo às nossas vitaminas habituais para lhe dar seu característico sabor doce e um pouco ácido.
  • Em compota ou geleia: podemos cozinhar os damascos com um pouco de água e açúcar para obter uma deliciosa compota ou geleia com a qual acompanhar torradas, iogurtes e biscoitos.
  • Damascos desidratados: os damascos desidratados, também conhecidos como orelhões, são um superalimento rico em nutrientes, açúcares e fibra. Oferecem muita energia, por isso são ideais para crianças, atletas, etc. As pessoas com sobrepeso devem moderar seu consumo.