O que a sua dieta deve ter para definir o abdômen: 5 dicas

Definir o abdômen é um objetivo que não se alcança apenas com exercícios, mas também com uma alimentação adequada, dentro de um estilo de vida saudável.
O que a sua dieta deve ter para definir o abdômen: 5 dicas

Última atualização: 27 Janeiro, 2021

Você passa várias horas na academia e simplesmente não consegue o abdômen que tanto busca? O que acontece na maioria das vezes é que você se concentra tanto nos exercícios que se esquece da dieta alimentar. Portanto, a seguir vamos apresentar uma lista de coisas que sua dieta para definir o abdômen deve ter.

Lembre-se que a rotina de exercícios DEVE ser complementada com uma dieta que atenda às necessidades do seu organismo. Nesse sentido, a pior coisa que você pode fazer é consumir poucos nutrientes. Se fizer isso, seus músculos não terão chance de se desenvolver e sua saúde será prejudicada.

Pergunte ao nutricionista qual o tipo de dieta mais adequado para você e com que frequência você deve consumir os diferentes grupos de alimentos. Depois de saber quais são mais benefícios para o seu caso, você pode começar a tirar melhor proveito disso.

Sem descurar as recomendações do profissional, considere incluir os seguintes alimentos com mais frequência em sua dieta.

1. Alimentos ricos em vitamina C

A primeira das coisas que sua dieta para definir o abdômen deve ter são alimentos que ofereçam vitamina C porque ela é necessária para que seu corpo lide com o hormônio do estresse: o cortisol.

A produção desse hormônio pode ocorrer a qualquer momento do dia. Contudo, quando produzido em excesso, pode causar acúmulo de gordura no abdômen. É por isso que se diz que, quando você tende a se estressar facilmente, pode ser difícil ter um abdômen definido.

A vitamina C ajuda a definir o abdômen

Dentre os alimentos que você pode incluir estão:

  • Kiwi.
  • Abacaxi.
  • Limão.
  • Brócolis.
  • Laranja.
  • Pimentões.
  • Couve-de-bruxelas.

Além de comer esses alimentos, é recomendável aprender técnicas para administrar adequadamente o estresse. É óbvio que você sempre enfrentará situações que provocarão a liberação de cortisol, mas isso não significa que você não pode fazer nada a respeito.

Recomendamos que leia também: Técnica japonesa para eliminar o estresse

2. Ovos

Outra das coisas que sua dieta para definir o abdômen deve ter são os ovos porque eles aceleram o metabolismo e favorecem a queima de calorias.

Você pode incluir um ou dois ovos no café da manhã. A única coisa que precisará é controlar a quantidade de gordura que usar para cozinhá-los, evitando um efeito oposto ao desejado. Para evitar comer sempre a mesma coisa, você pode misturá-los com vegetais para criar pratos mais divertidos.

De acordo com um estudo recente, o consumo de ovos pode promover a perda de peso. Contudo, é necessário manter a moderação, pois o consumo excessivo de ovos (principalmente fritos) tem sido associado a um maior risco de colesterol alto, etc.

 

Frutas e proteínas ajudam a definir o abdômen

3. Banana na dieta para definir o abdômen

Um dos grandes inimigos do abdômen definido é o inchaço causado pelos gases e a retenção de líquidos. Felizmente, as bananas são ricas em potássio, um mineral que ajuda a eliminar os líquidos.

O ideal é consumir a banana junto com alimentos saudáveis e nutritivos, como oleaginosas, ou alguma proteína magra, pois assim você conseguirá controlar mais sua ansiedade por comida e satisfazer seu apetite.

4. Proteína

Outra das coisas que sua dieta deve ter são as proteínas magras. Pode ser carne, peixe ou peito de frango. Todos esses alimentos ajudam a construir e desenvolver a massa muscular.

Além disso, a proteína acelera o processo de queima de gordura e mantém a sensação de saciedade por mais horas. Contudo, recomendamos cozinhá-la com o mínimo de gorduras. Para isso, é aconselhável cozinhar a carne na grelha, em vez de fritá-la.

As proteínas ajudam a definir o abdômen

5. Iogurte

O iogurte natural sem açúcar é outro dos alimentos que sua dieta para definir o abdômen deve ter. Isso porque tem baixo teor de gordura e, ao mesmo tempo, é uma das melhores fontes de proteína. Ele contém probióticos, bactérias que favorecem a digestão e combatem os gases e a inflamação.

Ao escolher seu iogurte, verifique apenas se ele não contém açúcar e outros produtos químicos. Um iogurte de qualidade não tem adições desnecessárias. Por esse motivo, as melhores versões geralmente são iogurte grego ou iogurte natural.

Dúvidas? Consulte seu médico de confiança

A combinação perfeita para desfrutar de uma boa saúde e ao mesmo tempo atingir objetivos como definir o abdômen é alimentar-se corretamente e fazer exercícios diariamente.

Se você tiver dúvidas sobre como levar um estilo de vida saudável, consulte seu médico. O profissional poderá solucionar todas as suas dúvidas e dizer o que é melhor para você e por quê.



  • Base de Datos Española de Composición de Alimentos. [Internet]. Disponible en: http://bedca.net/bdpub/
  • Medicina-Deportiva. [Internet]. ¿Cómo se efectúa la valoración nutricional en el deportista? Disponible en: http://www.medicina-deportiva.net/pdf/NUTRICION.pdf
  • Palacios Gil-Antuñano, N., Montalvo Zenarruzabeitia, Z. and Ribas Camacho, A. Alimentación, nutrición e hidratación en el deporte. Consejo Superior de Deportes. 2009
  • Peters, E.M., Anderson, R., Nieman, D.C., Fickl, H. and Jogessar, V. Vitamin C supplementation attenuates the increases in circulating cortisol, adrenaline and anti-inflammatory polypeptides following ultramarathon running. 2001; 22(7): 537-543.
  • Vander Wal, J.S., Gupta, A., Khosla, P. and Dhurandhar, N.V. Egg breakfast enhances weight loss. 2008; 32(10): 1545-1551.