6 exercícios anticelulite que pode fazer em casa

· 12 de agosto de 2018
Os exercícios que tonificam as áreas da parte inferior do corpo são perfeitos para reduzir a celulite que se forma nos glúteos, quadril e coxas.

Muitas pessoas começaram a incluir exercícios anticelulite em suas rotinas de treinamento regular. Isso se deve ao fato de a atividade física ajudar a combater o acúmulo de gordura e líquidos, fatores que incidem de forma direta nesse aspecto “escavado”.

É verdade que devemos adotar outros hábitos saudáveis para reduzir de forma notável este problema. No entanto, manter o corpo ativo e tonificar algumas áreas suscetíveis é determinante na hora de obter resultados satisfatórios. 

O melhor de tudo é que as desculpas para os colocar em prática estão ficando no passado. Ainda que alguns pensem que precisam de tempo e ferramentas especiais para fazê-lo, existem várias maneiras de seguir uma rotina em casa sem nenhuma dificuldade. Está interessado? Anime-se!

1. Pular corda

Exercícios anticelulite: pular corda

Os exercícios cardiovasculares têm um efeito positivo na redução da incômoda pele de laranja. Logo, uma das maneiras de combater esta condição é nada mais nada menos do que pular corda. Esta atividade melhora a circulação sanguínea e linfática, ajudando a remover as toxinas do corpo.

Leia também: 5 alternativas para combater a celulite

Como fazer?

  • Pegue uma corda que se ajuste a sua estatura e pule durante 5 a 10 minutos.
  • É claro que você pode saltar por intervalos, de acordo com sua condição física.
  • Faça-o pelo menos 3 vezes por semana.

2. Exercício de steps

Um dos exercícios anticelulite mais benéficos são os steps. Apesar de ser básico nas rotinas para pernas e glúteos, tem efeitos cardiovasculares que ajudam a combater a gordura acumulada. Além disso, ativam a circulação e tonificam as coxas e panturrilhas.

Como fazer?

  • Pare sobre um step, degrau ou banco, com os calcanhares pendurados na borda.
  • Em seguida, levante-se na ponta dos pés com um movimento suave.
  • Suba e desça em várias seções, completando pelo menos 15 repetições.

3. Avanço

Exercícios anticelulite: avanço

A pernada é uma atividade que trabalha de forma especial a parte posterior da perna e os quadríceps das coxas. Da mesma forma, é um dos exercícios anticelulite que permitem “alisar” a pele em áreas como os quadris e os glúteos.

Como fazer?

  • Pare com a postura reta e coloque um pé para frente e outro para trás.
  • Apoie-se sobre o pé detrás e dobre a perna da frente até formas um ângulo reto.
  • Mantenha o peito reto e contraia os músculos abdominais.
  • Sustente 5 segundos e volte para a posição inicial.
  • Realize 12 repetições para cada lado.

4. Levantamento de glúteo

Graças a sua capacidade de tonificar a zona inferior do corpo, este interessante exercício é um grande aliado contra a celulite causada pela flacidez. Requer um pouco de resistências física e equilíbrio, mas é perfeito para reafirmar os glúteos.

Como fazer?

  • Deite sobre um colchonete, olhando para o chão.
  • Apoie-se sobre os joelhos e as palmas das mãos (de quatro), assegurando-se de deixar a mão abaixo do ombro.
  • Em seguida, eleve uma das pernas e faça força de empuxo com o calcanhar olhando para cima.
  • Procure sustentar 5 segundos e volte para o chão com um movimento lento.
  • Mude a perna e faça movimentos alternos umas 10 a 12 vezes.

5. Abdutores

Exercícios anticelulite: abdutores

Fazer exercícios anticelulite com abdutores ajuda a melhorar o aspecto de áreas como as coxas e os quadris. Como você sabe, a pele de laranja se concentra com frequência nestas zonas. Cabe destacar que, além disso, esta atividade relaxa as pernas e evita as varizes.

Confira também esses Exercícios para aumentar os músculos das pernas

Como fazer?

  • Deite no colchonete sobre o lado direito do corpo, com as pernas esticadas, uma acima da outra.
  • Use a mão direita para dar suporte ao pescoço e coloque a outra no chão para se manter em equilíbrio.
  • Em seguida, levante a perna esquerda em direção ao teto, com um movimento suave.
  • Sustente por 3 segundos e volte ao ponto de partida sem tocar a perna de apoio.
  • Faça 15 repetições para cada lado.

6. Bicicleta deitada

Os movimentos que trabalham vários grupos musculares são ideais para tonificar as zonas onde se formam nódulos de gordura. Por isso, a bicicleta deitada é um dos exercícios anticelulite que não devem faltar na hora de fazer sua rotina.

Esta atividade trabalha a região abdominal e, por sua vez, estimula a circulação das pernas. Além disso, recomenda-se para tratar dores lombares e aumentar o equilíbrio.

O que fazer?

  • Deite-se de barriga para cima e levante um pouco as pernas.
  • Coloque as mãos nos lados do corpo e imite com as pernas o pedalar em uma bicicleta.
  • Realize 3 séries de 20 repetições.

Para terminar, não se esqueça de complementar esta rotina com o consumo abundante de água e frutas e vegetais. A combinação destes hábitos é a melhor maneira de reduzir ao máximo este aspecto indesejado que aparece na pele.