Com que frequência devo praticar ioga para perder peso?

· 17 de julho de 2018
Se você não gosta de correr ou fazer exercícios cardiovasculares muito exigentes, pode tentar praticar ioga para perder peso de forma eficaz.

Aqueles que desejam atingir seu peso ideal procuram a atividade física perfeita que possa ajudar a alcançá-lo. Se você está lendo este artigo, provavelmente é uma dessas pessoas. Recomendamos que você experimente praticar ioga para perder peso caso queira fazer algo diferente. O importante é ter perseverança e disciplina para ver os resultados.

Todas as atividades físicas exigem uma dedicação diária ou semanal mínima para o corpo mudar e a pessoa começar a parecer e se sentir melhor. A ioga não é exceção, também é preciso ter perseverança e esforço. Não pense que esta disciplina é apenas para meditar e alongar os músculos; na verdade, ela também ajuda a perder peso. Mas, por quê?

Razões pelas quais a ioga pode ajudar a perder peso

Ao praticar ioga, todo o seu corpo está em constante movimento, embora o nível de esforço e demanda varie de acordo com o tipo de ioga que você realiza. Em geral, as asanas, também chamadas de posturas, ajudam a tonificar todos os músculos.

Quando os músculos são tonificados, o consumo de energia aumenta, o trabalho é localizado em áreas do corpo que têm mais gordura para ajudar a eliminá-la, e o organismo libera toxinas. Com a prática da ioga também conseguimos melhorar a digestão, portanto, evitamos o acúmulo de gordura.

A ioga também reduz a ansiedade e o estresse, os principais responsáveis ​​e motivadores da conhecida “compulsão alimentar”. Se você estiver sob situações de estresse e ansiedade, sentirá o impulso de usar a comida como tranquilizante.

Além disso, seus níveis de cortisol aumentarão, e esse hormônio, por sua vez, aumentará o acúmulo de gordura. Portanto, a ioga ajuda a canalizar suas energias para reduzir esses pensamentos negativos para o seu corpo e mente.

Leia também: Canalizar as emoções através da comida

Posturas da ioga para perder peso

Embora todas as posturas da ioga sejam benéficas para manter o corpo em forma, existem algumas mais eficazes do que outras. É por isso que recomendamos essas asanas para perder peso:

A cobra

Com essa postura, o corpo queima gordura mais rapidamente, principalmente na área do abdômen. Também ajuda a tonificar as coxas, glúteos, e fortalecer as costas.

Mulher praticando ioga

Guerreiro 1

Quando você executa esta asana, trabalha o equilíbrio do seu corpo e melhora a sua postura. A maior parte do trabalho é sentida nas pernas, por isso o exercício ajuda a afiná-las e fortalecê-las.

Outros músculos que são fortalecidos com essa posição são os do abdômen.

Saudação ao sol

Como você já deve saber, a saudação ao sol é a postura da ioga mais completa para combinar várias asanas que trabalham o corpo inteiro.

Desta forma, todos os músculos são tonificados.

Prancha ou kumbhakasana

A prancha é um exercício que geralmente é feito em treinos para o abdômen, mas também é uma postura da ioga.

Ajuda a eliminar a gordura no abdômen e fortalece os braços, ombros, costas, coxas e glúteos, o que faz com que este seja bastante completo.

Veja também: Os 6 exercícios abdominais que você vai gostar de fazer em casa

Com que frequência devo praticar ioga para perder peso?

A ioga deve ser praticada da mesma forma que os exercícios convencionais para perder peso.

Normalmente, você faz entre 45 minutos e uma hora de treinamento físico com exercícios cardiovasculares, exercícios abdominais, flexões, entre outros. O mesmo deve ser feito com a prática da ioga.

Recomenda-se praticar a ioga com muita disciplina, pelo menos 4 vezes por semana, em sessões de 1 hora. Você ode praticar todos os dias pelo mesmo tempo, mas deve alternar as rotinas intensas com outras mais suaves para não se cansar demais.

Existem dois tipos de ioga para perder peso mais facilmente: Ashtanga Yoga e Bikram Yoga.

  • No primeiro, as asanas são realizadas mais rapidamente e isso aumenta a transpiração.
  • Por sua vez, o Bikram Yoga costuma ser praticado em salas com uma temperatura de 40°C , o que também aumenta a transpiração e ajuda a eliminar a gordura.
Mulher fazendo ioga

Como em qualquer exercício, você notará as mudanças físicas em alguns meses. O importante é ser constante e acompanhar seu treinamento com uma dieta balanceada.

Naturalmente, a ioga irá ajudá-lo a controlar seu desejo de comer quando seu corpo não sente fome, mas você também deve fazer sua parte para ver os resultados em menos tempo. Se você comer apenas quando estiver com fome, mas não ingerir um prato nutritivo, estará sabotando a si mesmo e isso retardará o seu trabalho de perda de peso.