6 exercícios anticelulite que você pode fazer em casa

Os exercícios que tonificam as áreas da parte inferior do corpo são úteis para reduzir a celulite que surge nos glúteos, quadril e coxas. Vamos contar quais podem te ajudar e quais são os seus efeitos.

Última atualização: 01 Março, 2021

A atividade física ajuda a combater o acúmulo de gordura e líquidos no corpo, dois fatores que incidem diretamente sobre a aparência «esburacada» que surge nas pernas, chamada de celulite. Por esse motivo, muitas pessoas começam a incluir exercícios anticelulite nos seus treinos regulares.

Mas, além dos exercícios, também é verdade que outros hábitos saudáveis ​​devem ser adotados para reduzir esse problema de forma significativa, conforme detalhado em publicação na revista Offarm. Por exemplo, manter uma alimentação equilibrada e evitar o uso de salto alto são duas medidas altamente recomendadas.

Da mesma forma, manter o corpo ativo e tonificar algumas áreas suscetíveis é decisivo para a obtenção de resultados satisfatórios. Um artigo no site especializado em medicina WebMD indica que o treinamento de força, que contribui para a tonificação muscular, ajuda a alisar a pele.

Além disso, esta publicação confirma que o exercício cardiovascular permite a redução dos níveis de gordura corporal, que também afetam o aparecimento da celulite.

Opções de exercícios anticelulite que você pode fazer em casa

O melhor de tudo é que as desculpas para não praticar atividade física quase não se aplicam. Embora algumas mulheres pensem que precisam de tempo e ferramentas especiais para isso, existem várias maneiras de fazer um treino em casa sem qualquer dificuldade. Te interessa? Anime-se!

1. Pular corda

Pular corda ativa os principais grupos musculares do corpo. Portanto, a sua prática regular contribui para a tonificação.

Os exercícios cardiovasculares têm um efeito positivo na redução da incômoda «pele de casca de laranja». De fato, um estudo publicado pelo International Journal of Endocrinology and Metabolism, que tinha como objetivo avaliar a eficácia de determinados dispositivos não invasivos na perda de peso, destaca que a atividade física aeróbica é muito eficiente em termos de gasto energético.

Portanto, esse tipo de exercício é útil para eliminar a gordura e melhorar a composição corporal. Assim, uma das formas de combater essa condição é nada mais nada menos do que pular corda. Começar é muito simples:

  • Pegue uma corda que se ajuste à sua estatura e pule durante 5 a 10 minutos.
  • Certamente, você pode pular de forma intervalada, de acordo com o seu condicionamento físico.

2. Exercício anticelulite com steps

Um dos exercícios anticelulite mais benéficos é o que é feito com steps. Apesar de ser básico nos treinos para pernas e glúteos, tem efeitos cardiovasculares que ajudam a combater a gordura acumulada por causa do gasto energético anteriormente mencionado.

Além disso, esse exercício ativa a circulação e tonifica as coxas e panturrilhas. Pode ser feito da seguinte forma:

  • Fique em pé sobre um step, degrau ou banco, com os calcanhares pendurados na borda.
  • Então, levante-se na ponta dos pés com um movimento suave.
  • Suba e desça várias vezes, completando pelo menos 15 repetições.

3. Afundos

Os afundos são uma atividade que trabalha de forma especial a parte posterior da perna e os glúteos, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Journal of Sports Rehabilitation.

Portanto, também podemos incluí-lo entre os exercícios anticelulite que permitem tonificar áreas como quadris e glúteos e, assim, evitar o acúmulo de tecido adiposo. As etapas para realizá-lo são as seguintes:

  • Fique em pé com a postura reta e leve um pé para a frente e o outro para trás.
  • Apoie-se sobre o pé de trás e flexione a perna da frente até formar um ângulo reto.
  • Além disso, mantenha o peito reto e contraia os músculos abdominais.
  • Sustente a posição durante 5 segundos e volte para a posição inicial.
  • Faça 12 repetições para cada lado.

Pode te interessar: 6 posturas de yoga para tonificar glúteos e pernas

4. Elevação de glúteos

Graças à sua capacidade de tonificar a parte inferior do corpo, este interessante exercício é um grande aliado contra a celulite causada pela flacidez. Requer um pouco de resistência física e equilíbrio, mas é ótimo para reafirmar os glúteos.

  • Primeiramente, deite-se sobre um colchonete, olhando para o chão.
  • Então, apoie-se sobre os joelhos e as palmas das mãos, assegurando-se de que as mãos fiquem logo abaixo do ombro.
  • Em seguida, eleve uma das pernas e empurre com o calcanhar voltado para cima.
  • Procure sustentar a posição durante 5 segundos e volte para o chão com um movimento lento.
  • Finamente, troque de perna e faça movimentos alternados de 10 a 12 vezes.

5. Abdutores, outro exercício anticelulite recomendado

Fazer exercícios anticelulite que envolvam os abdutores ajuda a melhorar o aspecto de áreas como as coxas e os quadris. Como você sabe, esta condição de pele se concentra nesta área com frequência. Siga estes passos para executar o exercício:

  • Primeiramente, deite-se no colchonete sobre o lado direito do corpo, com as pernas estendidas, uma acima da outra.
  • Além disso, use a mão direita para dar suporte ao pescoço e coloque a outra no chão para manter o equilíbrio.
  • Então, eleve a perna esquerda em direção ao teto, com um movimento suave.
  • Sustente a posição durante 3 segundos e volte ao ponto de partida, sem tocar a perna de apoio.
  • Finalmente, faça 15 repetições para cada lado.

Leia também: 11 hábitos para firmar a pele e diminuir a celulite

6. Bicicleta deitada

Os movimentos que trabalham vários grupos musculares são ideais para tonificar as áreas onde se formam os nódulos de gordura. Por isso, a bicicleta deitada é um dos exercícios anticelulite que não devem faltar no seu treino.

Esta atividade trabalha a região abdominal e, por sua vez, estimula a circulação das pernas, assim como fazem os exercícios físicos em geral. Execute o exercício da seguinte maneira:

  • Deite-se de barriga para cima e eleve um pouco as pernas.
  • Coloque as mãos nas laterais do corpo e use as pernas para imitar o ato de pedalar em uma bicicleta.
  • Finalmente, faça 3 séries de 20 repetições.

Combine os exercícios anticelulite com bons hábitos

Para terminar, não se esqueça de complementar este treino com o consumo abundante de água e de frutas e vegetais. Sem a combinação de uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis, não é possível reduzir os efeitos incômodos da celulite.

Conforme ressaltamos no início, também é aconselhável combinar esses exercícios com exercícios aeróbicos para obter melhores resultados. A partir da combinação desses hábitos, você poderá reduzir as chances de que esse problema venha a afetar a sua pele.

Em última análise, tenha em mente que outros fatores, tais como genética e idade, também têm o seu peso. Portanto, apesar de continuar a se cuidar, não desanime se perder a firmeza nas áreas mencionadas de qualquer forma. Afinal, certos processos naturais são irreversíveis e você deve se amar do jeito que você é!

Pode interessar a você...
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
5 alternativas para combater a celulite

Para combater a celulite, primeiramente você precisa ir a um especialista. Beba muita água, iogurte, e infusão de calêndula, que ajudam a combater esta condição da pele.