Como criar sua academia em casa

23 de abril de 2019
Para montar uma academia em casa é conveniente dedicar um espaço específico e adaptá-lo às necessidades dos exercícios que queremos realizar.

Fazer exercícios é uma maneira de gerar equilíbrio entre o corpo e a mente. Se você não tiver tempo para treinar, aqui vamos falar sobre 4 itens que você pode usar para fazer uma academia em casa.

Sua rotina diária

A base de toda mudança física é baseada em quatro pilares principais: motivação, treinamento, nutrição e descanso. A motivação é a chave para alcançar uma bom treino; esta será a base para encorajá-lo a treinar em casa.

Agora, em uma academia convencional, há vários elementos e máquinas que permitem desenvolver um ótimo treinamento. Podemos encontrar esteiras, bicicletas estacionárias, pesos ou máquinas multifuncionais, entre outros elementos.

Mas em casa você também pode construir sua própria academia, você só precisa dedicar tempo para treinar e criar um plano. A primeira coisa é estabelecer um objetivo; perder peso ou tonificar.

Você não precisa ser um atleta para fazer seu próprio treinamento físico e aumentar sua resistência. Você pode começar a fazer uma atividade cardiovascular, como correr ou andar de bicicleta. Qualquer opção escolhida será boa porque você estará proporcionando bem-estar ao seu corpo.

Fazer uma academia em casa é simples, e você pode usar diferentes objetos e elementos que você tem pela casa. Aqui apresentaremos algumas dicas para que você possa criar seu próprio espaço de ginástica e possa se exercitar todos os dias.

Anime-se, saia da rotina e treine em casa!

Elementos que você pode usar para fazer sua própria academia em casa

1. Colchonete

Elementos que você pode usar para fazer sua própria academia em casa

O colchonete é um elemento útil para treinar em casa; você pode usá-lo para praticar ioga ou realizar exercícios de tonificação. O ideal é ter um tapete confortável e antiderrapante, para evitar quedas ou ferimentos.

Com um colchonete você pode fazer flexões, abdominais e exercícios em que você precise ficar deitado. Além disso, você pode fazer exercícios para fortalecer o abdômen, costas e pernas.

É um elemento fundamental para consolidar a prática de exercícios em casa. Além disso, é importante ter como apoiar as costas no solo sem machucar. Mesmo se você estiver em casa, pode se machucar se forçar seu corpo além dos seus limites. É aqui que o colchonete é importante!

Confira também: Qual é o tempo recomendado para uma prática de ioga?

2. Escolha um espaço grande

Escolha um espaço grande

Em sua casa, você pode escolher um espaço como o quarto ou a sala, onde você não tenha tantos elementos que atrapalhem o treinamento. Se você tiver cadeiras ou mesas que atrapalhem a passagem, mude-as de lugar para poder treinar sem medo de bater nos objetos.

Sua academia em casa será o seu espaço pessoal, então, adaptá-la ao seu gosto é a melhor opção para aproveitar o treinamento.

Além disso, treinar com liberdade é a melhor maneira de realizar os exercícios. Em casa, haverá muitas distrações como a TV ou o sofá. Não pense nelas e concentre sua atenção no treinamento.

3. Halteres caseiros

Para tonificar os braços, você pode fazer seus próprios pesos caseiros, pois este instrumento será essencial para o treinamento. O levantamento de peso ajudará a fortalecer os músculos do bíceps, tríceps e peito.

Existem várias opções para você fazer seus halteres caseiros:

  • Você pode encher duas garrafas de refrigerante ou água com grãos ou areia. Isso deixará as garrafas pesadas. Depois você pode uni-las com uma vara ou barra para segurá-las.
  • Outra opção é usar duas latas e enchê-las com areia ou cimento, e uni-las com um tubo de metal. Este haltere será mais pesado, mas ajudará você a aumentar sua resistência e ter braços fortes.

Não deixe de ler: Melhore a sua condição de vida com estes exercícios

4. Banco ou cadeira

Escolha cadeiras do tamanho certo para montar sua academia em casa

Em casa temos pequenas banquetas, bancos ou cadeiras. Esse elemento será ideal para vários exercícios que precisam de suporte.

Uma opção é fazer flexões com as mãos na cadeira. Este exercício será eficaz para desenvolver os músculos dos braços.

Por outro lado, o banco também servirá como suporte para realizar passadas ou subir degraus. Este exercício é ideal para fortalecer as pernas e as panturrilhas. Seu efeito será imediato. Você só precisa levantar uma perna e depois a outra. Repita esse movimento algumas vezes.

Em conclusão, esses elementos simples ajudarão você a transformar seu espaço em uma academia caseira. Você não tem mais desculpas para não treinar e dedicar tempo ao seu corpo.