Qual a melhor água mineral?

12 de fevereiro de 2020
Para escolher a melhor água mineral, devemos levar em consideração nossas características pessoais e escolher aquela que se adapta às nossas necessidades e que não seja prejudicial para nós.

A melhor água mineral para beber é aquela cuja mineralização é fraca. Segundo os especialistas, a água deve conter poucos minerais e sais para sua ingestão. No entanto, é importante saber que existem vários tipos de água mineral.

O corpo humano é constituído em 70% por água. Beber água é vital para manter o corpo hidratado e funcionando. A desidratação severa pode trazer consequências para o corpo e para o cérebro.

Variações no consumo de água

Pessoa se servindo água

Nas mulheres, o consumo de água deve estar entre 2 e 2,5 litros por dia. Já nos homens, deve ser de 3 litros ou mais. As crianças consomem água de acordo com a idade. Aos 10 anos, elas devem beber 1,5 litros por dia.

Para a melhor absorção de nutrientes, a água mineral deve ser consumida tépida, à temperatura ambiente. Água muito fria pode causar irritação no estômago.

Além disso, não deve ser substituída por outros tipos de bebidas.

Não sabia? 4 razões para beber água morna ao invés de gelada

Conceitos de água mineral

Água mineral

A água mineral é todo tipo de água engarrafada. No entanto, existem 3 definições básicas. Estas denominações estão enquadradas na legislação espanhola:

  • Água mineral natural. É a água que provém de depósitos naturais, microbiologicamente saudáveis. Não foi submetida a nenhum tratamento de purificação. Pelo contrário, é engarrafada tal como é extraída.
  • Água de nascente. É de origem subterrânea. Geralmente surge espontaneamente na superfície. Seu consumo pode ser imediato sem a necessidade de tratamentos.
  • Água tratadaSão águas que possuem algum tipo de intervenção química para consumo humano. Como elas vêm de qualquer fonte, são submetidas a tratamento para alcançar as condições sanitárias apropriadas.
  • Água com gás. Tem uma alta concentração de dióxido de carbono de forma natural ou induzida.

Tipos de água mineral engarrafada

Garrafas

No mercado existem várias marcas de água mineral. Cada uma identifica em seu rótulo a quantidade de minerais que possui. Confira os diferentes tipos:

  • Água mineral fraca. Este tipo de água tem baixos níveis de magnésio e cálcio. É recomendada para lactentes e doentes com problemas renais. Devido à sua baixa mineralização, o corpo processa os sais mais facilmente.
  • Água mineral forte. Água mineral forte possui resíduos de cálcio e magnésio. Isso faz com que ela tenha uma alta concentração de sais. Está contra-indicada para pessoas com deficiência renal.
  • Água com baixo teor de sódio. Conhecido como hipossódio diurético, este tipo de água é mais recomendado para pessoas com problemas renais e hipertensão. Também favorece pacientes com problemas cardíacos ou retenção de líquidos.
  • Água bicarbonada. Comumente chamada de água gasificada ou gasosa. Esta água tem uma alta concentração de bicarbonato. Favorece a digestão devido ao seu efeito de efervescência. Também alivia a acidez.
  • Água com alto teor de sódio. Ou água de sódio. Ao contrário do hipossódio diurético, esse tipo de água possui uma alta concentração de sal. É recomendada para atletas, para recuperar o corpo após competições.
  • Água sulfatada. Possui mais de 200 mg de sulfato. Embora tenha um sabor amargo, beneficia a pele devido à sua capacidade regenerativa.
  • Água Ferruginosa. Como o nome indica, são águas com alto teor de ferro. Elas são recomendadas para pessoas com anemia ou perda de ferro.
  • Águas cálcicas. São água com alto teor de cálcio. Recomendada para crianças, idosos e mulheres grávidas. Elas ajudam a reabsorção de cálcio.
  • As águas de magnésio destacam-se por suas propriedades laxantes. Elas também têm um efeito antiestresse. Elas ajudam a regeneração muscular após atividades físicas intensas.
  • Alguns especialistas concordam que as águas magnésicas diminuem o colesterol.

Por que o consumo de água mineral é importante?

Mulher bebendo a melhor água

Você quer saber mais? Então leia: 7 recomendações para diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL)

O corpo humano requer de quantidades de água para funcionar. O consumo adequado de água beneficia o coração. Isso ajuda a prevenir ataques cardíacos, contribuindo para a cicatrização das artérias.

Outra razão importante é que a água fornece oxigênio ao cérebro. O que beneficia a operação correta do mesmo e uma alta capacidade de desempenho.

Por outro lado, o consumo da melhor água mineral ativa o metabolismo. Mantém o corpo em forma, e queima gordura. Também regula o funcionamento intestinal, evitando a constipação.

Finalmente, evite a desidratação que causa fadiga e fraqueza.

Não podemos esquecer que desidratação grave pode causar danos irreversíveis nos rins. Da mesma forma, pode afetar o funcionamento de outros órgãos.