3 dietas para manter o seu peso

· 21 de agosto de 2018
Se você está pensando em ter uma dieta saudável, com um peso equilibrado, precisa saber algumas informações essenciais.

Muitas pessoas decidem dar uma guinada na vida, adotando dietas e exercícios rigorosos, em busca de uma melhor aparência física. Tudo com o objetivo de manter o peso adequado.

Às vezes, cometemos o erro de acelerar o processo, achando que assim poderemos conseguir o peso que desejamos. Esse descuido traz consigo um efeito sanfona, que nos faz recuperar rapidamente os quilos perdidos.

O indesejado resultado surge especialmente quando seguimos dietas que restringem o consumo de certos alimentos, prometendo a perda rápida de peso, em poucas semanas. Qual a consequência? O metabolismo se torna lento, o que dificulta o processamento daqueles alimentos que não estamos acostumados a consumir.

Por isso, neste artigo falaremos de algumas dietas que você pode adotar para se manter saudável. No entanto, lembre-se de que, diante de qualquer dúvida, o melhor é procurar a opinião de um especialista. Ele poderá elaborar um plano feito especialmente para você.

3 dietas para manter o seu peso equilibrado

1. Dieta mediterrânea

Alimentos da dieta mediterrânea para ajudar a manter o peso

Uma das recomendações dadas pelos especialistas para manter o peso equilibrado é seguir uma dieta rica em nutrientes, de estilo mediterrâneo. Ela consiste em 50% de carboidratos, 35% de gorduras e lipídios e 15% de proteínas.

Inclui alimentos como:

  • Frutas tropicais
  • Frutos secos
  • Verduras
  • Peixe
  • Carnes brancas
  • Massas
  • Arroz

Cada refeição deve ser composta por uma ou duas porções de frutas, vegetais e carboidratos. Entre os alimentos recomendados, estão as massas, o arroz, cuscuz, etc.

Da mesma forma, devem ser consumidas sementes, ervas, especiarias ou laticínios, mas com moderação. Finalmente, uma ou duas vezes por semana, recomenda-se comer carnes magras, peixe, frutos do mar, ovos, batatas e doces.

Leia também: Por que você deveria consumir frutos secos?

Um estilo de vida saudável

Este padrão alimentar foi incluído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 16 de novembro de 2010, na Lista de Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade. Isso porque promove o estilo de vida saudável de países como Espanha, Itália e Grécia.

Um estudo realizado na Universidade de Harvard determinou que essa forma de nutrição equilibrada fornece ao organismo a energia necessária. Assim, ajuda a queimar 20% de calorias diárias de forma natural.

2. Dieta vegana é rica em nutrientes

Aqueles que mantêm uma dieta vegana não consomem os alimentos de origem animal. De fato, dedicar um tempo a este tipo de nutrição te livrará dos níveis altos de colesterol, ao mesmo tempo em que fornece fibras para o organismo.

Para iniciar uma dieta vegana, é imprescindível contar com grande quantidade de frutas e legumes. Além disso, é indispensável que você esteja disposto a experimentar novas opções alimentares.

3. Dieta vegetariana

Diferente da dieta anterior, neste regime alimentar, você pode incluir produtos de origem animal, como leite, ovos, queijo, manteiga e iogurte. Com os nutrientes obtidos ao consumi-los, você poderá eliminar toxinas. Outro efeito positivo é o aumento progressivo dos níveis de energia.

Embora você possa incluir alimentos de origem animal, excetuando-se as carnes vermelhas, a ideia é que a base da alimentação sejam os vegetais. Só é preciso tomar cuidado para atender a todos os requisitos da nutrição. Durante a dieta, você poderá testemunhar mudanças significativas no seu bem-estar.

Incluir vegetais na dieta ajuda a manter o peso

Isso inclui alcançar e manter o seu peso ideal. Para tanto, é necessário contar com algum tipo de assessoria, que possa traçar metas claras.

Outras dicas para manter o seu peso equilibrado

Para manter o seu peso ideal, é necessário combinar a sua alimentação com outro tipo de ações que lhe permitirão chegar ao objetivo que você deseja. E o mais importante: para manter um peso saudável a longo prazo. Preste atenção.

Faça exercício

Para manter um peso equilibrado, é necessário que a dieta seja balanceada e acompanhada por uma vida ativa, cheia de exercício. Isso evita que seu corpo ganhe peso de novo. Dedique pelo menos, 60 minutos a fazer exercícios.

Praticar uma atividade física ajuda a manter o peso

Recomendamos ler: 5 exercícios para ter um busto firme

Tenha cuidado para não pular nenhuma refeição

Para ter hábitos alimentares saudáveis é necessário obter os nutrientes presentes nas três principais refeições do dia. Especialmente durante o café da manhã, porque representa entre 20 e 25% das calorias de que precisamos diariamente.

Também é melhor jantar três horas antes de dormir. Evite também o consumo de alimentos pesados à noite.

Adoce a sua vida de vez em quando

Lembre-se de que as dietas não devem ser assumidas de forma rigorosa. Ao invés disso, devem ser integradas como parte de sua vida. É por isso que recomendamos escolher um dia por semana no qual você possa comer um doce ou alimento de alto teor calórico, como um pedaço de pizza.

Monitore seu peso

Mantenha-se atualizada sobre seu peso e as calorias que consome em cada refeição. Registrar quantos quilos você ganhou ou perdeu irá ajudar a ter o controle de seu corpo.

Escolher a dieta para manter um peso adequado é uma decisão que só você pode tomar. Siga estas dicas para garantir seu bem-estar, melhorar a cada dia e não se esqueça de se premiar pelos pequenos objetivos alcançados durante o processo.