Como detectar a falta de água no organismo?
Como detectar a falta de água no organismo? A água é um elemento indispensável para a vida. A maior parte dos organismos da Terra é composta por água em maior ou menor proporção.
No caso das pessoas, a água constitui 60% do organismo, ou seja, mais da metade do nosso corpo é água.
Quando o organismo carece de água e não recebe uma hidratação correta, ele se deteriora rapidamente e pode levar, inclusive, à morte.
Quanto tempo uma pessoa pode viver sem beber água?
Embora para muitos seja difícil de acreditar, há registros de pessoas que sobreviveram até 90 dias sem ingerir alimento algum. Entretanto, sem líquidos nós não aguentamos mais do que 5 dias.
Estima-se que o limite de vida de uma pessoa que não bebe nada de água ou de outro líquido é de 4 dias.
Qual é a quantidade de água que devemos beber diariamente?
Em geral, os especialistas recomendaram consumir 2 litros de água por dia, ou de 6 a 8 copos.
Entretanto, para saber com mais precisão qual é a quantidade de água que nosso organismo precisa para se manter hidratado e em correto funcionamento, podemos estabelecer que é recomendável um litro de água para cada 25 quilos de peso.
Leia também: 3 dietas para manter o seu peso
Como saber se nosso corpo está precisando de água?
Embora em muitas ocasiões achemos que nosso organismo está bem hidratado e que as coisas estão bem, há certos sintomas que podem nos indicar que estamos desidratados e que precisamos consumir mais água do que normal.
As altas temperaturas, as doenças ou a acumulação de toxinas, entre outros fatores, podem aumentar o risco de desidratação e de desencadear diferentes problemas de saúde que podem diminuir a qualidade de vida.
Entre os sintomas que nos indicam desidratação, podemos encontrar:
- Olhos inchados.
- Boca ressecada.
- Cor escura e odor forte na urina.
- Dor ao urinar.
- Constante sensação de sede.
- Perda de elasticidade da pele.
- Sensação de confusão e de fadiga.
- Maior risco de quedas.
- Infecções no trato urinário.
- Formação de cálculos renais.
- Espasmos nos músculos do corpo.
- Dificuldade para respirar.
- Constipação.
- Dores de cabeça e enxaqueca.
- Problemas dentários.
- Ressecamento da pele.
- Perda do cabelo.
- Ausência de lágrimas ao chorar.
- Diminuição na quantidade de urina.
Como prevenir a desidratação?
Para prevenir a desidratação, é essencial consumir pelo menos 2 litros de água por dia ou a quantidade recomendada segundo o peso de cada
pessoa. Os esportistas devem aumentar consideravelmente o consumo de água em função do tipo de exercício realizado e da duração, pois devem repor os líquidos perdidos durante as rotinas esportivas.
O que fazer se o nosso organismo carece de água?
Depois de conhecer os sintomas de desidratação, se você identifica que seu corpo carece de água, o ideal é começar a se hidratar com uma boa quantidade de água diária.
Você deve consumi-la moderadamente e devagar já que, se beber quantidades exageradas de uma só vez, pode desencadear efeitos negativos na saúde.
Também podemos consumir água através de sucos naturais de frutas e verduras com altos conteúdos de água.
Quando os sintomas são graves, é muito importante ir ao médico, já que será necessário realizar a hidratação por via intravenosa.
Leia também: 5 erros de hidratação mais comuns
Quais são os benefícios de beber água diariamente?
Além de proporcionar a hidratação adequada ao nosso corpo, o consumo de água diária traz mais benefícios à saúde dos que você pode imaginar.
Entre esses benefícios, encontramos:
- Contribui para a perda de peso. A água tem zero calorias e pode substituir todo tipo de refrescos ou sucos ricos em açúcar. Uma boa quantidade de água nos proporciona sensação de saciedade, contribui para a eliminação de toxinas e para o ritmo do metabolismo. Portanto, o consumo de água é imprescindível nas dietas para perder peso.
- Aumenta sua energia. O consumo de água previne a desidratação e ajuda a manter as energias necessárias para o dia a dia.
- Melhora a saúde cardíaca. O consumo de água diária reduz significativamente os riscos de sofrer um ataque cardíaco. Para as pessoas com tendência a sofrer ataques, o consumo de água é um método econômico e fácil de reduzir as possibilidades.
- Melhora a digestão. O sistema digestivo necessita de uma boa quantidade de água para realizar o processo de digestão. O consumo diário de água ajuda a reduzir os problemas de acidez estomacal e de constipação.
- Para uma pele saudável e jovem. O consumo de água previne o envelhecimento prematuro e todos seus sinais na pele. A água ajuda a manter a firmeza e o colágeno da pele, mantendo-a suave, radiante e jovem.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.