Por que as dietas sem glúten são tão preocupantes?

22 de julho de 2018
As dietas sem glúten podem causar deficiência de minerais e vitaminas. Descubra o resto dos problemas relacionados a seguir.

Você está seguindo dietas sem glúten sem o médico tê-las recomendado, só porque ouviu que é a nova tendência? Você deve saber que, se não tem intolerância ao glúten, seguir esse tipo de dieta pode afetar gravemente a sua saúde.

Esta dieta tornou-se moda porque, eliminando certos tipos de carboidratos, gera a ideia de que você vai perder peso. Se esse é o seu objetivo, escolha outro tipo de dieta ou siga as orientações de um nutricionista.

No caso de você suspeitar de que tem intolerância ao glúten, vá ao seu médico para ter certeza disso. Caso contrário, você pode ter os seguintes problemas com as dietas sem glúten.

Deficiência de vitaminas e minerais nas dietas sem glúten

As dietas sem glúten podem causar deficiência de minerais e vitaminas, porque seus intestinos terão mais dificuldade para absorver os nutrientes. Este é um problema comum quando você para de comer alimentos sem glúten. Por isso, é comum que os médicos indiquem um suplemento para cobrir as deficiências.

Suplementos de vitaminas e minerais

No entanto, quando você segue esse tipo de dieta sem supervisão, é comum que você ignore esse requisito. As deficiências nutricionais mais comuns são de ferro e de vitamina B.

É possível que, quando a deficiência é grave, você tenha problemas para realizar suas atividades normais. A solução é ingerir alimentos de todos os tipos, para suprir os nutrientes que você não obterá por ter eliminado o glúten.

Você terá problemas de estômago e trânsito intestinal

Outro risco das dietas sem glúten é que você vai sofrer de constipação na maior parte do tempo. Isso ocorre porque os alimentos com glúten também costumam ser ricos em fibras.

Lembre-se de que a fibra ajuda a liberar o intestino de tudo que vai se acumulando. No caso de você já ter problemas com a constipação ou prisão de ventre, evite esse tipo de dieta, a menos que seja muito necessário.

Você estaria interessado em ler? 5 maneiras deliciosas de aproveitar os benefícios das sementes de chia

Caso você não possa evitá-la, lembre-se de adicionar outro tipo de alimentos ricos em fibras, tais como:

  • Nozes
  • Sementes
  • Aveia
  • Quinoa
  • Milho

Além de experimentar os sintomas incômodos da constipação, você começará a ganhar peso. Este efeito será causado pelo acúmulo de toxinas no intestino. A boa notícia é que quando você começar a consumir fibras, perderá esse peso.

Você poderia consumir altos níveis de arsênico

As pessoas que seguem dietas sem glúten geralmente incorporam o arroz como substituto. Isso porque ele é muito econômico, fácil de preparar e muito versátil. O problema é que o arroz pode conter pequenas quantidades de arsênico que, quando acumuladas, podem causar problemas cardíacos.

Arroz integral

Quando você é intolerante ao glúten, o médico geralmente dá recomendações sobre quais alimentos incluir e em quais quantidades. Se você seguir essa dieta desnecessariamente, pode excedê-las sem saber. Se você não tem outra escolha, lembre-se de incluir uma grande variedade de grãos integrais em sua dieta.

O arroz deverá ser apenas uma parte, mas não a maior, da sua dieta.

Não perca: 5 dicas para melhorar sua rotina para queimar gordura abdominal

Seu bolso pode sofrer

As dietas sem glúten exigem um grande investimento. Embora existam muitos produtos sem glúten, a grande maioria custa muito mais do que as versões comuns.

Isso porque esse tipo de comida requer mais pesquisa e investimento. Lembre-se de que esses produtos fazem parte de um tratamento médico, por isso não serão particularmente baratos.

Dieta sem glúten

A melhor opção se você quer perder peso sem afetar seu bolso é comer alimentos naturais. Ou seja, organize seu cardápio semanal pensando em alimentos que são fáceis de comprar na estação. Depois disso, adquira esses produtos em feiras e nos mercados locais.

Você estará consumindo uma grande quantidade de alimentos processados

As dietas sem glúten geralmente são baseadas em alimentos que tiveram que passar por vários processos para eliminar o glúten. Isso resulta em vários fatores:

  • Você consumirá grandes quantidades de adoçantes. Como a comida é altamente processada, alguns alimentos perdem a capacidade de se manterem em boas condições. Assim, as marcas precisarão adicionar alguns conservantes.
  • Você estará adicionando muita gordura à sua dieta. Como os alimentos processados ​​perdem parte de suas propriedades, eles exigem gorduras adicionadas para restaurar a sensação de frescor. Por esta razão, seguir uma dieta sem glúten pode causar problemas cardíacos, fígado gorduroso e diabetes, entre outros.

Você está seguindo uma dieta sem glúten sem falar com seu médico? Não faça mais isso. Como você pode ver, ela apresenta vários riscos desnecessários.

Recomendados para você