11 hábitos para firmar a pele e diminuir a celulite

12 Março, 2020
Quando o verão e as altas temperaturas chegam, os efeitos da celulite ficam mais visíveis. Mas devemos nos lembrar de que a celulite não é apenas um problema estético, é também um problema de saúde. Como evitá-la?

Diminuir a celulite é uma das tarefas mais complicadas à medida que os anos passam. Durante o inverno, ela passa despercebida, mas a ansiedade para combatê-la cresce à medida que o verão se aproxima e a pele fica mais exposta.

Alguns hábitos saudáveis, que devem ser mantidos durante todo o ano, são uma grande ajuda para firmar a pele e usar o biquíni sem preocupação. O primeiro passo é saber bem o que é a celulite e como ela afeta a saúde.

O que é a celulite?

O acúmulo de tecido adiposo na forma de gordura na área subcutânea das coxas, glúteos, abdômen, antebraços e pernas é chamado de celulite. Essa gordura cria nódulos que causam irregularidades semelhantes a “furinhos”, com uma aparência de “casca de laranja”.

A diminuição da celulite não é apenas uma finalidade estética. Ela afeta a saúde porque impede a circulação adequada do sangue nas pernas, favorece o aparecimento de varizes e de patologias linfáticas, mais profundas e difíceis de tratar. Por isso, é importante adotar novos hábitos.

Celulite na perna
Os alimentos desempenham um papel essencial na prevenção e redução da celulite.

Os 11 hábitos que ajudam a firmar a pele e diminuir a celulite

Alimentação

  • Dieta variada e equilibrada: embora a celulite afete 98% das mulheres, a manutenção de uma dieta equilibrada reduz as chances de você vir a sofrer com a celulite e ajuda a firmar a pele.
  • É necessário evitar completamente os refrigerantes, fast food e doces industrializados, pois estes favorecem a retenção de líquidos e o excesso de peso. Em vez disso, opte por alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e colágeno.
  • A ingestão excessiva de sal causa retenção de líquidos. Reduzir o consumo de sal é difícil, pois quase tudo o contém. Uma boa ideia é temperar os alimentos com especiarias, reduzindo gradualmente o sal adicionado. Bastam cinco miligramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá.

Você pode se interessar: 5 alternativas para combater a celulite

Água e exercício físico

  • Beba muita água: ela ajuda a drenar o corpo e melhora a função celular. A ingestão recomendada de água é de dois litros por dia, o que pode ser difícil para algumas pessoas. Uma boa maneira de conseguir manter este hábito é beber um copo de água por hora, além de adicionar suco de limão ou laranja para torná-la mais saborosa.
  • Faça exercícios físicos: não é necessário se inscrever na melhor academia para combater a celulite. Basta caminhar, algo que está disponível para todos e ajuda a firmar a pele das pernas. Deixar o elevador de lado e usar as escadas é uma ótima opção. Na academia, você pode fazer atividades cardiovasculares e aeróbicas.
  • Automassagem: a massagem nas áreas onde a celulite aparece com mais frequência favorece a circulação e a drenagem linfática. No chuveiro, você pode usar uma luva massageadora de crina de cavalo para escovar a pele e remover células mortas. É bom terminar o banho com um jato de água fria nas pernas.
  • Evite roupas apertadas: elas fazem com que o sangue circule com dificuldade, favorecendo o aparecimento da celulite.

Sono e estresse

Sono de qualidade
O sono desempenha um papel essencial na nossa saúde, incluindo a saúde da pele.
  • Durma bem: dormir oito horas por noite fortalece a saúde geral do corpo e a da pele em particular. A privação de sono aumenta muito o acúmulo de gordura, favorecendo o aparecimento da celulite. A elevação das pernas durante o repouso favorece a circulação e a eliminação de toxinas.
  • Evite o estresse: na sociedade de hoje, parece impossível relaxar e controlar as emoções negativas. A pele se torna vulnerável e mais propensa a sofrer alterações nesse cenário.
  • Faça atividades saudáveis, como ioga, meditação ou similares, para alcançar o equilíbrio emocional.

Você pode gostar de ler: Cardápios anticelulite para a dieta diária

Sucos para controlar o peso e diminuir a celulite

  • Consuma sucos de frutas e vegetais: não se esqueça de encher a geladeira de abacaxi, mamão, maçã, e combiná-los em sucos com aipo, cenoura ou infusões de plantas. Desta forma, será possível purificar o corpo e evitar o acúmulo de toxinas para diminuir a celulite.
  • Manter o peso certo: o fato de ganhar e perder peso piora acentuadamente a celulite. Com isso, os tecidos perdem elasticidade e ficam mais sensíveis à flacidez e à formação de gordura.

Existem tratamentos estéticos que conseguem apagar as marcas deixadas pela celulite. No entanto, o melhor sempre será evitar o seu surgimento com esses hábitos simples para firmar a pele, tonificar os músculos e melhorar a saúde geral.

  • sld.cu/galerias. 2008. Libro de celulitis. Extraído de: http://www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/rehabilitacion-ejer/libro_de_celulitis.pdf
  • Dra. Elia Roo. Academia españolal de dermatología. 2015. Celulitis: lo último para combatirla. Extraído de: https://aedv.es/wp-content/uploads/2015/04/celulitis_lo_ultimo.pdf
  • Teresa Bonnin Sánchez. Dra. Conchita Llorens Tubau. 2017. Guía práctica de actuación desde la farmacia comunitaria. Extraído de: https://www.sefac.org/sites/default/files/2017-11/Guia_practica-celulitis.pdf