Ganhar peso é possível com a dieta hipercalórica

· 17 de outubro de 2018
Para quem tem um metabolismo acelerado não é fácil chegar ao peso ideal de forma saudável. Aqui mostramos algumas dicas para fazê-lo com sucesso e de forma saudável.

Quando escutamos falar sobre dietas e problemas de peso, imediatamente pensamos em emagrecer, mas também há aqueles que precisam exatamente o contrário, ou seja, ganhar quilos. Pode-se pensar que atingir esse objetivo é fácil, mas nem sempre basta com comer mais. Saiba como ter sucesso no ganho de peso!

A realidade é muito diferente. Quem tem um metabolismo acelerado não acha fácil chegar ao peso ideal de forma saudável. Se essa for a sua situação, siga lendo. Mostraremos algumas dicas para aumentar seu peso com sucesso e de forma saudável.

O que é a dieta hipercalórica?

As dietas hipercalóricas seguem um plano projetado para aumentar a quantidade de energia ou calorias que se consome. A chave está no fato destas calorias serem saudáveis e com nutrientes para evitar o acúmulo de gordura.

Esta dieta nada tem a ver com comer de forma indiscriminada e sem focar na qualidade dos alimentos. Pelo contrário, busca ganhar peso nutrindo o corpo e cuidando da saúde.

Evite os alimentos baixos em calorias para ganhar peso

O primeiro passo para aumentar o peso corretamente é evitar todos aqueles produtos que são leves em calorias. Isso implica em evitar os produtos com rótulos de “baixos em gordura”, “light”, “leves”, etc.

Em seu lugar, inclua alimentos de calorias completas, mas saudáveis, como os óleos naturais, frutas e cereais integrais de boa qualidade. Uma boa ideia é incluir sobremesas ricas em nutrientes, mas preparadas com ingredientes naturais.

Por exemplo, ao invés de preparar uma gelatina “light”, prepare em casa uma gelatina com iogurte e frutas naturais. Desta forma, pense em mudanças saudáveis e fáceis de adaptar à dieta.

Não perca o artigo: Você sabia que os refrigerantes light aumentam nossa gordura abdominal?

Não fique muitas horas sem comer

Alimentar-se de forma sadável, também ajuda a ganhar peso

Um erro comum de quem deseja ter uns quilos a mais, é não comer por muitas horas. Saiba que seu corpo requer energia constante para funcionar da forma adequada. Quando você não come por várias horas, seu organismo fica privado de energia e começa a queimar as reservas, usualmente o músculo.

A melhor forma de evitá-lo, é consumindo calorias complexas e alimentos que favorecem a criação de massa muscular. Com relação a tempos, deve se assegurar comer a cada 3 a 5 horas.

Crie um horário de refeições e mantenha-o

A recomendação básica para ganhar peso seria buscar a assessoria de um nutricionista. Este especialista pode criar um plano alimentar baseado em seus gostos, necessidades e atividades.

Seja com a ajuda de um profissional ou sem ela, deve seguir seus horários e quantidades ao pé da letra.

Escolha alimentos que sejam ricos em calorias em baixas quantidades

Sementes ajudam a ganhar peso

Outra chave da dieta hipercalórica é incluir frequentemente alimentos que trazem muitas calorias em pequenas quantidades. Estas calorias devem vir acompanhadas de micronutrientes para manter sua saúde.

As nozes e sementes são uma boa opção, pois em porções pequenas de 5 a 10 peças pode-se obter de 100 a 200 calorias. Entre as opções que se pode consumir estão as sementes de girassol, sementes de abóbora, nozes, pinhão, etc.

Outra boa opção são os cremes derivados de sementes, como o de amendoim ou avelã. Estes são perfeitos para acompanhar sua fruta ou untadas em pão integral no café da manhã. No momento de comprá-las, assegure-se de verificar os rótulos para evitar aquelas versões que contêm sódio e adoçantes. Quanto mais naturais… melhor.

A última das opções que entra nesta categoria são os frutos secos. Além de serem deliciosos e ajudarem a ganhar peso, funcionam perfeitamente substituindo doces. Em suas vitaminas pode adicionar tâmaras para trazer sabor doce sem açúcares processados. As passas e as ameixas trarão um toque extra às gelatinas e aos cereais.

Confira os 10 benefícios importantes que as sementes de chia oferecem

Coma algo leve antes de dormir

Regularmente escutamos que não se deve comer antes de dormir para evitar o excesso de peso. Em uma dieta hipercalórica recomendamos justamente isso. Aproximadamente uma hora antes de dormir, é recomendado comer algum alimento que favoreça a construção de massa muscular.

Pode ser uma salada que misture massa integral com vegetais ou uma fatia de pão integral com creme de amendoim.