8 alimentos para obter colágeno através da dieta

7 de fevereiro de 2019
Alimentos como a gelatina e o peixe podem dar uma pequena contribuição de colágeno. Além disso, outros ingredientes da dieta que favorecem a produção dessas proteínas podem ser adicionados.

O consumo regular de alimentos para obter colágeno é muito importante tanto em questões de saúde quanto no que se refere a beleza. Embora as pessoas frequentemente associem esse componente a produtos cosméticos, existem maneiras de aumentar sua produção através dos alimentos.

Como obtê-lo através da dieta? Há vários tipos de alimentos que o contêm e outros que favorecem a sua produção. Em seguida, queremos compartilhar as melhores opções para que não duvide de adicioná-las em suas refeições diárias.

O que é o colágeno?

Colágeno em pó através da dieta

O colágeno é o elemento proteico mais abundante do corpo humano. Desempenha um papel muito importante, já que atua como uma ‘cola’ entre as células dos tecidos cartilaginosos, como aqueles que formam os músculos, articulações, pele, tendões e ossos.

Está relacionado ao envelhecimento orgânico, pois é um agente rejuvenescedor das células. Além disso, fornece força, resistência e proteção aos tecidos, evitando a deterioração prematura. Por que é importante obtê-lo com a dieta?

Apesar do fato de que o organismo o fabrica em condições normais, ao longo dos anos, reduz esta capacidade e acelera a sua deterioração. Então, se não é reposto através da dieta e suplementação, aparecem rugas sobre a pele, fraqueza óssea, problemas inflamatórios, entre outros.

Leia também: 8 alimentos para repor o colágeno da pele

Quais são os benefícios do colágeno?

Mulher que obtém colágeno através da dieta

Pelo “boom” que ele teve na indústria cosmética, a maioria das pessoas associa o colágeno ao rejuvenescimento da pele. Entretanto, além de fornecer esse benefício, essas proteínas interferem em outras funções importantes.

  • Afeta de maneira positiva na produção de energia.
  • Ativa o sistema muscular e melhora o desempenho.
  • Ele serve como um relaxante muscular e promove o descanso e a diminuição de cãibras e contraturas.
  • Estabiliza os níveis de glicose no sangue e a temperatura do corpo.
  • Influencia no estado de saúde cardiovascular, estabilizando a pressão e o colesterol.
  •  Atrasa o envelhecimento dos músculos, ossos e articulações.
  • Ajuda na fixação de cálcio nos ossos.
  • Ele melhora o processo de cicatrização da pele.
  • Evita a deterioração prematura da cartilagem e ligamentos.

Os melhores alimentos para obter o colágeno

A lista de alimentos para obter colágeno é caracterizada pelo seu alto valor nutricional. Apesar de alguns concentrarem uma boa quantidade destas proteínas, outros fornecem nutrientes como a vitamina C e o magnésio, que são essenciais para a sua produção no corpo.

1. Carnes

Carnes são alimentos para obter colágeno através da dieta

As carnes são alimentos para obter o colágeno e outras variedades de proteínas. Porém, seu consumo deve ser moderado, já que contêm colesterol e gorduras saturadas. A fim de manter o conceito da dieta saudável seria bom escolher as carnes magras: galinha, peru, porco, etc.

Pode te interessar ler também: 4 alimentos que favorecem a produção de colágeno

2. Peixes

Embora a porcentagem do colágeno dos peixes seja inferior à das carnes, são um alimento mais recomendado para a sua obtenção. Isto principalmente por seu teor de ômega 3, um ácido graxo saudável que diminui a inflamação e oferece elasticidade e firmeza.

3. Gelatina

A gelatina é um dos alimentos para obter colágeno através da dieta

É um dos melhores alimentos para obter colágeno, uma vez que é composta principalmente por esta proteína. Além disso, é muito pobre em calorias e contém compostos antioxidantes que ajudam a proteger as células e tecidos contra a deterioração do envelhecimento.

4. Frutas cítricas

As frutas cítricas são uma importante fonte de vitamina C, um nutriente essencial no processo químico que ajuda a produzir colágeno no corpo. Então, coma laranja, kiwi, limão ou qualquer outra variedade pode melhorar a formação destas proteínas.

5. Abacaxi

Esta deliciosa fruta tropical contém alguns elementos conhecidos como AHA, uma série de ácidos, tais como o cítrico e glicólico, que exercem um efeito rejuvenescedor. Sua assimilação adequada ajuda a formar colágeno e favorece a eliminação de células mortas.

6. Soja e seus derivados

A soja e seus derivados (tofu, iogurte, soja, sopas, etc.) contêm uma substância química conhecida como genisteína. Este elemento aumenta a produção de colágeno e ajuda a manter os tecidos saudáveis.

7. Frutos secos

Frutos secos são alimentos para obter colágeno através da dieta

Devido ao seu teor de magnésio e ácidos gordos ômega 3, os frutos secos são alimentos para obter o colágeno que não devem faltar na dieta. Devido às suas propriedades, apoiam a formação destas proteínas e previnem a deterioração nos tecidos.

8. Vegetais de folhas verdes

O espinafre, acelga, couve e qualquer variedade de vegetal verde podem melhorar a produção e conservação de colágeno. São caracterizadas por seu significativo teor de luteína e magnésio, dois elementos essenciais para a saúde da pele, ossos e articulações.

Em conclusão, você já consome alimentos para obter colágeno? Lembre-se de que você deve incorporá-los em seus pratos regularmente. Além disso, você deve evitar maus hábitos como o consumo de açúcar e tabaco, que podem acelerar a destruição deste elemento.